23.4.09

A BRIGADA DO REUMÁTICO


Os URAP's (esta gente ainda mexe?) estão escandalizados pelo facto de o município de Santa Comba Dão, depois de umas obras, ir inaugurar uma praça com o nome do seu Maior Morto, o António de Oliveira Salazar. O presidente explicou - e bem - que a decisão só revela "maturidade política" e, à ideia de atitude "irresponsável, fascizante e salazarenta" veiculada pela brigada do reumático da URAP, respondeu que "mais fascista" é quem insiste em querer "apagar da memória um homem, que quer se goste ou não, faz parte da história", para além de "estar empenhado em concretizar o Centro de Estudos do Estado Novo, nas antigas casas da família do ditador, em Vimieiro (Santa Comba Dão)." O homem, do PSD, "não é simpatizante de Salazar" e, para ceder um bocadinho ao correcto, "admite que poderia ter evitado a polémica se tivesse optado por divulgar a obra pelo nome que é conhecida (Largo da Praça) em vez de António Oliveira Salazar." Até o Otelo concorda. E o Medeiros Ferreira tempera. É tempo de crescermos um bocadinho. Sem fantasmas.

11 comentários:

vasco disse...

Largo da Praça seria bem mais interessante. Não gosto deste costume infeliz e bem provinciano (ou reverencial) de dar nomes de pessoas a ruas, praças, pavilhões - sejam elas quem forem, note-se.

Celebrar os zezinhos da terra desta forma é deprimente, e perdem-se nomes mais bonitos que deveriam fazer parte do nosso património colectivo. De resto, não tenho opinião formada sobre o assunto do post e tanto se me dá como se me deu: nasci na cultura errada.

Nuno Castelo-Branco disse...

Ainda há um ano, um canalha qualquer de uma autarquia no Alentejo, deu o nome de uma rua ou praça, ao assassino Buíça. Ninguém tugiu nem mugiu, aparte os monárquicos. Qual é o problema então com o Salazar?!

Anónimo disse...

já não há cú para tanta conversa sobre um homem que mergulhou este país num miserabilismo mental que ainda hoje pagamos.
Morreu, que descanse em paz e não nos infernize mais do já faz.

VANGUARDISTA disse...

O QUE SE VAI INAUGURAR É APENAS A "REQUALIFICAÇÃO" (NOVO ARRANJO) DA PRAÇA QUE, HÁ MUITO TEM O TOPÓNIMO DO MAIOR, MAIS SÉRIO, HONESTO, HONRADO, EFICAZ, INTELIGENTE, DEDICADO, LABORIOSO SERVIDOR DA PÁTRIA, ETC. ETC. ........... ESTADISTA PORTUGUÊS

URAP disse...

Esta URAP alberga "combatentes antifascistas" com muitos telhados de vidro, no que diz respeito a valores relacionados com liberdade e democracia. A começar pelo Coordenador do Conselho Directivo da URAP, Aurelio Santos, que fez a maior parte da sua carreira antifascista aos microfones da Radio do PCP designada por Radio Portugal Livre. Esta radio emitia para Portugal a partir da Romenia, então subjugada pela ditadura de Nicolai Ceausescu (a mais repressiva e corrupta de todas as ditaduras comunistas da antiga Europa de Leste). Aurelio Santos, a voz da Radio Portugal Livre, viveu longos anos neste país martirizado, como protegido do regime comunista de Ceausescu. Assistiu pessoalmente, durante anos a fio, à brutal repressão exercida sobre o povo romeno pelo Partido Comunista de Nicolai Ceausescu e pela sua policia politica e á corrupção que grassava na Romenia. Não consta que Aurelio Santos, durante os muitos anos em que viveu na Romenia, alguma vez tivesse levantado publicamente a voz em defesa do povo romeno contra aqueles que o martirizavam...
http://www.contraofascismo.net/texto4.html

Que credibilidade tem um homem que apoiou, e beneficiou, de um regime como o de Nicolai Ceausescu, para falar em liberdade?

fado alexandrino. disse...

Sobre este assunto, coloquei no meu blog a minha opinião.
Aproxima-se, tanto quanto possível, da do dono do blog.
Talvez que a única diferença seja que eu fui "descolonializado".

fado alexandrino. disse...

vasco disse...
Muito bem dito.
Aquelas plaquinhas que toda esta gente deixa colocar "Inaugurado por Sexa ..." devia envergonhar quem as descerra.

Anónimo disse...

Mas que diabo é a URAP? E o que são URAPs? Que bicho é este? Esclareçam-me porque não sei o que raio é isto. Não deve ser coisa boa...

Para o anónimo das 6:02 pm que diz que "já não há cú para tanta conversa sobre um homem que mergulhou este país num miserabilismo mental que ainda hoje pagamos".

My friend, o que vamos pagar com muito sacrifício é a miséria economica, social e financeira que, em especial os últimos 13 anos nos trouxeram. E estes últimos 4 foram de arrasar. Quem manda um povo (?) "arriscar" num parolo "bem vestidinho"?

Quanto ao Largo da Praça, concordo com o Vasco. A sociedade portuguesa é um atraso de vida. Mas se temos avenidas "Salvador Allende", "Agostinho Neto" e "Amilcar Cabral", não vejo razão para que não haja ruas, praças e avenidas Salazar. Qualquer dia vamos ser inundados por parques, praças, avenidas, ruas e becos "Mário Soares"...

PC

Anónimo disse...

Esse Nuno Castelo Branco é um completo estupor.

URAPista disse...

União de Resistentes Antifascistas Portugueses. É isso a URAP.
Vale sempre a pena recordar o video da recepção que a população de Santa Comba Dão lhes deu, quando há uns tempos atrás resolveram ir até lá em excursão "combater o fascismo e as forças da reacção".
http://www.youtube.com/watch?v=2PZZuEPhb1M&feature=related

Uma coisa é certa. A Santa Comba Dão a URAP não regressa. Não se querem voltar a expor a uma situação semelhante a esta.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11.07:
"My friend, o que vamos pagar com muito sacrifício é a miséria economica, social e financeira que, em especial os últimos 13 anos nos trouxeram. E estes últimos 4 foram de arrasar. Quem manda um povo (?) "arriscar" num parolo "bem vestidinho"?"

Provavelmente o mesmo povo que se excita de contentamento por se ir inaugurar uma praça com o nome de Salazar no dia em que o antigo regime caiu de podre.
Não há efeitos sem causas.