19.9.09

LIBERDADE, DIZEM ELES


A campeão olímpico em liberdade e cidadania, Manuel Alegre, apareceu hoje em Coimbra ao lado do admirável líder. Falou muito do SNS e da dita liberdade como se tivesse dela o monopólio. Os pequenitos não se recordam mas o nosso campeão - a coqueluche do profeta Louçã para quaisquer presidenciais - foi, noutra encarnação, secretário de Estado da comunicação social e adjunto do 1º ministro para "os assuntos políticos". Também foi porta-voz (vejam lá, quem diria) desse primeiro governo do venerando Soares. Mais ou menos o equivalente ao actual ministro da propaganda, o sociólogo S. Silva. Sucede que no tempo da governação deles (Alegre e Soares) foi extinto um jornal pergaminhado, O Século, criado no final do século XIX. Esta "coisa" com os jornais (alguns) vem, portanto, de longe. Amanhã calha a vez de Soares ornamentar o palanque do admirável líder no Porto. V. ainda quer receber lições de liberdade destes dois jarrões Ming ? Eu não.

26 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Jarrões M I N G? Que falta de consideração para com peças de museu, João! refiro-me aos jarrões de porcelana, claro!

José Castro disse...

Todos, todos os casos de censura na democracia portuguesa foram perpetrados por políticos de direita. Só Eanes não era do PSD. A maioria com afinidade cavaquista. Todos.

paulo disse...

Todos ... deves ter nascido após 76. Só alguém sem memória não se lembra dos tempos pós 25 de Abril, em que os políticos de direita censuravam todos os democratas do país.
Hoje gostei de ver esse grande democrata alegre em Coimbra. Deve-lhe ter custado sair do refugio para ter de se mostrar. Será que os sondagens do PS são diferentes das encomendadas pelos principais órgãos de comunicação? É que Alegre não tinha interesse nenhum em aparecer agora, pois isto poderá ter custo em memória futura.

Anónimo disse...

E se recuarmos ao tempo em que esse "grande democrata" trabalhava(?) na Rádio Argel?

José Castro disse...

Caro Paulo, liste os seus exemplos factuais de censura.
sff

Garganta Funda... disse...

Não resta dúvidas que o bardo Alegre acabou de cometer o seu suicídio politico...

Dar a cara e algum currículo para forçar a eleição do Partido do Sócrates (que nada tem a ver com o Partido Socialista que M.Alegre dizer pertencer!) é demasiado humilhante para uma pessoa...

Anónimo disse...

Respeitinho, Dr. João Gonçalves. Respeitinho.

Toninho disse...

Boas.

O "bardo" Alegre não "chupa" o Inginheiro por nada mas receia perder a "arreata" que o prende ao PêéSsse.

Por causa do "amanhã".

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Parece que hoje a campanha do PS e a do PSD jogaram dois trunfos importantíssimos. Quem? Manuel Alegre e Marcelo Rebelo de Sousa. Tremendo. Com tanta excitação aguarda-se com ansiedade o momento em que a CDU apresente Carlos Carvalhas, o Bloco de Esquerda Joana Dias e o PP a surpresa chamada Freitas do Amaral. Esta campanha é verdadeiramente emocionante e um desfilar de caras novas como há muito não se via.

Anónimo disse...

Parece que hoje a campanha do PS e a do PSD jogaram dois trunfos importantíssimos. Quem? Manuel Alegre e Marcelo Rebelo de Sousa. Tremendo. Com tanta excitação aguarda-se com ansiedade o momento em que a CDU apresente Carlos Carvalhas, o Bloco de Esquerda Joana Dias e o PP a surpresa chamada Freitas do Amaral. Esta campanha é verdadeiramente emocionante e um desfilar de caras novas como há muito não se via.

Mani Pulite disse...

O Manel era um Milhão mostrou finalmente aquilo que sempre foi.Um reles oportunista e farsante que hoje não representa nada a não ser ele próprio.Pelo caminho,com a Camaradinha Roseta,traíram todos aqueles que acreditaram de boa-fé que o que este par pretendia era uma profunda reforma do PS e da política Portuguesa.Tudo logro e mentira como era de esperar.Dizia-se que não chupava o Sócrates.Hoje pelo que se viu chupou-o bem chupado.

Anónimo disse...

Alegre igual a si mesmo. nada de novo sob o sol...

Quanto ao conteúdo do post, haja memória!

Anónimo disse...

Manuel Alegre sonhou ser PR. Teve sorte nas eleições anteriores e conseguiu um número de votos inesperado. Sampaio usou a mesma estratégia (antecipação) mas teve sorte que o PS o apoiasse. Alegre convenceu-se que da próxima vez seria a sério e jogou sem olhar para quem o rodeava.
Sócrates tem vocação de tirano e não admite iniciativas próprias. Mostrou-o a Alegre quando escolheu Soares. Como Alegre insitiu, Sócrates usou-o para travar a fuga de eleitores para o BE. Alegre não podia abandonar o PS porque precisava dele para a sua eleição e juntou a si muitos descontentes.
Neste momento, Alegre e os seus não têm qualquer voz dentro do PS. Depois de dia 27, se o PS ganhar não terá o incómodo de vozes discordantes ou de abstenções na AR. Mais, Sócrates venceu internamente e poderá escolher o candidato a PR: será Alegre se isso der jeito para a sua estratégia pessoal. Desconfio que escolherá alguém que não tenha rompantes democráticos.
Alegre será recompensado e nomeado para um lugar burguês onde não incomode a esquerda dos silêncios.

Anónimo disse...

Excelente momento de humor aquele em que um anónimo diz que só falta Freitas do Amaral aparecer a fazer campanha pelo CDS. Excelente. Melhor que qualquer um dos Gatos Fedorentos. Parabéns!

zé sequeira disse...

Caro João

Chapeau (com ponto de exclamação).

Apenas para complementar a coisa, uma vez que isto foi mais ou menos apagado da história do bardo Alegre (e do PS), e em atenção aos mais novos:

Na época o fecho de "O Século" lançou no desemprego, não só os jornalistas, como uma mole imensa de gente - um jornal era uma grande empresa - desde tipógrafos (conheci pessoalmente o desespero de vários), revisores, paginadores, pessoal da manutenção das rotativas, distribuidores, etc... etc... e foi estranhíssimo, uma vez que continuaram "alegremente" (a viver de subsídios do erário público, provavelmente fatias da "pesada herança", em ouro, que o Doutor Salazar deixou no Banco de Portugal) outros jornais, tão ou mais "à rasca" que o Século, como o Diário de Notícias, a Capital, o Diário Popular ou o Diário de Lisboa.

Senhor barqueiro leve mais um fantasma que a maré está favorável e o navio quer levantar`âncora.

jpt disse...

Muitas calúnias aqui sobre Manuel Alegre - isso de ter extinto o Século é uma falsidade. Eu, apesar de então jovem, lembro-me bem de o ver na televisão anunciar a interrupçao do Século, e foi disso que se tratou. Exprimiu ainda "eu seja ceguinho se o Século não reabrir" - donde apenas podemos esperar a reabertura do secular Século. Respeite-se a verdade histórica sff

Anónimo disse...

Eras jovem e agora és cego!
Inacreditável como continuam a haver seguidores destes anormais anti-patriotas e desonestos.

http://lanca.patricia.googlepages.com/primeiraparte%3Aasorigens

Anónimo disse...

Quem deve andar atarantado com estes zigue-zagues esquerditas do Engº é a classe empresarial portuguesa. Que dirá o indefectível PS, o banqueiro Ricardo Salgado desta viragem à esquerda de Sócrates e a eventual hipótese de um acordo coligatório com o BE mais os alegristas? Na sua ânsia de manter o poder o actual primeiro-ministro utiliza todos os meios para atingir esse fim. E se calhar irá consegui-lo embora numa posição bastante fragilizada. E depois, como é que irá arrepiar caminho? Ostracizando aqueles que garantiram a sua vitória eleitoral? Ou ficará refém dos mesmos? Tanto num caso como noutro nada bom trará para a necessária recuperação económica do País nem para a melhoria da situação das finanças públicas. Quem os eleger que paguem a factura. O País será certamente o mais prejudicado.

Mani Pulite disse...

O Salgado merece ser nacionalizado outra vez.E utilizado depois para salgar o bacalhau cozido do Anacleto, que como se sabe não gosta de peixeiras nem de banqueiros de 5a.classe.

Anónimo disse...

O Salgado fará com Louçã o mesmo que fez com Durão Barroso e outros políticos da nossa praça: compra-o.

Anónimo disse...

Se esse traidor do Alegre tivesse algum pingo de vergonha no focinho desaparecia de Portugal para sempre. E já agora que levasse com ele o resto do bando que desgraçou o nosso país. O que ele fez ao centenário Século - e se mais não fora bastaria este simples facto para jamais ser extinto - ou temporàriamente suspenso como ele hipòcritamente anunciou para iludir e temporàriamente calar a indignação dos portugueses (caso isso se verificasse d'imediato) e adiar a sua posterior extinção como era sua intenção desde a primeira hora e veio a verificar-se - mas isto passar-se-ia se houvesse políticos pós Abril com dignidade e patriotismo suficientes que não há nem nunca houve - um jornal prestigiadíssimo pejado de trabalhadores dedicados e íntegros e de jornalistas de enorme craveira intelectual, deveria ser-lhe atirado ao focinho todos os dias enquanto vivesse, talvez alguma coisa ainda fosse capaz de o envergonhar. Dos outros trabalhadores nada sei mas imagino que a alguns terá sucedido o mesmo que a mais do que um jornalista, a morte precoce pelo profundo desgosto e afronta sofridos ao ser-lhes roubado sem justificação alguma o posto de trabalho de uma vida num jornal patriota, seu orgulho máximo, pelo qual dariam a própria vida. Como de facto a vieram a dar. Sei do que falo, um desses Jornalistas com J maiúsculo, uma perda enorme para o país, que morreu de desgosto relativamente novo alguns anos após este acto cobarde perpetrado pelo mais pulha dentre os pulhas, era da minha família.
O que esse criminoso (sim, porque o que ele fez àquele jornal e a quem lá trabalhava enquadra-se perfeitamente na categoria de crime, só passível de ser sancionado pela máfia que tomou d'assalto Portugal - mas vistas bem as coisas estava certo, tudo o que fosse tradição e patriotismo e possuísse prestígio tinha que ser derrubado e substituído pela nojice que nos submerge) fez a este honradíssimo Jornal e a todos os seus dedicados trabalhadores, para não falar doutras manobras sujas (em Argel) de sua excelsa autoria, merecia prisão perpétua. No mínimo.

Parabéns a si e obrigada por ter trazido este tão doloroso quão necessário tema à baila. Trágico embora, nunca será demais relembrá-lo. Pelo menos enquanto esta gente vil existir.
Maria

fado alexandrino. disse...

como o Diário de Notícias, a Capital, o Diário Popular ou o Diário de Lisboa.


Só um sobrevive, espertos!

Obviamente demito-o disse...

Ou a Prisa faz uma OPA hostil e compra o BES. Plus Ultra. E o Ti Belmiro vai abrir Modelos e Continentes para Castela.

Anónimo disse...

Esqueceram-se do Republica???
Conseguiram algo que a PIDE e o antigo regime nunca conseguiram: silenciar esse jornal!

Anónimo disse...

A maltosa do partido xuxalista, podem ficar descansados, não mais terá«ão o meu voto. O mesmo se aplica ao manel triste, que na ânsia de chegar a presidente desta república de bananas, se põe de cócoras, perante o querido líder!
Que gentinha rasca!...

Manuel Rosa disse...

Bem dito, que gentinha rasca!
Mas o que ainda me espanta mais é a ignorância intelectual do nosso povo . Como é possível depois de " freeport's , de escutas , de casas pias , de canudos inexistentes ou comprados, de compadrios obscenos etc. etc. , ainda permitirmos que estes PULHAS continuem a respirar o nosso ar. Esses pulhas que vão para a terra do Chavez que era lá que eles estavam bem.