30.12.08

PARA LÁ DO SITUACIONISMO


«Temos quem nos defenda e quem defenda a democracia.»

Francisco José Viegas, A Origem das Espécies

12 comentários:

Anónimo disse...

Oxalá tenha percebido a qualidade da gente a quem está entregue o futuro do País (ou do que resta dele) e actue em conformidade sem quaisquer cedências. De resto, face ao cenário que se tem vindo a desenhar e aos intérpretes da peça, tudo o que se está a observar é de uma linear coerência.

Anónimo disse...

Mais inteligível desta vez, a declaração de Cavaco sobre a promulgação, a contragosto, do Estatuto dos Açores, foi a assumpção da sua impotência presidencial. Só lhe resta mesmo a «bomba atómica», chamada dissolução da AR, mas apenas para usar em caso extremo - nomeadamente se houver um Governo Santana Lopes por perto. O PR adjectivou, como nunca antes tinha sido visto, falou em «absurdo», «lealdade» e «interesses partidários». Disparou em todas as direcções e certamente que alguns dos «tiros» iam para Sócrates. O casamento entre Belém e S. Bento, ou a «cooperação estratégica», como pomposamente foi chamado, não acabou, mas, como a democracia, ficou muito «abalado». O que foi não volta a ser. E dia 1 de Janeiro há mais recados na tradicional mensagem de Ano Novo do Presidente. O voto dos imigrantes e o OE 2009 são os próximos conflitos em perspectiva, num ano em que os portugueses serão convocados para ir às urnas em três ocasiões.
Tenho o feeling que o panorama político vai, nos próximos meses, tornar-se mais apetecível do que as habituais (e já enfadonhas) tricas do futebol. Um duelo Sócrates-Cavaco pode vir a ser tão ansiado pelas massas como um derby Benfica-Sporting.

Anónimo disse...

Ate ao momento nao me parece ter sido defendido de nada... so bla...bla...bla...e a festa continua....

Anónimo disse...

O âmago de tudo isto é afinal muito simples.
Cavaco Silva segue a tradicional estratégia de fazer um primeiro mandato eleitoralista,tentando agradar a Deus e ao Diabo,para que este não desencadeie nenhuma guerra que cause danos no seu projecto.

Acontece que enganar o Diabo não é fácil,veja-se o caso do próprio Deus que ainda não conseguiu dar-lhe cabo do canastro.
Como,isto temos que assumir,os jornalistas neste país têm horror à verdade e jogam um papel muito sujo,as circunstâncias não são favoráveis a quem emprega métodos que obedecem às regras da moral.

Assim a estratégia Socretina de entalar o Presidente da República entre fazer de tigre de papel ou dissolver aquele antro de malfeitores a que chamam AR,parece levar vantagem.

Se aceitar ser um animal doméstico,o PR perderá o prestígio e certamente a reeleição para um candidato da Frente Unida da esquerda parasitária.

Se dissolver aquele tumor maligno,ver-se-à o polvo Socretino surgir como mártir na imprensa que jaz na quase totalidade a seus pés de cú para o ar.

Aceitando como tese que este povo é zarolho,ignorante e fácilmente manipulável pela desinformação que vem da esquerda,uma vez que durante 30 anos foi-lhe implantado um chip com a matriz respectiva,também não será difícil perceber que as núvens não deixarão o horizonte tão cedo.
A tudo isto acresce o infinito poder financeiro do PS que dispões agora do quase total domínio da Banca e dos seus Off-Shores secretos.

A palavra deveria agora estar do lado da oposição se a houvesse.

Desta forma o PR está só contra o Polvo e a sociedade portuguesa nem um punhado de homens honrados tem para oferecer a esta luta por onde passa o futuro da nação.

Anónimo disse...

não nos apoquentemos.

já todos nos apercebemos que o sr. primeiro ministro socretino e o rebanho estratégico que o acompanha, espera e desepera por eleições antecipadas.

carregar o fardo de chorrilho de asneiras e mentiras até meados de setembro/outubro de 2009 é carrada em demasia para a sua caminete.

picou com o pacote açoriano e segue-se a seguir o oe que certamente cavaco irá, em mensagem natalícia, exigir rectificação.

aí até pode ser que lhe dê um ai e daí resulte alguma disfunção eréctil em resultado do stress pós traumático que o leve a bater com a porta.

a ver vamos mas que o homem merece morrer na praia, não tenho quaisquer dúvidas.

aceitem os meus respeitosos cumprimentos e se não nos vermos até 2009, um bom ano e de perferência sem gente deste calibre.

VANGUARDISTA disse...

Nem nós, nem a democracia, queremos ser defendidos, e muito menos, pelo Prof. Cavaco Silva.
O Prof. CS vai agora começar a mostrar quem realmente é e como funciona ao sabor da "vendetta" das frustrações que o Gen Eanes primeiro,Soares depois, o PSD, os bloqueadores da ponte, os jornalistas e o "bolo rei", e no fundo, todos nós lhe causámos, com a derrota nas legislativas e depois nas presidênciais contra o (equivoco)Sampaio.
Já ninguem se lembra do jovem Cavaco Ministro das Finanças de Sá Carneiro e da imagem providêncial e profetica que alguns e ele fazia dele próprio ?... uma quase reencarnação de Salazar.
Tantas espectativas sobre ele, e dele sobre si mesmo, redundaram num enorme buraco e numa ilusão que hoje começamos a pagar dolorosamente.
Tudo porque o Prof. C.S. nunca se engana e raramente tem dúvidas.
A vingança serve-se fria!
O problema é que vamos todos pagar por isso e calha na pior altura.

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com Corrado Cattani.

Nuno Castelo-Branco disse...

O mais curioso disto tudo, é o cumprimento absoluto do círculo vicioso a que a república nos habituou. Quando cavaco acusava Soares de ser uma "força de bloqueio", jamais pensou neste momento, em que os seus adversários (?) o podem acusar exactamente do mesmo, tenha ou não tenha ele razão.
Outro aspecto que me parece relevanteconsiste na eterna espera do tal homem providencial que salvará o porvir da Nação. Como podem ainda pensar nisso? Da forma como a sociedade está organizada, com o poder cada vez mais difuso e partilhado pela informação, grupos económicos e dependências partidárias, é um cenário muito improvável, senão impossível. Cavaco cumprirá o seu mandato e por agora acalmará, pois deve querer ser reeleito. Para quê, é o que pergunto. O que terá aquele lugar de especial, para congregar tanta força de vontade e sacrifício? Elucidem-me, porque suspeito tratar-se apenas de uma mera questão de VANITAS!

Anónimo disse...

O PR deveria ter demitido o aldrabão quando se descobriu que o diploma é falso.
Que se pode pois esperar dum indivíduo deste jaez?
Onde se viu uma nação governada por um energúmeno sem escrúpulos não causar anticorpos a sector nenhum da sociedade?

Já ninguém se recorda da maneira ínvia e manhosa como este crápula resolveu a questão dos aterros sanitários quando fazia parte daquele governo Guterres de triste memória?

Anónimo disse...

Leio os comentários e chego a uma conclusão, o povo portugues é mesmo muito esquecido,então agora o srº Cavaco já é bom? Então porque não o deixaram ficar mais tempo? Tipo Salazar,Eu não me esqueço com muita facilidade, por isso desde que á eleições a ultima vez que votei foi á anos, P. Republica saídos dos partidos? nem um eu votei e nem voto, ou se eles entregarem os cartões deixam de ser o que eram? Um médico se entregar a carteira de médico deixa de o ser?

Anónimo disse...

Neste momento, uma medida de dissolução da Assembleia da República por parte do PR creio que só beneficiaria o sr. Pinto de Sousa e o PS. Mas pode ser que daqui a dois ou três meses o Sr. Pinto de Sousa comece a recear tal medida, porque não estou a vê-lo manter o mesmo nível nas sondagens que possui actualmente. É que a crise bateu à porta e para quem nos dirige com pura demagogia é provável que doravante as coisas lhe comecem a correr para o torto.

Uma questão: - por que motivo o Sr. Presidente da República não pediu a fiscalização preventiva da norma?

Dá que pensar...

Viajantis disse...

Porque não deixou ele o diploma na gaveta.... (um vetito de gaveta...) em vez de vir com aquele ar de quem acabou por aceitar uma coisa inaceitável?
Então se não é aceitável...porque aceita?
Enfrentar o touro de frente e agarrá-lo pelos cornos.
Falta gente com garra e pujança na politica (activa).
Onde andam eles???
Assim, não andamos para a frente.