19.4.09

SALAZAR MAÇON?



«O livro de Costa Pimenta é, antes de tudo, um manual de introdução à Maçonaria (à Maçonaria Simbólica e à Maçonaria dos Altos Graus), transcrevendo largas passagens dos rituais adoptados em Portugal ou no estrangeiro, e acrescentando em apêndice o "Cobridor Geral dos XXXIII Graus". De todas estas transcrições e de algumas afirmações de Salazar extrai Costa Pimenta a conclusão de que Salazar era Maçon. Mais escreve o autor, na Conclusão da obra: "Por outro lado, se Salazar era maçon, então os seus escritos dizem muito mais do que aparentam dizer. Na verdade, os maçons escrevem da seguinte maneira: [C]om um «positivo» de leitura directa e acessível aos profanos e um «negativo», apenas decifrável por um restrito universo de iniciados. Por conseguinte, os escritos de Salazar serão uma mina de informações, embora só ao alcance de um número restrito de pessoas. Realmente, usando o idioma maçónico, Salazar diz, por exemplo, de Portugal, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e do Cardeal Cerejeira coisas verdadeiramente surpreendentes." É pena que Costa Pimenta nada nos diga sobre essas coisas, que ele provavelmente sabe, já que tão bem utiliza a linguagem maçónica na sua obra. A menos que reserve tão extraordinárias revelações para um próximo livro. Anunciado como "um documento histórico único", apresentando "factos inéditos" e revelando "todas as provas ocultas", o livro apenas demonstra o elevado grau de conhecimentos maçónicos do seu autor, sendo substantivamente inconclusivo quanto à alegada filiação maçónica de Salazar. Ainda que num ou noutro ponto se verifique, realmente, uma identificação da linguagem de Salazar com os princípios da Maçonaria. O que a História até hoje registou (publicamente) foi que Salazar sempre se comportou como um adversário daquela Augusta Ordem. Para que a História possa ser revista são necessárias provas inequívocas que não as conclusões extraídas por Costa Pimenta.»

Do Médio Oriente e Afins.

12 comentários:

Karocha disse...

É capaz de ter uma certa lógica, João Gonçalves!!!!!

Anónimo disse...

o falecido luis nunes de almeida nunca me restituiu um manuscrito intitulado 30cisões maçónica portuguesas em 2 séculos.
na bnp li a quase totalidade dos jornais do séc xix. deixei no espólio milhares de páginas de fotocópias. investiguei livros e opúsculos do gol, bnp e de muitos amigos e seus familiares. sobre A.O.S. nada.
rodeou-se de vários pedreiros-livres: caeiro da mata; josé a. reis, da aseembleia nacional, etc
li o seu espólio do antt e não encontrei palavras chave usada por uma personagem meticulosa.
reconheço que todas as pessoas sabem tudo, excepto eu.
cantava sinatra "and I did it ... my way" ( escrevi go em vez de goes).
de bob dylan "blowing in the wind".
o passado morreu. viva o futuro

radical livre

Nuno Castelo-Branco disse...

João, não achas estranho ele ter tido como presidente da Assembleia Nacional um maçon e por tantos anos? E o facto de andarem praticamente à vontade, com salamaleques de senhor doutor para aqui, senhor doutor para ali?
Não me admirava nada. Nada mesmo.

garganta funda.... disse...

Não me admirará nada que alguém venha a escrever um livro a revelar que o Prof.Salazar era sócio do Sport Lisboa e Benfica...

Passados todos estes anos, Salazar continua a ser uma sombra que paira sobre todos nós...

Anónimo disse...

Só devemos favores à maçonaria, é o que é. Primeiro regício. Segundo, choldra. Terceiro, ditadura. Quarto, entrega do império e internacionalização do país.

Anónimo disse...

Duvido que Salazar tenha sido sócio do Benfica. Mesmo assim não sei, pois é uma verdade historicamente assente que Salazar era sócio de todos os sindicados. Quem sabe se ele não era também sócio de todos os clubes. Uma coisa é certa: lido com atenção, o livro «Salazar, o Maçon» sugere fortemente que o emblema do Benfica tem origem nos emblemas maçónicos(por exemplo, a águia e a sua disposição) e a devisa benfiquista «e pluribus unum» consta, sem tirar nem pôr,da doutrina e do juramento do grau 8.

Anónimo disse...

«Pluribus Unum» também é nome de loja maçónica. A propósito, o que é feito da loja Pluribus Unum n.º 249, ao V.·. de Ponta Delgada (Açores)? Obrigado.

Anónimo disse...

Como é que é possível o Dr. António de Oliveira Salazar ter sido maçon.
Ele que levou a maçonaria à clandestinidade e que censurou obras que tinham como tema revoltas da maçonaria, um exemplo disso é o "felizmente há luar" de Stau Monteiro, este livro retrata a revolta do general gomes freire de Andrade contra o Dominio Inglês de Beresford.
Se houve um golpe de estado contra anterior Presidente da republica que era Maçon que nem sequer durou um mês na cadeira, porque iriam meter Oscar Carmona como presidente se este também era Maçon.
Salazar não podia mandar a Pide prender o presidente da republica, daí haver tal ligação, possivelmente Salazar tinha uma "relação falsa".
Não é possível que Salazar tenha sido maçon, pelo menos para mim.
Para mim vai ser preciso mais que um titulo sugestivo para me covençer que salazar era Maçon.

Anónimo disse...

O livro em questão pode não valer muito, mas está (ao lado de Dan Brown) na montra da Livraria Bertrand do Centro Comercial Colombo, já publicado em 2.ª edição, o que quer dizer qu esgotou a 1.ª edição em poucos meses.

Anónimo disse...

Já foi defenida a tese de que Salazar era comunista. O autor dessa tese original é Afonso Costa e expô-la em A VERDADE SOBRE SALAZAR, livro de 144 páginas, publicado em 1934, no Rio de Janeiro, e agora à venda no miau. Trata-se de um conjunto de entrevistas concedidas a José Jobim, em Paris. A p. 7 contém a seguinte informação: «Este livro é uma resposta a "Salazar" do Sr. António Ferro.» Eis algumas frases desse livro de Afonso Costa: «[Salazar quer prosseguir] na execução do seu programa horrível de tranformação de Portugal num novo "Estado Ideal Comunisma"»; «[há] o Estado fundamentalmente comunista em que o doutor Salazar desejaria transformar Portugal»; «[há] tendências comunistas especiais [...] na obra económica da ditadura portuguesa»; «Assim criou Salazar o Estado forte [...] que já vai tomando umas tintas de comunismo»; «nunca se chegou a extremismo idêntico em nenhum outro país, e nem mesmo na Rússia»; «[Salazar quer um Governo] à luz da experiência comunista da Rússia».

Anónimo disse...

Verifico que um exemplar do livro referido no post anterior se encontra à venda aqui http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=7846541

Anónimo disse...

Salazar maçon? Tudo se escreve sobre o Salazar e esse iluminado do Costa Pimenta resolve vir com mais esta teoria...
Mas Salazar era demasiado independente e católico para ser maçon. Por pragmatismo, e para garantir a estabilidade no país, aceitava alguns maçons, mas não era um deles.
Uma calunia, sem provas, para vender livros!