20.4.07

A FLOR DO MAL

O Doutor Salazar não passou pela infelicidade de ter conhecido o dr. Pina Moura, futuro "patrão" nacional (?) da TVI, e outras criaturas nada subestimáveis do regime, aliás, todas espalhadas por esta ou aquela empresa pública ou ex-pública. Ao pé desta gente, o dr. Manuel Pinho é um anjinho incipiente e removível. Todavia, com setenta anos de antecipação, recortou-lhes perfeitamente o perfil.

"O plutocrata não é, pois, nem o grande industrial nem o financeiro: é uma espécie híbrida, intermediária entre a economia e a finança; é a "flor do mal" do pior capitalismo. Na produção, não é a produção em si mesma que lhe interessa, mas a operação financeira a que pode dar lugar; na finança, a administração regular dos seus capitais não lhe interessa demasiado, mas sim a multiplicação graças a acrobacias contra os interesses alheios. O seu campo de acção está fora da produção organizada de qualquer riqueza e fora da normal circulação dos capitais em dinheiro; ele não conhece nem os direitos do trabalho, nem as exigências da moral, nem as leis da humanidade. Se funda sociedades, é para usufruir dos seus bens e passá-los a outros; se obtém uma concessão gratuita, é para a revender já como um valor; se se apodera de uma empresa, é para que esta suporte os prejuízos que outras o fizeram sofrer. Para chegar a isso, o plutocrata age no meio económico e no meio político usando sempre o mesmo processo: a corrupção. Estes indivíduos, a quem alguns chamam também grandes homens de negócios, vivem precisamente de três características dos nossos dias: instabilidade das condições económicas, falta de organização da economia nacional, corrupção política."
(Oliveira Salazar, Como se levanta um Estado, págs. 121 e 122, cit.)

5 comentários:

Anónimo disse...

E o Dr. Balsemão? Por acaso não é presidente do C. de Administração da Sic?

Anónimo disse...

Depois de ter lido pela Páscoa o livro «Máscaras de Salazar», de Fernando Dacosta.
Formado e formatado no seu tempo.
Votante habitual por muito tempo no PS desde 75.
Será possivel verificar agora, como sou capaz de ser detentor de uma série ideias semelhantes ás do beirão de Sta Comba?

Anónimo disse...

Ao Sr. Anonimo das 18h38,

A vida é dura... Cheia de surpresas, boas e más...

Anónimo disse...

Pois, mas se quer que lhe diga esse texto passava muito bem por uma crítica aos perigosos Revisionistas, feita por um partido marxista-estalinista, em dia de desancar nos inimigos, ou de expulsão de dissidentes internos.

Toda a gente sabe que nas escolas de economia se formam gestores, que tanto vendem sabonetes como candidatos presidênciais.

É essa a sua moral.

Veja que na OPA da PT só se falou de dividendos, e da venda, ou não, de empresas, e pedaços das mesmas.

Sobre um projecto ou visão de futuro de telecomunicações para Portugal, népia!

O que falta é um objectivo ético, com aplicação prática.

E, nesta área, a posição de Salazar, é ....

Anónimo disse...

Pina Moura :
"Serei o cardeal republicano, laico e socialista da TVI".

(citado do «Expresso» na «Quadratura do Círculo»)