25.4.09

PRÉMIO "ANIMAL FEROZ" 25 DE ABRIL DE 2009

Depois do "directo", através do site "Sócrates 2009", onde respondeu a uns quantos perguntadores previamente escolhidos e que ele tratou por "tu" como se estivesse a falar com a D. Edite Estrela ou o sr. Lello, sucede este imprevisto: «José Sócrates saíra da sala da “entrevista”, sorridente, com ar de quem passou com distinção na prova oral, e perguntou “Não foi mal, pois não?”, dobrando as folhas brancas com notas usadas nas respostas . E estava ali, a “dar sopa”, para os poucos jornalistas presentes. Uma jornalista pergunta se se pode aproximar e fazer uma pergunta. “Claro, eu não mordo”, responde Sócrates sorridente. “Não morde mas rosna. E às vezes rosna muito”, replica-lhe ela em voz alta. O primeiro-ministro fica atrapalhado, responde que não é bem assim, ainda a rir, sem saber muito bem o que fazer, mas ela insiste com o “rosnar”. Talvez pelo efeito surpresa, Sócrates nem se zangou, mas o caso cerrou alguns sobrolhos.»

19 comentários:

Anónimo disse...

Quem é a corajosa jornalista?Vai levar com um processo,é mordida a posteriori ou é despedida?Quanto ao rosnador de tanto se gostar de Cãnzada fica-se com os hábitos dos cães.Diz-me com quem andas...

Anónimo disse...

Cuidado com o cão:ladra,rosna,morde e faz xixi fora do sitio.

Diogo Torralva disse...

a mim parece que o premio devia ser entregue a jornalista, esta é que foi mal educada, aproveitando um momento de distracao atacou de forma cobarde

o joao pense no seguinte, sera justo que uma reacao a queima roupa seja escrutinada demoradamente, muitas vezes temos reacoes irreflectidas das quais nos arrependemos a seguir

a politica precisa de tempo nao é a procura do erro, do lapso momentaneo que nos levara longe

Diogo Torralva

Anónimo disse...

Oh Torralva!A escreveres assim ainda vais para sub-secretário de estado da Boa de S.Bento.Quanto à politica precisar de tempo estamos de acordo.Daqui a 6 semanas o teu Chefe AÕ-ÃO vai levar um chuto tal que fica a ganir.

Anónimo disse...

Eu, por acaso não gostava nada que me dissessem que rosno... Por isso, tento comportar-me para não dar a possibilidade de me atacarem de uma forma destas. E se me atacam neste estilo, levam, ai levam.

Será que o sokas não deu demasiada "cunfia", será que não se dá ao respeito? Isto é grave, porque ele ainda é PM, e há muita gente que não sabe distinguir os planos em que a vida se move. Se calhar, ele é um deles...

PC

Anónimo disse...

na minha episódica juventude alentejano todos os cães que rosnavam se chamavam Nero, em homenagem ao facto de deitar os cristãos às feras. tal como este.
só meu grande dinamarquês tinha nome diferente. deixou numerosa descendência. era imbatível. morreu atropelado por um camião.

radical livre

Anónimo disse...

Espero que esteja vacinado contra a raiva. Mas não parece..cão que ladra também rosna e morde.

fado alexandrino. disse...

Estou velho.
Lendo os comentários aqui e no jornal sou dos poucos que acha que a jornalista foi simplesmente malcriada.
Desculpem, acho que estava melhor em casa a engomar camisas.

bA disse...

talvez a rosnar é que a gente se entenda ou no rosnar é que está o ganho, ou quem rosna mais alto é quem manda, ou ora rosnas tu ora rosno eu, ora rosnas tu mais eu, ou finalmente o mundo é dos que rosnam, ou mostra-me como rosnas, dir-te-ei quem és. haverá tantas formas de rosnar como de cozinhar bacalhau, ou não fosse um rosnar português, onde quando rosna um português, rosnam logo dois ou trê, ou os cães rosnam e a caravana passa, ou não rosnam cães em vinha vindimada, etc..., pena, pena, é que os cães não rosnem de facto

Anónimo disse...

E ressona?Já perguntei à f. mas ela diz-me que não sabe.Estou cada vez mais perplexo.Alguém me pode esclarecer?

Anónimo disse...

Tal e qual: é isso mesmo que ele sempre fez, faz e fará: ROSNAR!!!
Não fosse ele o "neuras" como lhe chamavam os +próximos lá no Min.Ambiente. Sim,sim,a alcunha nasceu mesmo lá, no s/gabinete chefiado pelo "da-boa-baptista",o tal que qdo,+tarde foi nomeado Inspector-Geral do Ambiente(pelo Min.Isaltino Morais)escondeu no s/Curriculum Vitae(publicado no DR)os anos em q tomou-conta da XAFARICA do Zé(então Ministro do Ambiente).
E esta heim?Com 1 cínico como este bem pode mantê-lo com seu Adjunto em São Bento ou em qq lugar - é que deve ser mesmo o capacho ideal p/lhe abafar os ROSNOS ou as pancadas com a cabeça nas mesas e paredes!!!ahahahahaha
M.Lino

Manuel Brás disse...

O acto de rosnar
é típico de cães raivosos,
isto de quem anda a enganar
deixa-nos menos maviosos!

Sairá mais um processo?!
Ou será intimidada?!
Este é um país possesso
de democracia trucidada.

O mexilhão honesto
não tem medo da verdade,
vivemos num regime funesto
que não tolera a liberdade!

Perguntador disse...

Fado Alexandrino:
"sou dos poucos que acha"
Ah, sim?
Não será "dos poucos que acham"?

fado alexandrino. disse...

Perguntador disse...

Não sei.
O que sei é que não faltam professor primários na net que em vez de se preocuparem em comentar estão de lápis na orelha a ver se encontram um erro para mostrarem que çabem muito de português e gramática
Para me ensinar prefiro a loira do PS.

Buriti disse...

A resposta da jornalista está de acordo com o nível de língua usado pelo emissor. Só existe comunicação se os interlocutores utilizarem o mesmo código. Com códigos diferentes ninguém se entende.

A linguística, enquanto disciplina, trata destes problemas, dizendo que existe a língua, pertença de uma comunidade, e a fala, realização individual da língua.

Todavia, sendo a língua utilizada a mesma, é importante existir aproximação cuultural e social para que os interlocutores se entendam. Eu não posso utilizar determinado vocabulário ou sintaxe se o meu interlocutor está num outro "lugar". Aqui, refere a linguística aquilo que designa por sociolecto.
Bla, bla, bla...e podíamos continuar a dissertar sobre o tema.
Conclusão, a comunicação existiu; entenderam-se. Há dúvidas?

Cáustico disse...

Nunca poderei compreender a razão que impede que se mande à merda um marmelo qualquer, pelo simples facto de ser presidente da república, primeiro-ministro, ministro, secretário ou subsecretário estado, director-geral, etc.
Todo o ser humano, seja qual for a roupagem funcional que veste, que se comporta de forma indecente, está sujeito a que o mandem à merda. E está com muita sorte, porque podia vir coisa pior.
Ou tal linguagem só serve para os sapateiros, serralheiros, empregados e outros?
Então onde está a igualdade?

joshua disse...

O Neuras Rosnador, que tem todos os departamentos do paleio sempre tão bem controlados nos seus papéis de embair, carece de alguma atrapalhação e descontrolo que o humanizem por alguns segundos, pelo menos.

Aos que menorizem a liberdade da jornalista que reagiu no mesmo tom e timbre vocabular do interlocutor, vão aprender a Liberdade, o Desassombro de Dizer.

Quanto mais imangino que o ranço do respeitinho cagado e da pose hirta mijona ante os nossos representantes se desvaneceram para darem lugar à coragem de perguntar, logo apareco o Fodo Alexandrino e o Diogo Torrado para me lembrarem o esterco mental menor que ainda existe nos costumes e no resto.

Pobre País liliputiano!

fado alexandrino. disse...

Nunca se deve discutir com uma barata tonta.
Para nos compreenderem tínhamos que descer para aquele nível, e lá ganham-nos de certeza absoluta.

joshua disse...

Fado, tu não sabes discutir. Estás isento de elevares ao nível do besouro.