17.10.10

SEM PARÊNTESES RECTOS

«O governo pôs em marcha um plano de reforma financeira destinado a afectar a economia e o Estado. O plano é visto no estrangeiro como corajoso, e até exemplar, e pensado para devolver o crédito [ao Reich]. Isto pode ser uma consolação, mas [na Alemanha] sentimos que um programa financeiro não é, afinal , um programa económico (...). O que é que os planos do governo para o orçamento do próximo ano podem dar aos que olham horrorizados para os próximos invernosos meses, de desemprego, despedimentos, fome, e ruína? Pesado como chumbo [- como nos anos mais negros da guerra -] o peso recai no peito de todos e não nos deixará respirar.»

Thomas Mann, em 1930, citado por Filipe Nunes Vicente

6 comentários:

Zé Rui disse...

Fantástico!!! Mais uma prova que a raça humana perdeu há muito qualquer réstia de originalidade.....

Já tudo foi dito e pensado. Resta-nos andarmos por aqui convencidos da nossa importância e fingindo não ver a nossa mediocridade....

Anónimo disse...

Tenho reparado e analisado nos últimos tempos, algumas declarações de políticos ou ex-políticos em fase de nojo, principalmente do bloco central, que pela sua clarividência têm acertado na "mouche" em função das atribuladas manigâncias, dos que nos governam, assim como da real situação do país.
Marcelo, Carrilho, Marques Mendes, António Barreto e Medeiros Ferreira, só para falar em gente que já teve cargos de responsabilidade, afinam quase todos pelo mesmo diapasão, ou seja a melhor terapêutica para as maleitas do nosso país.
Como num jogo de futebol, parecem ver de fora do rectângulo melhor que do lado de dentro.
O facto é tão estranho que dá a ideia de sofrerem de uma patologia estranha que lhes aclara as ideias.
Confesso que estas almas,sabe-se lá porquê, recuperaram a lucidez que já tinham perdido há muito.
Se a estes lhes juntarmos os antigos ministros das finanças que ajudaram a cavar o imenso buraco da nossa economia, que se têm desdobrado em declarações catastróficas, temos o ramalhete completo de gente que mostra uma candura celestial face à situação das nossas contas públicas.
E pergunto, porquê só agora...?

Cps
S. Guimarães

antónio chupado disse...

Um dia destes, não muito distante, Sócrates, o pavão que encurtou a vida da nossa esperança, irá chefiar o seu grupo numa manifestação a "favor" da pobreza.

antónio chupado

Anónimo disse...

Uma vigarice em cima do joelho

No dia de 20 Setembro, apenas nove dias antes do célebre dia 29 em que Portugal foi confrontado com o estado calamitoso em que se encontra, e em perigo de falir se não houver orçamento, o PM anuncia uma "agenda digital" com 26 medidas e custo total de 2.300.000.000 (Dois Mil e Trezentos Milhões de Euros). São 88 Milhões de Euros por cada uma das 26 medidas. Essa "agenda", que facilmente se percebe ir encher os bolsos de quem opera nas comunicações, tem o seu expoente máximo nesta frase social da Exame Informática: "Com esta medida, a banda larga deverá ganhar um estatuto parecido ao que hoje vigora no serviço telefónico. A medida não define, pelo menos por enquanto, a atribuição de responsabilidades a um operador universal, mas prevê que todos os cidadãos possam exigir uma ligação à Net a velocidades iguais ou superiores a 50Mbps (com fibra ótica ou tecnologias concorrentes), apurou a Exame Informática à margem do evento.". Nove dias depois o Governo já tinha um plano para sairmos da grave situação e apenas 15 dias depois já estava na posse do mais importante e mais reestruturannte orçamento da democracia. Ou estas espécie de gente que circula e povoa o Rato gere o país em cima do joelho ou andaram a aldrabar o PR, a AR e o país inteiro, omitindo-lhes a verdadeira situação da nação e gerindo a coisa pública como se nada se passasse, desenrascando 2.300 milhões de um dia para o outro como se fossem feijões. Não estivesse a investigação jornalística e judicial ao mais baixo nível de Pinto Monteiro e da PGR e nos próximos 100 anos isto até poderia vir a recuperar alguma coisa.

Mani Pulite disse...

MANN ESCREVIA EM 1930 E EM 1933 HITLER CHEGAVA AO PODER GANHANDO ELEIÇÕES.POR CÁ SOMOS MAIS ORIGINAIS.PRIMEIRO FIZEMOS O FÜHRER GANHAR AS ELEIÇÕES E DEPOIS DE ELE ARRUINAR O PAÍS APRESENTOU UM PLANO-OE PARA SER VISTO NO ESTRANGEIRO E ACABAR COM O CRÉDITO DA REPÚBLICA.HEIL PINTO!

Anónimo disse...

Tipo "Estratégia de Lisboa",transformar em 2010 a Europa no bloco mais competitivo. Hahahaha!

Não é função dos Governo fazerem Planos Económicos.
Já há muito que não é. A Economia é muito mais granular, imprevisível que no início do Sec.XX.



lucklucky