7.4.04

O MELHOR DO QUE NÃO PRESTA

Já que estamos em tempo de comemorações, eu também tenho algo a comemorar. Faz precisamente hoje um ano que entreguei a minha carta de demissão de vogal do conselho directivo do Teatro de São Carlos ao ministro Pedro Roseta. Vistos a esta relativa distância, os motivos que invoquei não só se mantêm como se reforçaram entretanto. A saber: a pusilanimidade do director do Teatro, a vacuidade da tutela e a orçamentação deficiente. As duas primeiras juntaram-se na reedição do contrato do director recentemente aprovada, e a segunda, mais compostinha, só remedeia, embora a gestão(?) errática da "função pessoal" autorize aumentos de vencimentos perfeitamente localizados e claramente discriminatórios. Um mero caso de more money for the boys and for the girls.... Porém, de um ministério cuja "folha de serviços", relatada num anúncio pago nos jornais, consiste na distribuição de livrinhos aos PALOP's e na saloia Coimbra 2003, não há que esperar muito mais. Designadamente prestar atenção aos chamados pequenos detalhes que, uma vez somados, fazem a graça ou a desgraça de uma "política". O Teatro de São Carlos, entre outros, também é "política" e não apenas um conjunto de agradáveis serões e de ceias musicais, chorudamente custeados por multidões que jamais porão os pés no teatro do Chiado. Na tal carta de demissão eu defendia que o teatro precisava de parar para pensar. Continuo a ter a mesma opinião, apesar de não ter a certeza de que haja neste momento alguém capaz de o pensar devidamente. A qualidade de algumas produções não chega para temperar o abandono quase sistemático das chamadas "óperas de repertório". Como dizia o outro, é tão-sómente o melhor do que não presta.

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