15.6.07

O COMENDADOR E A ESTÁTUA

O sr. Berardo já tinha "comprado" parte da "cultura" à prof. ª Pires de Lima e ao soba Mega Ferreira. Pires de Lima entretanto sumiu desde que foi avistada no camelo e Mega está com o dr. Costa. Agora Berardo quer comprar o Benfica e, quem sabe, amanhã o país que parece cada vez mais uma loja do "tudo a €1"- O comendador já não é apenas comendador. É o comendador mais a respectiva estátua.

12 comentários:

Anónimo disse...

É o Portugal Kultural!

Anónimo disse...

Como leitor atento aquilo que se vai passando, gostaria de tecer algumas considerações acerca do novo aeroporto de Lisboa.
Há quem defenda e teime em fazer o aeroporto na Ota.
Há quem defenda e teime que em qualquer local menos no Ota.
Há quem de defenda e teime que a Portela está para durar muitos anos.
Há quem diga que se vai gastar demasiado dinheiro quando ele faz falta para tanta coisa.
Afinal em que ficamos?
Quer queiramos quer não, o nosso futuro está no turismo. O resto é apenas paisagem.
Como tal, um aeroporto é absolutamente necessário. Onde? Não sei pois não sou especialista em aeroportos, embora perceba alguma coisa de aviões pois trabalhei neles alguns anos.
Neste país de chicos espertos não falta quem dê palpites sobre qualquer assunto. E viva o chico espertismo.
Pelos números que tem vindo a lume o aeroporto poderá custar 3 mil milhões de euros.
É muito dinheiro. Mas desse dinheiro, muito será para pagar impostos, IVA, IRC impostos sobre produtos petrolíferos, sobre veículos, etc. Quem trabalhar na sua construção também irá pagar os seus impostos. Também irá gerar muitos postos de trabalho durante vários anos pelo menos durante a sua construção.
Será uma obra que irá dar um grande impulso ao país. Os entendidos nessa matéria
sabem que isto é verdade.
Serve esta minha introdução para dar umas dicas e para fazer lembrar aqueles mais esquecidos sobre alguns factos que se passaram há poucos anos atrás.
Em 2004 quando sua Ex.ª o Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Portas, assinou um contrato para aquisição de submarinos no valor de 770 milhões de Euros, que se passou? Nessa altura a NATO considerou um desperdício o investimento de centenas de milhões de euros na compra de submarinos novos para a Armada portuguesa,
A NATO recusou, em Novembro 2004, um pedido da Marinha portuguesa para que esta organização aliada apoiasse e justificasse a compra dos submarinos. Alguém é capaz de explicar as vantagens destes submarinos? Servirão para apagar incêndios nas nossas florestas? Concerteza que os almirantes e algumas dezenas de marujos que serão os tripulantes destes navios têm os seus argumentos. Compram-se submarinos para não mandar para o desemprego algum almirante e alguns escolinhas?
Portugal tem pouco dinheiro e o pouco que tem, 770 milhões foram desperdiçados na compra de submarinos. Para quê? Para defender as Berlengas? Ou para José Sócrates mandar atacar as Malvinas – perdão – a Madeira do Sr. Cardoso Gonçalves (leia-se João Jardim).
E o Centro Comercial de Belém? Quanto custou e quanto continua a custar ao erário público? Onde foi que houve o debate sobre o local mais adequado para a sua construção? De quanto milhões de contos foi a derrapagem entre o valor orçamentado e o custo final?
E a teimosia de Ferreira do Amaral sobre o local da construção da ponte Vasco da Gama. Terá sido o melhor local o da sua construção? E onde foi feito o debate sobre a sua localização?
E sobre a Expo 98 que o Sr. Cardoso e Cunha dizia que se pagava a si própria. Será verdade que assim foi? Quanto custou ao contribuinte as megalomanias do governo de Cavaco Silva?
Que me lembre em nenhuma circunstância se ouviu tanto ruído (excepto no buzinão na ponte 25 de Abril) como se está agora a ouvir com o novo aeroporto. Atenção, eu não estou a defender a Ota. A única coisa que tenho na Ota é algum suor do tempo que por lá passei na base aérea quando cumpri o serviço militar
Outro assunto: Alguém se lembra das contestações que foram feitas quando Leonor Beleza (ministra da saúde de Cavaco Silva) encerrou mais de CEM unidades de partos em estabelecimentos hospitalares?
Não sou advogado de defesa governo nem concordo com muita coisa que está a fazer. Mas que há uma conspiração contra ele lá isso há
Concluindo; tenho a dizer que este governo tem muito a aprender com o PSD, que mesmo que minta consegue passar a mensagem de que é verdade e que os mentirosos são os outros. Consegue ter uma argumentação mais eficaz e mais ruidosa.
Outra conclusão é que em Portugal não se consegue fazer nada sem haver autoritarismo. É assim com Sócrates, foi assim com Cavaco só se consegue fazer alguma coisa com pau na mão. São ainda os resquícios do Tonho das botas de Santa Comba.

Anónimo disse...

Já fez um "negócio da china" com a sua colecção de arte e o ccb agora vai para a bola... tá certo!

R disse...

Portugal está em saldos...

Anónimo disse...

Porque é que o Berardo não compra logo de vez o Partido Socialista, e nos alivia desta praga de chatos, sanguessugas e carrapatos ?

Mar Arável disse...

SE COMPRAR O BENFICA - COMPRA

A NAÇÃO.

NÃO QUERO ACREDITAR

Anónimo disse...

Berardo virou-se, da arte moderna e contemporânea, para as antiguidades (SLB e repectivos títulos).
Boa sorte!
Desde que o FCP continue a ganhar... Nós somos mais arte contemporânea...!

Anónimo disse...

Há uma enorme propaganda no país -deve ser para o exterior ( leia-se resto do mundo ) - para dar a conhecer que estamos no topo, em todas as actividades, em especial na financeira.

A comunicação social, mal escrita e mal falada, atormenta-nos a toda a hora: Jardim Gonçalves quer controlar milhões; Teixeira Pinto não deixa os milhões; Ota custa muitos milhões; TGV custa centenas de milhões; isto e aquilo valem milhões; Berardo entrega quadros a Pires de Lima no valor de milhões;Berardo compra acções do SLB correspondente a milhões; enfim, milhões para ali, milhões para acolá, e eu pergunto: onde foi essa gente arranjar tantos milhões ? E, já agora, quem souber, por favor, diga-me: o que são milhões.

É que eu e mais 99% dos portugueses pouco mais recebe, ao fim do mês, do que o salário mínimo e ... nunca há milhões !

... Nunca há milhões mas ... há coisas fantásticas, não há ?

xcharissa

Anónimo disse...

“…O plutocrata não é pois nem o grande industrial nem o financeiro, é uma espécie ser híbrido, intermediário entre a economia e a finança; é a “flor do mal” do pior capitalismo. Na produção, não é a própria produção que lhe interessa, mas a operação financeira a que ela dará lugar; na finança, a administração regular dos seus capitais também não lhe interessa, mas antes a sua multiplicação, graças a acrobacias ousadas contra os interesses de outrem. O seu campo de acção está fora da produção organizada de não importa que riqueza e fora da circulação normal dos capitais em moeda; não conhece os direitos do trabalho, nem as exigências da moral, nem as leis da humanidade. Se funda sociedades, é para beneficiar dos seus lucros e passá-las a outrem; se obtém uma concessão gratuita, é para voltar a ceder já como um valor; se se apodera de uma empresa, é para que esta suporte as perdas que outras lhe fizeram sofrer. Para chegar a isto, o plutocrata actua no meio económico e no meio político usando sempre o mesmo procedimento: a corrupção. Porque esses indivíduos, a quem alguns concedem também o título de grandes homens de negócios vivem precisamente de três condições realizadas nos nossos dias: a instabilidade das condições económicas, a falta de organização da economia nacional, a corrupção politica …”

“ o financeiro …. pode fazer intervenções deslocadas na vida económica e arrastar na sua esteira muitos valores que lhe foram confiados ou o acompanham nessas operações. Quando joga, deixa de ter interesse para a economia; podemos dizer que está já fora da sua função.”

Adivinhem quem escreveu isto e quando?

Um dia, com tanta OPA hostil e amigável, tanto malabarismo económico, tanta jogada de bastidores, mesmo por mero erro (porque errar é humano) ainda um destes mediáticos senhores da finança nos mete numa grande alhada, isto se não for mesmo um novo “Alves dos Reis”, porque também os há, como sempre bem apessoados, a fazer uma grande tropelia.
R.A.I.

Anónimo disse...

O Doutor Salazar dizia que a "Plutocracia era a flor do mal do capitalismo", devendo o Estado limitar a sua acção. A plutocracia (o governo dos ricos e dos poderosos) deve, efectivamente, ser controlada pelos governantes. De acordo com os últimos indicadores da UE, Portugal é dos países que revela maiores asssimetrias na distribuição da riqueza, havendo, por essa razão, cada vez mais ricos e também mais pobres. O comendador Berardo o homem com as habilitações elementares exigidas pelo antigo regime, prospera nesta sociedade do laisser faire, laisser passer.O mérito não é só dele, evidentamente.
josé rocha

Anónimo disse...

Salazar, Salazar, Salazar !

Brinco um pouco, mas é bem verdade o que ali [acima] está dito.
Hoje já se fala com insistência numa perigosa, talvez perigosíssima internacional «bôlha financeira».
E agora - adivinhe-se - quem o diz ?
Estão vendo ? As inimagináveis ironias que o destino nos prega !

Anónimo disse...

Eu quero umas leis só para mim...os outros que se desenrasquem.... eu quero uma estátua no cimo da árvore mais alta da minha terra, eu quero uma bandeira com o meu nome na praça do imperio em Lisboa.... eu quero tudo o que tinha de bom e me roubaram os democratas.... eu quero uma cadeia para poder espiar uns tantos.... eu quero ser bufo pra ganhar algum mas não sei a quem bufar... talvez à classe política mas com esses não me entendo. Aliàs seus políticos dementes: políticos somos todos os que nos interessamos pela coisa pública, não sabiam seus arrebatadores de consciências? Nunca leram filosofia? Andam distraídos a coleccionar cursos superiores ser lerem nada. Quem pensam que enganam. Isto estoira em breve. Tribunais militares já....