22.10.07

POLÓNIA


Não vão faltar na Europa contentinha as vozes de regozijo pela derrota do gémeo polaco que era primeiro-ministro. A D. Teresa de Sousa já deve afivelado ou estará a afivelar mais uma das suas crónicas "isentas" sobre a Polónia, depois de recuperada da baba que verteu pelo "acordo de Lisboa". E, como ela, outros cronistas e comentadores do regime seguirão o trilho da Europa "plasticina" que eles inventaram e cujo artificialismo se irá pagar bem caro daqui a pouco tempo. A Polónia ficou agora nas mãos de um senhor que é um misto de Barroso com Guterres. Ou seja, parece um "liberal" pragmático como o primeiro e promete o céu e a terra como o segundo, sem medir as consequências da ilusão. O gémeo presidente já avisou o cavalheiro como é que vai tratar o seu evangelho. A Polónia, do prisma geopolítico, é um dos mais fascinantes países desta Europa macrocéfala que, estupidamente, não pára de crescer. Nunca foi bem percebida e foi intermitentemente humilhada, ora por um lado, ora por outro. Se este sr. Donald imagina que vai diluir o "orgulho" polaco no "europês" em vigor está muito enganado. Assunto a seguir.

11 comentários:

César disse...

Quanto a mim, tratou-se do mais elementar "saneamento democrático"... uma maneira cada vez mais europeia de ver a coisa. Vamos lá a ver como lhes corre...

Anónimo disse...

Hoje, no DN, o Prof. Freitas do Amaral tece um vasto e emocionado encómio à «Ínclita Geração» do «Tratado de Lisboa».

O Novo Hino :

http://www.youtube.com/watch?v=dHpSCHxb780

joshua disse...

Ó João, tudo muito lindo, mas sinceramente os manos polacos parecem estrunfes, têm ar de duendes verdes e não é com o seu messianismo bicéfalo, regidista e nacionalista, que os desígnios da fascinante Polónia se salvaguardam.

Falta dizer que têm cara-de-cu. E a Europa precisa é de Rostos de Gente.

Anónimo disse...

Isto ~já não é União Europeia!1 É, antes Desunião Completa!!!!

Anónimo disse...

Na Polónia todos os políticos são gémeos.

Anónimo disse...

A Polónia devia servir de exemplo para os Suiços. Mas estes não fazem parte da UE.

Anónimo disse...

Vi há alguns anos atrás um filme dos anos 40, creio, americano, que me foi apresentado como uma obra bizarra e interessante da terra do cinema.

Num cinema que cultivava o "glamour", mesmo quando se apresentava "gangsters", encontrava-se essa obra que tem por título "Freaks". Não recordo o nome do realizador e os actores eram todos gente bizarra e desconhecida, apesar de humanos. Resta acrescentar que a acção se passava num circo.

Olhando para esta Europa, temo estar a ver uma "reprise" dessa fita.

Anónimo disse...

Eu estou contente.Não vejo futuro para a Polónia fora da UE! Tal como para Portugal.Belos países mas sempre com a miséria por companheira.

Veio no momento certo, na altura em que os fundos escorrem.Com sorte, a Polónia será, daqui a cinco anos, tão europeíta quanto Portugal!

Anónimo disse...

O melhor da Polónia são, de facto, os canalizadores ... polacos!

Anónimo disse...

Mas a sério:nenhum temor quanto à memória do Grão Ducado de Varsóvia? E não me refiro sòmente ao que terminou em1918..

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Anónimo das 11:09 PM. O melhor da Polónia são os canalizadores (como o que figura na foto) e operários de profissões congéneres. Deixem-nos emigrar, tanto mais que já somos todos UE. Agora os gémeos, NUNCA!!!