24.9.09

A COZINHEIRA E O DEVORADOR DE HOMENS


É um velho título de André Glucksmann o qual, aliás, o tornou célebre na altura como "jovem filósofo". E que, com as devidas alterações de tempo, espaço e lugar (de resto verifica-se a "unidade" da tragédia), se pode aplicar a este monumental exercício de hipocrisia em letra de forma. Como é que uma cozinheira - não se esqueçam nunca, para memória futura, da capa da "folha de Saramago" da passada sexta-feira - se atreve a falar com tamanha leviandade e "escândalo" de cozinhados? Ou será que a ética profissional não passa de um irritante empadão anacrónico, martelado pela "modernidade" e pelo mais vil oportunismo, que só entra ao serviço quando dá jeito?

6 comentários:

terrasonora@portugalmail.pt disse...

Caros amigos,

http://causaprimeira.blogspot.com/

um blog, de vários indivíduos, com o propósito de revelar a verdade de tantos segredos que nos têm sido ocultados ao longo de tantos anos.


Espalhem a mensagem. Exijam a verdade!


abraços

Anónimo disse...

Eu também acho mal o que a Comissão da Carteira Profissional está a fazer porque está a apontar para um alvo errado. Era á carteira de Fernanda Câncio, namorada do Primeiro Ministro que trabalha no jornal que publicou o mail forjado e/ou roubado que a Comissão devia dirigir as suas atenções.

E não ia ser surpresa nenhuma. Aliás, dói, de tão óbvio...

João Gante disse...

É a velha teoria de só hostilizarmos com quem nos estraga o sossego. Quem está do lado do poder, o lado "certo" e "da razão", das pessoas "civilizadas", pode fazer as maiores patifarias, urdir as piores tramas e proferir as injúrias mais reles que, desde que envergue o fatinho da sociedade ordeira e use o "direito ao bom nome", "respeito" e "isso são ataques pessoais" como pontuação, está livre de julgamento popular. É isso que faz a Fernanda Câncio, Sem ter noção do "lugar" que ocupa, por mais que lhe doa ser vista assim. A verdade é que foi fazendo à TVI, gradualmente, o que o DN fez ao Público de uma vez. Destruí-la (no sentido lato, não no específico da revelação de fontes).

Ouvir esta malta só conduz ao apascentamento.

Anónimo disse...

Mais uma encomenda do Lima aqui
http://economico.sapo.pt/noticias/jose-lello-acusado-de-trocar-cargos-por-financiamento-partidario_70446.html

António P. Castro disse...

O cúmulo do descaramento!
Esta tarde, fui ver o "Chéri" de Stephen Frears, baseado no romance de Colette, e cheguei à conclusão de que qualquer das "senhoras" que aparecem no filme tem mil vezes mais dignidade do que essa cozinheira "jornalística"...
Que nojo!

Garganta Funda... disse...

Por que será que as televisões e os jornais ressuscitaram ontem e hoje (e certamente amanhã) o bipolar Luís Filipe Menezes?

E por que é que as televisões passaram toda a semana a falar nas "escutas" e questionam todas as pessoas, incluindo ilustres anónimos, sobre este tema?

E o empobrecimento progressivo do país?
E o desemprego?
E a economia a ruir?
E o estado calamitoso da justiça?
E o abandono dos campos e a proleterização crescente da classe média?
E a agonia fiscal que incide sobre quem trabalha?
E as execuções e penhoras que atingem mais de meio país activo?