19.12.08

CELEBRAR O QUÊ?


Mais uma sondagem para a salivagem dos comentadores e da "média" dos media. Aliás, o texto que a apresenta é, desde logo, uma pérola de "isenção" e "objectividade". Depois, e para quem tiver paciência, o Pedro Magalhães mostra os detalhes. E os detalhes revelam o que já se sabia. Para 60% dos inquiridos, o governo é "mau" ou "muito mau". Vinte por cento não sabe se há melhor alternativa, mas 56% acha que não há e 64% dos eleitores entende que a relação entre o governo e o PR é "boa" ou mesmo "muito boa" ,e mais de metade (55%) que não piorou este ano. Para o ano, pensa-se que fica "na mesma" (51%). Importante é verificar como os eleitores ouvidos, ao contrário dos babosos dos "comentadores", vê a relação de Cavaco com o governo: cerca de 56% deles olha para o PR nem como "aliado" nem como "opositor" de Sócrates. Isto é, independente o que é reforçado na pergunta seguinte em que 60% olha para Cavaco como alguém que não favorece nem as "ideias de direita" nem as "ideias de esquerda". Todavia, os inquiridos (64%) pretendem um PR "mais interventivo". Quanto à vida propriamente dita, mais conhecida por "economia", 90% vê-a "má" ou "muito má", que piorou (71%) e que ainda vai piorar mais (57%). E o ano que termina, como foi para os inquiridos? Foi pior (57%). E o país? Está pior do que em 2007 (77%) e 2009 anuncia-se mau para os inquiridos e respectivas famílias (56%) e pior para o país (66%). As duas únicas coisas (e, mesmo assim, magramente) que os inquiridos supõem que podem "melhorar" em 2009, são a saúde e a justiça. O resto - situação internacional, educação, equilíbrio das finanças públicas, situação económica e. sobretudo o emprego - piora. No meio desta devastação, o que vai ser "comentado" é que a dra. Leite não medra, que o PSD "cai a pique", que o ubíquo dr. Portas "cresce" para uns fantásticos 4% e que o PC e o Bloco "valem" quase 20% juntos. E, claro, que Sócrates é maravilhoso e a "alternativa" de si próprio mesmo com nota 9, numa escala de 0 a 20, na qual só Cavaco tem "positiva". Celebrar, pois, exactamente o quê? A esquizofrenia nacional?

8 comentários:

Anónimo disse...

E de que ou quem, mais iriam eles falar, João ? Ó homem, o quadro é péssimo toda a gente sabe. O que se faz perante uma coisa assim? Tenta-se dar a volta, que é o que Sócrates, aparentemente, tem tentado fazer (bem ou mal não vem ao caso). O chato, até você concordará, é que apesar de toda a gente ter louvado a concorrência, e reverenciado longamente a "conhecida competência e rigor técnico" da Ferreira Leite, o "peso" do Borges, quando chega a altura da verdade, nem sombra de ideias, uma luzinha que seja, a sombra de uma alternativa. Niente, rien, nikles. Tudo o que até agora ela mostrou foi o estilo setecentista do Rangel e, depois de ter dito cobras e lagartos dele, o Pedrito para Lisboa. Sabe que mais João ? Vou ali e já volto.

Anónimo disse...

Gostava muito de saber qual é o critério de transformação dos votos brutos em votos ponderados! Na sondagem de Maio da Marktest o PS tem 15,7 de votos brutos transformados em 33,0 de ponderados, e o PSD 16,4 de brutos que passam a 32,0 de ponderados. Até que ponto é possível fazer batota nas sondagens (para além da óbvia batota nos comentários)? Até que ponto a pressão do governo sobre os media se poderá, ou não, estender às empresas de sondagens?

Anónimo disse...

Afinal tudo mais na mesma...Grande productividade...Nao ha nada fazer?E temos sorte que se fosse com o onstancio a coisa ia as milesimas...

joshua disse...

Nem espectáculos nem sondagens salvarão o rebentamento próximo de todas as decepções e da soma de todos os pequenos titanic privados e familiares.

Na voragem, vai rebolar para a margem da história o Sócrates mais as suas pretensões de cagar charme e pose e sorriso idiota todos os dias através de todas as TV, de todos os Jornais, de todas as Rádios completamente ao arrepio da realidade e com insultuosa preservação dela.

A tia Manuela e o Tio Sócrates nunca por nunca borrarão as mãos e contaminarão o Armani ou o tailleur com Povo, mas o Povo far-lhes-á a folha política.

Anónimo disse...

por ordem do ministério da propaganda nacional-socialista a censura exerce-se na comunicação social.
qualquer politico que apareça a dizer o que quer que seja é lançado à água etransformado em "boi da piranha".
as ditaduras e ditadores necessitam da censura e propaganda da esconder a sua fraqueza, a falta de valor.

radical livre

Anónimo disse...

Ex.mo Senhor Doutor João Gonçalves: importa-se de não repetir imagens chocantes como essa no seu blogue?
Obrigado.

caozito disse...

Chamar-lhes nomes não resolve mas ... alivia : CANALHADA FRACA.

osátiro disse...

na realidade, a imagem asquerosa predispõe "ab initio" o leitor para menosprezar o post- aliás, de excelente perspicácia! Qto ao resto, mais um título-frete ao socratismo e, em especial, ao menezismo (em k se transformou o JN) ao nível rastejante, invertebrado e jacobino dos media nacionais.