O presidente Eanes esteve no Instituto de Defesa Nacional onde, à semelhança do que já tinha acontecido com Soares e Sampaio, proferiu uma conferência sobre "o tempo que passa". Cada vez que os dois ex-presidentes socialistas aparecem (sobretudo o "astro" eterno da RTP) os microfones correm imediatamente atrás deles. Eanes, por natureza, é mais discreto e não tem lobbies nem papagaios babados nas redacções para o incensar. Para Eanes, «só conhecendo a verdade se pode fortalecer a opinião pública e acabar com um clima de medo», um «medo do presente, do futuro, pelos filhos, pela sorte dos pais, pelo emprego e medo dos poderes políticos.» Defendeu que, durante a campanha eleitoral de 2009, «se evite o folclore partidário habitual e se aproveite para consciencializar os portugueses da situação de impossível manutenção em que nos encontramos e que não se entre num jogo de atribuição de culpas.» E preconizou (e bem) o reforço dos poderes presidenciais, sem prejuízo da "coordenação" institucional com os diversos governos. Também fará parte da "campanha negra"?
Adenda: «Brilhante entrevista do antigo bastonário da Ordem dos Advogados, António Pires de Lima, a Ana Lourenço. Um senhor! O que ele disse sobre a ameaça das escutas em Portugal, neste momento, é de arrepiar. Estamos mais vigiados do que imaginamos. Ainda se lembram que o director do SIS é da terra de Armando Vara? Compreendo muito bem que o general Ramalho Eanes fale de medo.» (do leitor Pombal)
Adenda: «Brilhante entrevista do antigo bastonário da Ordem dos Advogados, António Pires de Lima, a Ana Lourenço. Um senhor! O que ele disse sobre a ameaça das escutas em Portugal, neste momento, é de arrepiar. Estamos mais vigiados do que imaginamos. Ainda se lembram que o director do SIS é da terra de Armando Vara? Compreendo muito bem que o general Ramalho Eanes fale de medo.» (do leitor Pombal)
12 comentários:
O general Eanes é mais uma personalidade credível a denunciar o clima de medo que se vive presentemente em Portugal. Os magistrados estão ameaçados, os jornalistas estão ameaçados (menos o Marcelino, o Leite Pereira, o Ricardo Costa, o Teixeira da SIC e... a Fátima Campos Ferreira), os empresários desalinhados estão ameaçados, os autarcas de partidos da oposição estão ameaçados, os professores estão ameaçados e por aí fora. Ameaça quem tem receio do povo, porque está desmascarado com tanta trafulhice. Bravo, general Eanes! A si não lhe metem medo e ainda bem.
Claro que Eanes também faz parte da campanha negra!
Juntamente com Santana Lopes, Durão Barroso, M. Ferreira Leite, Pacheco Pereira, a Igreja Católica, o Movimento Homofóbico, os Judeus, e ainda todos aqueles que apoiam activamente o Obama.
Ainda não 'atingi' essa 'coisa' da «campanha negra»; essa campanha não será, por acaso, a do Obama?
Quanto à atenção do General sobre esse 'horribilis' movimento, é coisa de tão somenos importância, como algumas das geniais obras imaginárias, cujo autor é bem conhecido.
No entanto, tem o seu mérito reconhecido no 'caso' magalhães, no 'tratado' de Lisboa, etc., e noutras 'obras maiores do que o país'.
Ainda há pouco, aconselhava os líderes europeus ... como é possível?
O ex-Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Pires de Lima, em entrevista à SIC-Notícias, disse acerca do Sócrates o que Maomé não disse do toucinho.
O Dr.Pires de Lima disse que o indíviduo não tem credibilidade e é um aspirante a ditador.
Mais disse que a ditadura actual é ainda mais nefasta e nefanda que a "longa noite fascista".
Brilhante entrevista do antigo bastonário da Ordem dos Advogados, António Pires de Lima, a Ana Lourenço. Um senhor! O que ele disse sobre a ameaça das escutas em Portugal, neste momento, é de arrepiar. Estamos mais vigiados do que imaginamos. Ainda se lembram que o director do SIS é da terra de Armando Vara? Compreendo muito bem que o general Ramalho Eanes fale de medo.
Brilhante e corajosa a entreviste de Pires de Lima.
Sem Papas na lingua.
Sobre o Freeport disse o óbvio que nenhum dos nossos eminentes comentaristas ousam dizer:
QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.
O que qualquer pessoa faria era tornar públicas as suas contas bancárias. Explicar, muito bem, ao país como pagou as suas casas.
Tudo terminaria aqui.
Será que teme alguma coisa??????????
A pergunta é legitima e não se insere numa campanha negra nem numa CABALA.
ARTUR Araújo
Creio bem que o antigo PR, ao falar de medo, se referia a um conceito mais alargado e sociológico de medo social pela vida e pelo futuro, do que este que anda agora por aí - político.
De qualquer modo e a par disso, ouvi-lhe e sublinho, a sua referência ao termo "austeridade".
A austeridade devida ao país que somos, dita por alguém que a pratica desde sempre.
Nos antípodas da teoria e da prática da classe de indigentes mentais que mais espertos do que a massa dos eleitores, se apoderaram do aparelho do Estado dito democrático.
Bem representados no bloco central e adjacentes.
Particularmente presentes ainda no actual PS.
No PSD, parece haver uma senhora a tentar remar contra a maré. Duvido que com sucesso.
JB
meus caros, não há, de facto, nesga por onde a solução para este velho e cansado país possa sair, de entre os actuais PS e PSD. O CDS não é para aqui chamado, o PCP ligeiramente e o BE não sabe o que é uma nesga. A solução está nalguma coisa semelhante a um "pontapé na porta" que pode ser dado por alguém como Manuel Alegre, desde que tenha coragem para correr com esta malta toda, assumir-se mais pragmático e menos "poeta", porque, mesmo que não consiga uma solução imediata para o país, conseguirá, querendo-o, livrar a malta de que sejam estes tipos do PSD e do PS a estar sempre na linha da frente das possibilidades. É preciso mudar o paradigma, o paradigma são as pessoas e estas pessoas não prestam! É urgente atirar estes fulanos para fora do leque das possibilidades. E há um punhado de homens em Portugal que o pode fazer. Basta querer, basta que neles se aloje a urgência do altruísmo! Mas já temos tão pouco tempo, já resta tão pouco espaço para evitar a parte de baixo do lodaçal!
RIBO
Concordo com essencial excepto com a alegação de que Eanes não tem lobbyes - não?
E a sua querida Opus o que é?
CAA
o senhor joao esta doente hoje nao publica nada?
Ou aconteceu-lh o mesmo que a S Paulo a caminho de Damasco, e o joao ganhou uma fe pelo socrates e resolveu abster-se de o continuar a criticar
Diogo Torralva
Hum-hum. Bem me parecia que a gente vivia num fime do 007 y não em Portugal.
As Bond-girls serão quem, então? A MFL n pode ser, n é? É!
O Mário Crespo tem vindo a subir na minha consideração.
Mas este não é um artigo verdadeiramente “Democrático”.
É excessivamente elitista: para muita gente, poderá até ser entendido como “quase a armar ao intelectual”! e ter efeitos perversos…– senão, vejamos:
Para o entender plenamente, há que saber:
- Quem é (ou foi) o citado Klaus Barbie ?
- Quem é (ou foi) o citado Dreyfus?
Na memória corrente da maioria dos portugueses, não há qualquer relação entre estes dois nomes e algum clube ou selecção de futebol: nem que se saiba, com nenhum agente relacionado com os mesmos ou ainda nenhum “barão” do petróleo ou da droga que tenha esse nome e que tenha adquirido recentemente um clube de futebol. Ainda se fosse o Abrahamovitz!
Mais ainda: totalmente desconhecidos que são os ditos nomes, não se imagina sequer em que épocas terão jogado os fulanos e quanto aufeririam então por mês, pois isso é que interessa: logo, estão obvia e irremediavelmente classificados como… ilustres desconhecidos.
E por isso, o Mário Crespo, ao citar esses nomes, está obviamente a armar ao intelectual.
Pois o “Zé Povinho” (e aqui citando ipsis verbis o Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa), que é assim que se refere a nós todos nos seus discursos de Domingo à noite,
Pensa assim:
… -“Se o gajo (Crespo) falasse ou escrevesse antes sobre coisas ou pessoas conhecidas, a gente ainda entendia, não era?
Afinal em que clube é que jogam ou jogaram estes tipos, olha o camandro!!!
Já os outros – o Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila – tenho a sensação de ter já ouvido estes nomes na equipa do Benfica, creio: acho que o Kabila foi vendido ao “BAIERNE” e Mugabe está lesionado – espera lá, não, esse não, o lesionado é o Mantorras –mas adiante, tenho a certeza que o Chaves é Espanhol e até quem foi que marcou o golo que deu o campeonato da Europa a Espanha, o outro acho que está emprestado à “JUBENTUS” – mas ao menos esses, sei bem que os gajos são futebolistas.
Mas ou outros …
Ou… espera lá: se calhar eu fui desatento na leitura: se calhar ele não está a falar de Futebol!
Será que o tal Klaus foi o inventor das Barbies? … olha só …
E se foi assim, em que é que isso pode ter relação com o Freeport? …
….hummmmmm……
Querem ver …. Espera !… Querem ver que o Sócrates andou foi metido com uma gaija loira … ?
… se calhar foi mesmo isso: meteram-lhe uma “barbie” debaixo e … ele despachou favoravelmente o Freeport!
Ena Pá! Esta é boa! - (e eu a pensar que o tipo era maricas…)
Escândalo, dizem eles? Aos diabos com o Crespo e companhia! Têm é bué de inveja!
Olha o maganão do Socras!!!
Ganda Macho!! Sim Senhor. Enganou-me bem.
Merece é o meu voto – olha a ver se era eu e não fazia o mesmo!!!
…. Como é que isto não deu antes na SIC ???...”
Por esta via o Mário Crespo arrisca-se, inclusivamente, a aumentar deveras a popularidade do Sócrates.
Ninguém o mandou ser intelectual.
Enviar um comentário