28.9.09

A VERDADEIRA COLIGAÇÃO


«Os três canais foram iguais [na noite eleitoral] numa coisa: fizeram cartel, programando todos os intervalos publicitários em simultâneo. Sócrates nunca referiu a perda de votos, de deputados e da maioria absoluta no discurso; e a essa realidade virtual correspondeu o tom geral das TVs. Com a TVI domesticada (Sócrates deu a sua primeira entrevista ao canal no último dia de campanha), com a RTP na mão e a SIC alinhada com a estratégia da central de propaganda do PS-governo, o partido de Sócrates dispõe dum poderoso aliado para formar coligação: a TV generalista (...). Quanto aos comentadores, quase nada adiantaram. À parte na RTP1 Vitorino, que deu a análise oficial do PS, e Marcelo, que deu a análise de um PSD semi-independente, não houve comentário inovador. É porventura outro sinal do que nos espera na política e na comunicação: nenhum entusiasmo, nenhuma certeza, muita negociação e conversa em plano descendente, mas com a coligação PS-central de propaganda alimentando a irrealidade enquanto o poder se exerce

Eduardo Cintra Torres, Público

13 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

São improprérios a mais...

O PS tb não é assim um bicho papao

Será a governação a ditar se o PS aprendeu ou nao com esta "pequena" vitória...

João Gonçalves disse...

Francisco... V. tem tanto de simpático como de nefelibata. Dedique-se ao direito, não leve a mal. Abraço.

Garganta Funda... disse...

É caso para dizer: o país está sob o comando do MEO Kommandant....

Apre!

Eduardo Freitas disse...

Cintra Torres, para além de ser uma das poucas vozes verdadeiramente independentes na nossa comunicação social, é normalmente certeiro nos seus comentários. Mais uma vez, não fugiu à regra.

Francisco Castelo Branco disse...

Ola Joao

o que é um nefelibata??

Francisco Castelo Branco disse...

Já percebi, já fui ver...

Sim, considero-me um idealista!!

Abraço

João Gonçalves disse...

Do grego 'nephele', «nuvem» + 'batha', «em que se pode andar») é aquele que vive nas nuvens; que se deixa levar pelo idealismo e vive alheado da realidade; pessoa que vive nas nuvens...

António Viriato disse...

Cintra Torres é uma das raras vozes na Comunicação Social que desacata a anestesia pró-Sócrates-PS.

Juntamente com Helena Matos, no Público, tornaram-se duas referências, exemplos a destacar, quando a sua atitude deveria constituir a regra de comportamento dos jornalistas profissionais.

Mal vamos, quando temos de assinalar como excepção aquilo que reputamos por regra.

Falem agora os doutorados em anti-fascismo ou anti-outra-senhora, como na campanha que terminou houve quem se lembrasse de repescar a expressão, no caso, de forma absolutamente demagógica.

Tal Pai, tal filho e a extensíssima família a estender ainda o seu vasto manto ideológico sobre a realidade portuguesa, quarenta anos depois de desaparecida a origem dos seus empolados pergaminhos democráticos.

Tomara a muitos exaltados democratas igualarem Salazar nas virtudes, já que, nos vícios e nos defeitos, alguns até o superam.

Um dia o Povo há-de perceber esta marosca.

Ânimo, então, para continuar.

Garganta Funda... disse...

O CAA naquele programa onde a estupidentzia tuga desfila impunemente acabou de fazer rasgados elogios ao ainda ministro Santos Silva, aludindo à sua proverbial inteligência.

Há cada cepo!

Mani Pulite disse...

Tal como tinha previsto a Ongoing comprou a TVI depois das eleições.Moniz regressa.Sinal do fim do poder absoluto do Sócretino transformado agora no Relativozinho?E agora MMG?

fb disse...

Vejam o estado da saúde em Portugal

http://www.healthpowerhouse.com/files/Report-EHCI-2009-090925-final-with-cover.pdf

Vamos pelo bom caminho.

Unknown disse...

Texto brilhante!

Cáustico disse...

Continuo na minha e dela não saio: é o povo que tem de pôr isto direito.
Há vendidos ao socialismo de merda num jornal ou revista? Faça-se já um boicote total a esse jornal ou revista.
O socialismo de merda conseguiu por artes malabares colocar um "infiltrado" num banco? Esta- beleça-se já um boicote total a esse banco.
A Prisa, toda ligada ao socialismo de merda espanhol,teve atitudes de prepotência na TVI? Responda-se com um boicote total à TVI: não se vêem os seus programas nem se lhe dá publicidade. Se 60% da população proceder desta maneira verão o resultado.