18.4.09

LISBOA E AS TRIBOS DA ESQUERDA


«Há dois meses, numa conversa de ocasião, Jorge Sampaio e José Saramago concordaram que fazia falta uma "frente de esquerda" para impedir Santana Lopes de ganhar a Câmara de Lisboa. Depois disso aparentemente nenhum deles voltou a pensar no assunto. Mas, não se sabe como, foram os dois promovidos a "mentores" de um putativo "movimento de unidade" contra o espectro do "menino guerreiro". Neste "movimento", que não tem um chefe ou mesmo uma pequena comissão directiva (só uma petição on-line), entram alguns políticos na reforma, algumas personagens sem destino, alguns velhos "militares de Abril" (como se costuma dizer), meia dúzia de socialistas que se acham de esquerda e um pequeno molho de "intelectuais" que ressuscitaram inesperadamente para o efeito. À primeira vista, nenhum destes salvadores da Pátria (ou de Lisboa) inspira grande confiança. Júlio Pomar, Carlos do Carmo e Maria Teresa Horta não movem montanhas. Nem Carlos Brito, Vera Jardim e Leonor Coutinho. E muito menos Costa Martins, Martins Guerreiro e Vasco Lourenço. Para não falar do inevitável Sá Fernandes, que está persistentemente em toda a parte. Parece que se abriu por engano uma gaveta de um armário antigo e saiu de lá esta gente esbracejante e desorientada. Ainda por cima, os dois "mentores" já tomaram as suas distâncias. Saramago não quer prejudicar o PC e Sampaio já se declarou "pouco optimista" (...) O PC recusa qualquer espécie de aliança com um PS que "virou completamente à direita" e acha como sempre que o PS se deve emendar. O Bloco, que António Costa descreveu como "um partido oportunista, que parasita a desgraça alheia", com certeza que não anda ansioso por se abraçar ao referido Costa. Ou, para não ir mais longe, a um PC que o despreza e combate. De resto, fora este ódio trilateral, há um ódio comum (e suponho que retribuído) aos "Cidadãos por Lisboa" de Helena Roseta e ao índio sem tribo Sá Fernandes, que não pára de arranjar sarilhos. Vale a pena perguntar qual é o objecto de tantas querelas? Vale a pena perguntar quais são, do PS a Roseta, as grandes diferenças políticas sobre Lisboa? Não vale. A esquerda gosta de se dividir e detestar; e a seguir de sofrer porque se dividiu e se detesta. A "frente" e a "unidade" são uma parte indispensável do cerimonial.»

Vasco Pulido Valente, Público

5 comentários:

Anónimo disse...

Se este pessoal "de esquerda" lamentável vivesse em Espanha fazia parte das revistas "del corazón" e eram vedetas nos programas de bisbilhotices, tipo Cinha e Maya. Aqui, com a camarilha que instalaram na "comunicação" ainda têm tempo de antena.

Que não se vão entender, já sabemos...

PC

joshua disse...

Com um pouco de sorte, Santana é muitíssimo melhor que toda essa fauna dividida e reciprocada nos ódios que nutre.

garganta funda.... disse...

Ainda há dias vi na televisão uma "reunião de cidadãos" com o objectivo de construirem uma "aliança de esquerda" para enfrentarem o Dr.Santana Lopes na corrida às eleições para a Câmara de Lisboa.

Foi deprimente ver aqueles rostos doutro mundo.

Fez-me lembrar o filme "Goodbye Lenine".

Naturalmente que essa putativa "frente de esquerda" não vai concretizar-se, pois como é que o Partido Comunista iria contemporizar com a politica socretina do nrº 2 do PS, o actual edil António Costa (que já disse cobras e lagartos sobre o PC), para além de ter que conviver com os renegados "renovadores" ou mesmo
partilhar o poder com os bloquistas, eternos portadores da doença infantil do comunismo?

Uma coisa é certa: os socretinos e a clientela que orbita à volta deles estão completamente possessos com a possibilidade do Dr. Pedro Santana Lopes vir a ser o próximo Presidente da Câmara de Lisboa.

Essa é que é essa!

José Loureiro disse...

É por isso que não entendo esse fascínio generalizado pelos "grandes projectos" da esquerda. Em tudo no passado terminaram mordendo-se uns aos outros (e se fosse só morder já era muito bom). Não passam de uma gente egocêntrica e narcisica, sem outro rumo que andar ao sabor da inveja. É por esta que faz tanto sucesso entre os seres humanos... e isso deixa qualquer um desiludido.

FranciscoB disse...

Por muito que custe aos mentores e seguidores do "politicamente correcto" PSL fez mais em 4 meses de governo, mesmo acossado por todos os lados, do que Pinto de Sousa em 4 anos...

Infelizmente para Sampaio e companhia, deixaram-no estar 2 anos na CML onde a diferença para Costas, Sampaios e Soares não tem qualquer tipo de comparação.