25.9.09

COM MANUELA


Depois de uma campanha inútil, manipulada do princípio ao fim pela "deontologia" jornalística a mando das agências de comunicação pagas pela campanha milionária do PS, vale a pena estar com Ferreira Leite em Lisboa, a minha cidade. Não por ter feito uma campanha "brilhante", arrebatadora, dissimulada e cheia de estrelinhas. Não. Apenas porque foi autêntica num mar de hipocrisia, cálculo e insolência. E porque a coisa é entre ela e mais (em pior) de uma permanente e tortuosa relação com a verdade. O resto é a árvore (e que enorme que ela é!) que impede a visão da floresta.

Adenda:
«No essencial, o nosso Portugal à hora americana por fora, como quase toda a Europa, não está tão longe do Portugal do Júlio Dinis como supomos. As forças ou as crenças mais ou menos obscuras que dispunham das vontades ao serviço do ignaro Joãozinho das Perdizes foram substituídas apenas, com mais eficácia, por mecanismos de sedução irresistível, hipnótica mesmo, ao serviço de poderes nada obscuros. Não se trata da famigerada força ao serviço de deuses benévolos, mas de autênticas realidades demoníacas, senhoras ao mesmo tempo do poder económico, financeiro, político, tecnológico e, sobretudo, mediático, em estado de "gangsterização" planetária.» (Eduardo Lourenço, Público)

19 comentários:

Anónimo disse...

oh homem parece um papagaio dp Pacheco Pereira...

Faça só o exercício de pensar se o tal caso das escutas fosse com Sócrates em vez de ser com Cavaco.

O que diriam? ui, ui,... Consegue imaginar?

Júlio Machado

Anónimo disse...

MFL
Não sendo eleitor do clube da senhora,
com a excepção de 79/AD, tem agora constituído plenamente o inverso de certa classe dominante:
"Os papagaios"
JB

j. antunes fernandes disse...

Que singelo.

Mani Pulite disse...

LÁ ESTAREMOS.

Anónimo disse...

Você será severamente punido pelo seu apoio a MFL. Mais tarde ou mais cedo, você conhecerá a sentença a que já foi condenado.

ana laura disse...

Esta campanha, aliás como a de 05 foi abjecta por parte do PS. Este sabe que se o Jornal de sexta ainda existisse, estaria hoje no abismo certo. Sócrates, como Pombal, mandou salgar tudo à sua volta fazendo-se emergir qual chefe indispensável e impoluto. O que me faz muita, mesmo muita confusão é como os povos, as pessoas acreditam sem questionar, como aconteceu na Alemanha, em Espanha em tempos idos. Eduardo Lourenço é um desses casos. Nasceu na aldeia da minha Mãe, fria, pobre. Foi a única criança que dali saiu, naquele tempo, para estudar fora. Chamavam-lhe o Eduardinho e as crianças da aldeia tinham algum pudor em brincar com ele por isso. A sua ligação ao PS levou-o longe, por isso embora concorde com a sua prosa não lhe reconheço autoridade moral para a escrever. Quem é membro honorário da fundação soares, quem integra a lista de costa para a Câmara, quem vota PS não pode escrever isto a não ser coagido............

Vitor Esteves disse...

A sorte deste grande país é que o seu povo apesar de inculto não é burro, para azia de muitos inteligentes.Mas vocês acreditam mesmo que as virtudes estão todas do vosso lado e os defeitos todos do outro ?

zé sequeira disse...

Já tornei público, nestas caixas de comentários, o meu voto (útil) em Manuela Ferreira Leite, pelo que... see you later.

"Os dados estão lançados". Não acredito na estupidez dos portugueses; apesar de alguma asfixia, da tonelagem de propaganda ou do fim do jornal da tvi, vivemos numa democracia formal. Ninguém vai obrigar ninguém a votar em quem não quer. Daí estar na nossa mão, muito simplesmente, manter José Socrates no poder ou retirá-lo de lá. Agora atenção, não há desculpas. Grande parte dos que participaram nos protestos destes últimos 4 anos tinham dado o seu voto à actual maioria. Assim, caso José Socrates vença, é porque professores, funcionários públicos, juízes... etc... etc..., a lista não tem fim, voltaram a dar-lhe o seu voto.Caso isso aconteça, da próxima vez que a minha cidade de Lisboa, ficar entupida com MegaManifs, disto ou daquilo, só poderei parar o carro e dizer-lhes: vão trabalhar malandros.

Anónimo disse...

Atenção a um certo lançamento de livro, muito badalado, na LX Factory de 6.ª para Sábado: vai ser um comício PS/BE encapotado

Anónimo disse...

"Chegou a hora da verdade"?
Em verdade verdade, quase ninguém está verdadeiramente interessado na verdade.
Uma coisa é certa.
Desde há muito, que para lá da 'ideologia' e de estereotipos manhosos, foi agora posivel votar diferente.
Mais na pessoa do que na propaganda.
Mais na personalidade do que em imagens desfocadas.
Mais no carácter do que nos papagaios.
Mesmo perdendo, ficará o facto de ter razão antes de tempo.
Embora pouco bem explicitado, o futuro se encarregará de o demonstrar.
JB

Anónimo disse...

"Quem ri por último ri melhor", diz o povo e com razão!

Apesar de vir a ser atingido pela governação da Drª Manuela, caso ela venha a formar governo, vou adorar ver os que agora só sabem descrebilizar e mal dizer do trabalho feito, começarem a "sentirem-se mal" com as medidas que esta Srª venha a tomar!!!

Pois, ir-me-ei rir concerteza!

Anónimo disse...

Se 4% passam para o PSD, ganha este e há 13% de indecisos, ou seja, o PS está a deitar foguetes em cima da única coisa que tem: uma sondagem da Intercampus que desta vez dá quase igual às outras e no mesmo sentido.

Anónimo disse...

SE ninguém me explicar, sozinha, jamais poderei perceber.

Isto:

Perante a forma como a rapaziada do PS e as suas paletes de especialistas na subversão tratou o caso das escutas, porque é que questões como Freeport, licenciaturas, "casinhas" como dizia o outro, etc etc, continuam fora da agenda de campanha como se não existisssem, nem que seja a comparação exigida a MFL sobre a postura de Cavaco perante Lima versus a de Sócrates perante Lopes da Mota. Nem isso!!!

A não ser que seja preciso o PSD perder por poucos e, depois, esperar o esperado destrambelhamento de Sócrates para, nas eleições daqui a meses, clarificar as coisas.

Se assim for, até a forma como se está a portar Cavaco fará algum sentido!

Rita

"são rosas murchas, Senhor" - disse...

Na sondagem de domingo, nas urnas, não há inedecisos nem medrosos.

Em casa, na família e entre amizades e conhecidos - há 90% a votar no psd, cerca de 50 alminhas, no mínimo.
E: desmpregados, profs, func pub, policias, tribunais, saude, pensionistas pagadores de irs - é muito "indeciso" e "moita calado"...:)

Vai ser tudo muito renhidinho, graças a deus...
E após 27, não haverá uma encava(ca)dela, cuja "mola", variará, com o ganhador(a) ?

ana laura disse...

Porque espero a devolução dos presentes oferecidos ao Presidente da República Mário Soares enquanto representante da Nação que, os guarda na sua fundação e no seu museu em cortes como se dele fossem, porque Cavaco Silva não demitiu Fernando Lima, porque acredito nos valores de seriedade e verticalidade de Manuela Ferreira Leite, voto PSD.

Anónimo disse...

O anónimo das 8:38AM ou ensaia um exercício peculiar de humor ou desconhece por completo a Democracia, em geral, e a Liberdade, em particular – haverá melhor campanha pelo PSD de MFL?
Cumprimentos,

Carla Jané

Anónimo disse...

Bem, eu não tenho assim tantas certezas.
A verdade é que falavam, falavam do velho com 70 anos no poder e agora....
O problema dos Portugueses é que olham para os partidos, como quem olha para clubes de futebol, é a cor que interessa e não as pessoas, as ideias.
Vou votar CDS, mas reconheço que Socrates fez coisas boas.

Maria

Anónimo disse...

Ai, Carla Jané, Carla Jané! Você nem sabe as sevícias que se preparam contra o João Gonçalves!?
Será torturado até à exaustão, até que renuncie ao seu apoio a MFL, até que confesse o seu apoio entusiástico e incondicional a Kim-Il-Sócrates.
Torturado com um Cristo, Carla Jané! Como um Cristo! Pobre criatura. A pena que eu tenho dele, pela sua ingenuidade.



Cumprimentos,
Anónimo das 8:38

Anónimo disse...

Ainda bem que o senhor ironizava, Anónimo das 8:38AM. Ai, os problemas da ironia! Quanto ao JG, não me parece que se enquadre, na geometria do Cipolla, no rebanho dos crédulos.
Cumprimentos,

Carla Jané