25.4.07

DE UM A OUTRO REGIME


Mário Crespo, no seu aceitável Jornal das Nove, começou com uma "romagem" a Peniche. Para o "guiar", escolheu o ex-director do "Luta Popular", ex-maoísta e ex-uma data de coisas, Saldanha Sanches. Peniche tem algum significado para mim. Familiares do PC passaram por lá ao mesmo tempo que o "camarada Duarte". Acontece que não possuo nenhum fetiche anti-fascista e, graças a Deus, tenho a cabeça (pelo menos nessa parte) de bem com a história. Saldanha Sanches não mencionou que esteve preso depois da data que hoje se comemora, justamente quando o seu partido, o MRPP, inundava Lisboa com "murais" do género "libertemos o camarada Saldanha Sanches, director do Luta Popular" ou "libertemos o camarada Arnaldo Matos, o grande educador da classe operária". Sanches, entretanto e como lhe competia, acabou o curso de direito e dedicou-se ao Fiscal, devidamente orientado por um Mestre comum e anti-democrata convicto, o Prof. Dr. Pedro Soares Martinez que muito prezo. Seguidamente deu mais uns passinhos no actual regime e tornou-se num "parecerista" militante em matéria fiscal e grande aconselhador de contribuintes oriundos, por exemplo, do anafado sector bancário, uma das maiores "conquistas de Abril". Houve tempo em que levava vagamente a sério o que o prof. Sanches escrevia e dizia. Agora, perdi-o por entre a espuma deste regime. Ou terá sido ele quem se perdeu?

4 comentários:

Anónimo disse...

Talvez. Mas enfim, foi das mãos dele que recebi o meu diploma. Diploma passado em dia útil, após cinco anos de um curso em que mesmo as "cadeiras" semestrais ou opcionais implicavam, cada uma - suponho que ainda implicam -, um exame de três horas. E bem mais do que uma página A4, para fazê-lo. Além de, potencialmente, uma oral...

Costa

Anónimo disse...

caro JG: embora discorde por vezes das suas análises, no caso em apreço, acertou "na mouche". Já ninguém se lembra da ala negra do MRPP liderada pelo camarada S.S., por oposição à ala do camarada Arnaldo Matos por ser mais moderada! Um seguiu a fiscalidade e o outro a advocacia. Estão bem de saúde e de proventos materiais, fruto da democracia burguesa que tanto combateram. Como estes, tantos outros protegidos não pelo manto da Misericórdia mas por interesses bem mais prosaicos. De facto, não os poderemos levar demasiado a sério em matéria política.
José rocha

Anónimo disse...

Caro JG e amigos comentadores, há algo que não entendo nos vossos iluminados raciocinios e que gostaria que me explicassem:

O que é que as "burradas" (ou "crimes" ou "abusos" ou "aproveitamentos"...) praticadas pelo SaldanhaSanches/Arnaldo de Matos, no pós 25, alteram o que se passou antes do 25 de abril?

Em que parte da história, é que os "erros" destes senhores modificam aquilo que o Salazar fez ???

meus caros, a VERDADE, não deixa de o ser, por estar a ser dita pela boca do maior criminoso, pois não ???


Será que se uma mesma coisa for dita pelo SaldanhaSanches ´´e mentira, mas a mesmissima frase dita pela MadreTeresa de Calcutá já é Verdade!!!

continuem, pois estão no bom caminho !!!

Anónimo disse...

..só que, anónimo anterior, NÃO SERIA POSSÍVEL a Madre Teresa de Calcutá dizer a mesma coisa que disse o SS!!! "Cada Macaco no seu Galho"!!!!!
E, de macacadas, estamos TODOS fartos desde o 25 de Abril!!!...