20.4.07

A NOVA CABALA


No avião em que regressei de Paris, na segunda-feira, vinha Mário Soares. Sozinho, sóbrio na elegância dos seus oitenta e tal anos, Soares lia os jornais franceses. Provavelmente está deliciado com Ségolène Royal, uma mulher bonita e uma nulidade socialista típica dos tempos modernos. Custa-me observar como Soares se recusa a entender a verdadeira natureza do seu actual sucessor à frente do PS. Um homem que nos ensinou que o poder não era tudo, que não se muda o outro contra a sua vontade e que a vida existe para ser vivida em liberdade - com prazer e sem autoritarismos histéricos - não pode estar com o deserto humano e político representado pelo actual primeiro-ministro. Pior. Ao elogiar o governo como o fez na cerimónia dos 34 anos da fundação do PS, Soares solidarizou-se, entre outras coisas, com a "política do espírito" do dr. Santos Silva, com dois manifestos erros de casting como Pinho e Lino, com a azougada Pires de Lima e, finalmente, com a duplicidade de Sócrates. Sócrates esmagou politicamente Soares nas presidenciais - servindo-se miseravelmente dele quando, ao início, Soares imaginava que era ele quem se ia servir do pretty boy - e a noite passada Sócrates serviu-o gelado aos militantes atentos, venerandos e obrigados que, certamente embasbacados pelas cadeiras do poder, aplaudiram de pé o velho "leão". Acontece que discursos como os de Soares já Cavaco anda a fazer desde que tomou posse, o que torna ainda mais patética a intervenção do ex-pai da pátria, humilhado literalmente por estas duas figuras gradas do actual regime. Mário Soares é dos poucos homens que não precisa do regime para nada. E muito menos precisa de fazer fretes do género "Sócrates, coitadinho, és tão bonzinho e estás a ser vítima de uma cabala", recordando o defunto camarada Ferro cuja tese da "cabala" acabou como se conhece. Como nas palavras indecifráveis de Maurice Blanchot, Soares colocou-se definitivamente no pas au-delà. Acho que nem ele soube bem o que quis dizer.

5 comentários:

Anónimo disse...

José Medeiros Ferrera nos «Bichos» :
- «A PJ e o DIAP levaram a sério as actividades de grupos de extrema-direita em Portugal e apreenderam armas nas buscas que efectuaram nas últimas horas.Que dirão a isto os passa-culpas do costume?»

Até dá a impressão que a extrema-direita é mais burra do que Medeiros Ferreira.
Ó José ... francamente.

António P. disse...

Estar a diminuir Soares dizendo que " nem ele soube bem o que quis dizer" nem parece seu João Gonçalves.
Soube e mais uma vez a sua intuição leva-o a estar do lado em que muitos não querem estar.
Bom dia

Anónimo disse...

Soares=Sócrates e Sócrates=Soares! Estão mesmo bem um para o outro!!!
Soares sempre se serviu de nós todos! E serve-se de quem ele muito bem quiser....desde que....o sirvam como ele deseja!!!

Carlos Sério disse...

Muito bem observado, parabéns pelo post.

Anónimo disse...

Santa ingenuidade! Então o nosso Marocas não sabe o que foi dizer?
Isso só de quem não lhe fareja a pinta!
O dito cujo sabe muito bem o que foi fazer ao jantar de desagravo do - é que não é, talvez seja ou se calhar nunca foi - engº PM ( PM oxalá que nunca tivesse sido, mas também já só faltam 2 anitos, que isto de sondagens não me convencem, até porque nunca fui "sondado"...). É só somar 2 + 2. E não me digam que não tem nada a ver com interesses mais ou menos camuflados em determinados terrenos situados numa determinada localidade ( não me recorda agora o nome, só me lembro que tem 3 letras, a primeira é um O e a última um A ) onde parece que vai ser construída mais uma obra faraónica cuja principal serventia vai ser a de encher ainda mais os bolsos a certos compadres...