24.10.11

DOS DIREITOS ADQUIRIDOS

Ouvi de manhã, na rádio pública, uma destas pessoas a dizer duas coisas interessantes. A primeira, que ninguém pode ser prejudicado na sua carreira profissional por ter estado ao serviço da nação, num cargo político. A segunda, que não tenciona abdicar de um direito adquirido. Se juntarmos as duas afirmações, dá qualquer coisa como a pátria deve continuar a servir os seus precários servidores (em democracia são todos precários) porque foi uma honra (para ela, pátria) ter tido a possibilidade de contar com os préstimos deles. Daí o "direito adquirido". Ora isto encerra uma lição. Há direitos adquiridos mais adquiridos do que outros direitos adquiridos. Bem haja tal ex-servidor da causa pública que nos recordou esta evidência.

8 comentários:

Carlos Vidal disse...

Inclino-me para António Vitorino (ou Ângelo Correia).
Não ouvi, claro, mas há marcas estilísticas inapagáveis.

observador disse...

Dantes era mais simples, com uma promoçãozinha para um cargo inoculo, público ou privado.

Mas sempre em nome da Pátria ,,,,

Bmonteiro disse...

Há pouco, fiquei curioso de saber quem era.
Logo havia de ser o meu antigo colega da Conferência de S. Vicente de Paula. Bons tempos.
Embora: que fariam os críticos de agora, se tivessem estado nos seus lugares (de ex-políticos)?
Mas: um suplemento que deve terminar totalmente em 31Dez11.
Que nunca devia sequer ter existido.
Como o devido (?) para habitação dos magistrados/juízes reformados,que deve cessar totalmente em 31Dez11.
E quem não gostar, que emigre.
Pode aplicar-se igualmente aos 'artistas' da Chefia da RTP.
Basta já.

Anónimo disse...

Eu, como pensionista, também tenho direitos adquiridos. E já por várias vezes alteraram o cálculo da pensão, ou seja: MUDARAM AS REGRAS JÁ COM O JOGO A DECORRER. Cortem, Reduzam, no que têm de reduzir - nas despesas não essenciais: missões no Kosovo, no Afeganistão, vendam os F16, os submarinos, reduzam as forças armadas ao essencial, acabem com os subsídios às fundações, encerrem institutos e observatórios que cresceram como cogumelos nos últimos anos ...

Nuno Castelo-Branco disse...

O único "direito adquirido" é aquele que 900 anos de independência formal dita: a existência do país e nada mais.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Vitalício, hoje, só como alcunha

Por Ferreira Fernandes

ÂNGELO Correia, o último dos ingénuos (e isso, claro, é elogio), interrogado sobre as pensões vitalícias dos ex-políticos e actuais gestores de empresas, quase se engasgou perante a hipótese de ficar sem aquela verba de arredondar o fim do mês (no caso dele, 2200 euros). Aquela pensão é, disse, um "direito adquirido".
Adquê?, espanto-me eu. Em Outubro de 2011, direito adquirido pertence à família de ceroula, é termo que nos é muito chegado mas que caiu em desuso.
Entre as catástrofes que nos acontecem, incluindo o fim dos direitos adquiridos, acontece-nos também termos de perder a ilusão de que os direitos adquiridos eram direitos e adquiridos.
Mesmo os funcionários públicos mais angélicos já sabem que os 13.º e 14.º meses, para o ano e para o ano a seguir, já eram (e até suspeitam o mesmo para os anos seguintes aos a seguir).
Os únicos crentes num mundo imutável parecem ser os ex-políticos gestores de topo: acreditam na pensão vitalícia. Homens de demasiada fé!
Hoje, para muitos, pode mudar-se do emprego certo para a indigência, e só não se podia, para uns poucos, mudar de pensão vitalícia, é? Pois não é. Seria se aos políticos que mandam lhes interessassem mais os políticos que mandaram do que lhes interessa continuarem a mandar.
Ontem, quando havia (ou se julgava haver) margem de manobra, podia ser-se corporativamente generoso. Infelizmente para Ângelo Correia, hoje os que mandam têm, mesmo, de parecer justos.
-
«DN» de 25 Out 11

Anónimo disse...

Direitos adquiridos? Como dizia, não sem razão, o xuxalista da PT, estamos a assistir a um PREC da direita: por este andar ainda vamos ver o estado a nacionalizar a nossas casas, os nosos carros, as nossas poupanças. Tudo em nome do estado de emergência. PQP

Anónimo disse...

Oa Direitos são DINAMICOS.