28.10.10

FARTOS DELE


O PSD andou bem em reservar-se para a véspera da não reprovação do OE na generalidade (reparem no termo: não reprovação) para determinar o sentido do voto. Daqui a pouco parecia que era o PSD o autor do OE e o putativo responsável pela sua execução. Passos e Sócrates virão de Bruxelas com ordens para matar, ou seja, para mais "pecs" e coisas assim. Aliás, o OE é apenas isso, mais um "pec", uma espécie de vénia ao FMI para ver se ele não passa do hall de entrada. Agitar com o fantasma dos juros por causa do PSD é pura demagogia. Os juros da dívida aumentam porque não existe mais confiança nas autoridades portuguesas representadas, em particular, por Sócrates e pelo seu governo minoritário. Haja ou não OE (e vai haver como mera formalidade), Portugal é hoje um país que não merece qualquer tipo de credibilidade externa e que deve ser mantido com trela curta pela Europa que conta, como Merkel e Sarkozy, em qualquer linguarejar técnico* explicarão a um Sócrates de quem já devem estar fartos. Nós também estamos.


* Vem a propósito ler a crónica de M. M. Carrilho no DN (excluída a referência a Lula porque me recuso a passar atestados de bom comportamento linguístico ao farsante pré-Dilma quando o "exemplo" devia partir de nós, precisamente os da língua portuguesa em vias de extinção) na parte em que se alude à necessidade de cortar «com o gesto de submissão política que é andar pelo mundo a falar "portunhol", "françiú" ou "bad english", assim acabando por estropiar anos de esforçado trabalho pela afirmação internacional da língua portuguesa. E submissão é a palavra certa, uma vez que nunca se viu qualquer reciprocidade dessa atitude, por parte de líderes estrangeiros.»

7 comentários:

Nuno Oliveira disse...

Eu gostava muito de saber quem sao esses mercados internacionais.
Quem sera que aponta o polegar para cima ou para baixo em relacao aos .
Sera que se interessa se ha OE?
Porque se ha de interessar, se nunca um OE foi cumprido em Portugal? Quantas derrapagens e que ja foram evitadas?
Se nao e para levar a serio, para que tanta insistencia em te-lo?

Para que nos queixarmos da Merkl? Nao sao os alemaes que nos garantem o dinheirinho que ja ca entrou? No lugar dela eu mandava os PIGS bugiar! Cortava com todos os paises que so querem "benefits" sem nada fazerem em troca.
No dia em que Mario Soares assinou o acordo de adesao vendemos a nossa liberdade de fazer seja o que for.
Tivemos sorte que os alemaes acreditaram que nos estavamos mesmo interessados em ser um pais do primeiro mundo mas eles ja abriram a pestana.
Cada vez mais acredito que a diferenca entre nos e um pais africano e apenas o Mediterraneo... e os recursos que tao bem exploramos quando la estivemos e que agora nao temos. Porque trabalhadores portugueses reconhecidos internacionalmente so mesmo no estrangeiro. E normalmente para trabalhos que mais ninguem quer!

Anónimo disse...

Portugal é irrelevante, e ninguém na Europa quer saber do bem-estar ou do crescimento económico ou do desemprego cá no burgo. Só querem a merda dum OE qualquer, metido a PEC III, IV, V ou VI, de modo a que o euro (esse unicórnio do progresso que dantes se chamava 'Deutsche Mark') fique para já a salvo. É a mesma razão que levou à ajuda à Grécia. Alguém - na Europa dos portos movimentados, das indústrias de ponta, da alta tecnologia, das praças financeiras, da verdadeira ciência, do comércio de diamantes, do ar matinal frio, da neblina e das catedrais góticas - se interessa verdadeiramente por Portugal ou pela Grécia? Seremos mesmo europeus, ou apenas criados-de-mesa em estâncias turísticas?

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Para criados de mesa temos realmente algum jeito,e para pouco mais. Se não conseguirem destruir o que resta de interesse turístico,aí está a nossa vocação visivel. Não dará para alimentar toda a população,mas o resto pode ir preparando a emigraçãozinha.

floribundus disse...

«valha-nos um burro aos coices»

Anónimo disse...

Realmente só neste país é que, havendo um governo que só tem feito merda de há 6 anos a esta parte (o último exemplo é a derrapagem de 1800 milhões de euros na despesa, este ano), até parece que são as oposições os culpados e os responsáveis pela resolução dos problemas passando o governo incólume à grave situação que criou.

Anónimo disse...

Eu, p.ex., tive já hoje a confirmação oficial do que me roubam : 7,77% do meu ordenado a partir do próximo mês Janeiro. Isto fora a neutralização das deduções fiscais na educação (tenho dois filhos a estudar a dois mil Km de casa), e fóra os aumentos de tudo e de todas as coisas com o IVA a 23%.
É muito bom ... viva o Governo do Partido Socialista e viva a República !
Só espero agora que Manuel Alegre faça um poema do vento que passa para o Francisco Anacleto cantar na Casa do Fado ...

Anónimo disse...

E não se pode extermina-los?