6.4.09

COMO SE PERDE A RAZÃO


«Chegou a hora de zurzir com força nessa escumalha que usa a pena e a língua venenosa para o enxovalhar, nosso querido e amado grande líder.»

António Ribeiro Ferreira, Correio da Manhã

«Uma das regras da democracia consiste em que ‘quem vai à guerra dá e leva’. José Sócrates pode ter de si a melhor das opiniões e considerar que são injustas muitas das críticas que lhe fazem – e até pensar que muitas delas relevam de má-fé. Mas, mesmo sendo injustas (se for o caso), essas opiniões não são criminalizáveis. Os grandes estadistas passam sobre essas coisas com superioridade. Sabem que o poder tem um preço. Que têm de resistir à vontade de usar todo o poder de que dispõem, legal ou ilegalmente – precisamente porque devem reservar espaço para o contra-ataque, ou então não há jogo, outra das essências da democracia: a tolerância. Há muitos romances sobre o assunto, e nem todos são de espionagem. A maior parte fala da solidão do poder ou de como se perde a razão.»

Francisco José Viegas, idem

7 comentários:

Anónimo disse...

Está a formar-se uma onda e é bem capaz de acabar a rastejar, como aliás preconizou na entrevista à RTP, sobre a licenciatura.

Ritinha disse...

«...de como se perde a razão.»

Não é o caso.
O nosso querido e amado grande líder já a tinha perdido antes.
Se alguma vez a teve.

Manuel Brás disse...

Em conta deve ter
para revelar superioridade,
o exercício do poder
exige outra moralidade.

Seja por solidão,
seja por irracionalidade,
o direito à devassidão
premeia a imbecilidade!

O mexilhão atento
desta lamentável ocorrência,
demonstra o seu desalento
perante a pesporrência!

garganta funda.... disse...

Estão a preparar uma "central de informações" entre o fisco, tribunais e banca (!) para controlarem os cidadãos e todos os "arautos" da liberdade e dos direitos de cidadania estão quietos e calados.

Qualquer dia vão colocar chips na testa e ninguém vai protestar!

Isto só prova que os três cancros da sociedade portuguesa estão de braço dado para explorarem e chantagearem mais o pobre cidadão indefeso.

Entretanto as oposições continuam a desenvolver os seus animados jogos florais.

Anónimo disse...

difamar outros cidadãos é crime, basicamente é o que se faz contra o nosso PM, tristes quem o faz, mau para Portugal é isso acontecer, sejam jornalistas, não mecenas de alguém.....

Anónimo disse...

o problema do socrates é que pensa que sai sempre impune: caso da cova da beira, residuos urbanos em que terá recebido 750.000,00 e em que foi absolvido!!!, o caso da licenciatura!!! e outros mais que estão escondidos e agora o freeport, é um anjo com fama de corrupto há longos anos, dava um bom filme. quanto a compará-lo com salazar, este último ao pé de socrates seria um anjo, o senhor sócrates noutros tempos, seria cem vezes pior, ele bem tenta o tempo volta para trás, mas por enquanto ainda lhe fazem frente, mas atenção aos seus seguidores cegos, tipo heil hitler, que estão a ser colocados no aparelho de estado, o perigo está à espreita, tenho mais medo deste ps que do pc ou cds po psd. são uma caricatura do nacional nacionalismo. já agora os advogados são pagos do bolso dele ou do bolso dos estado, logo dos contribuintes? é que eles confundem as coisas, vejam a fátima felgueiras

ASG disse...

para Anónimo das 5.12 PM:
Com tanta pena do PM podias ter usado uma identidade em vez do anonimato. Com tanta fidelidade, não corres risco de ser processado. Entretanto, poderias ir frequentar as 'Novas Oportunidades', para aprenderes a escrever...