20.11.11

MENOS UM

Os espanhóis acabaram, através do voto, com o derradeiro abencerragem que ainda governava na Europa em nome da "esquerda moderna". Tal coisa foi inventada nos anos 90, em Inglaterra, pelo inenarrável e rapace Blair. Teve seguidores em Portugal (Guterres e Sócrates) e em Espanha, Zapatero. Guterres, em 2002, e Zapatero, agora, não se apresentaram ao eleitorado depois do malogrado exercício. Sócrates foi o único que aceitou dar a cara, em Junho, no fim. Os socialistas europeus, com a possibilidade de François Hollande chegar ao Eliseu em 2012, devem fechar definitivamente esta página infeliz da sua história marcada pelo arrivismo, pela demagogia e pelo "plástico". Como escreveu o João Pereira Coutinho, «enquanto a economia afocinhava com uma bolha imobiliária que toda a gente via crescer e rebentar, Zapatero entretinha-se a ser ‘moderno'. Casava homossexuais; ressuscitava os fantasmas do franquismo; alimentava a fogueira autonómica dos nacionalismos; e etc. etc. Hoje, quando os espanhóis se livrarem da criatura, ficarão com um país economicamente destroçado, onde metade da população jovem não tem emprego. Mas ficarão sem Zapatero. É um começo. Aliás, se a crise servir para afastar estes comediantes da arena, nem tudo terá sido em vão.»

8 comentários:

Anónimo disse...

Curiosamente, a história do aeroporto em Espanha é igualzinha à do aeroporto de Beja, mas é apenas uma coincidência socialista, que nada tem a ver com fantasias de família. Tem mais a ver com dinheiro deitado fora, mas certos comentadores oficiosos já insistem que a culpa foi da crise.

Lura do Grilo disse...

Um justo castigo a políticos que fizeram do ressabiamento a bitola para a acção política literalmente afundada numa notável corrupção e degradação da vivência democrática. Não fosse o entorno político actual os espanhóis teriam mergulhado no projecto totalitário e violento de Azaña nos anos 30.

Anónimo disse...

Lá como cá, os socialistas devastaram, económica e moralmente, os respectivos países. Uma catátrofe!

Anónimo disse...

Depois de um grande fardo e ardua luta contra o comunismo, deverá agora a Opus-dei e outras que nem digo, finalizarem o que tem estado a acontecer: o exterminio das ideologias socialistas. É sabido que os pedreiros livres, são essencialmente ligados à rosa trabalhista...mas tambem ligada está a grande força da corrupção, do trafico de amizades, cunhas e favores.
A discrição dos filhos da viuva, de nada vale perante o secretismo e real força, que notoriamente quer e vai acabar com eles.

André Miguel disse...

Um socialismo recheado de lantejoulas ofuscantes de modernismo, puro produto de marketing, que importa parecer, aparecer, mas nunca ser, de palavras, muitas, vazias e actos inúmeros de resultados nulos, excepto o empobrecimento colectivo de quem vota alarve, só pode resultar num retumbante fracasso para os seus acólitos.
Valha-nos pelo menos a certeza de que o socialismo termina quando o dinheiro dos outros acaba.

Anónimo disse...

Eu nisto de politica e de economia não percebo nada...sou socialista.

Bmonteiro disse...

Quanto ao Beja Airport,
a asneira não é inteiramente socialista.
Que disse o PM Durão Barroso, depois de Sampaio ter desabafado: é preciso ajudar esta gente?
"Um milhão de contos para o aeroporto já"
Bloco central, tot court.

JSP disse...

Fico-me pela definição de Perez-Reverte : "un imbecil y un canalla".