26.10.06

"GRANDES PORTUGUESES"?


Parece que houve sessão daquele magnífico programa da D. Elisa, "Grandes Portugueses". Da RTP, só praticamente vejo os telejornais para tentar perceber até onde é que a falta de vergonha pode ir. Todavia, um amigo avisado teve a desdita de assistir a qualquer coisa. E mandou-me um mail que não resisto a reproduzir:

"Aquela "ideologia" da juventude [Joana Amaral Dias] - a marechala - de cambulhada com a senectude "intelectual" dos "toujours-les-mêmes", foi mesmo patética. Aquele Lourenço [Eduardo] - sempre chato e enredado - já faz pena. Cada vez se parece mais com um oficiante da monita de Loyola. E o Torgal [Reis] (de Coimbra, como não podia deixar de ser) que mordeu ferozmente o Saraiva [José Hermano] - que ainda foi o único que teve alguma graça -, mostrou bem que esteve à altura daquele acamado mental da história de trazer por casa aos domingos. E mais uns quantos "clowns" de serviço."

Não perdi nada, pelos vistos. E "aquele-cujo-nome-não-pode-ser-pronunciado", por este andar, e pelo andar do senhor engenheiro, não tarda nada ainda acaba medalhado.

13 comentários:

Anónimo disse...

Portugal é, cada vez mais, um país de pândegos. Quando se coloca, mesmo que seja só isso, a possibilidade de uma criatura que criou uma coisa que se chamou Colónia Penal do Tarrafal, para a qual usou como modelo à escala, os campos de concentração nazis, que tinha lá no meio uma coisa que se chamava "frigideira" onde morreram dezenas de pessoas sufocadas em diarreias, mosquitos, malárias e quejandos, poder vir a ser "o melhor português", só se pode estar a falar de uma colectiva e monstruosa vilania para com os que morreram para que aqueles(creio que foi essencialmente isso) que hoje querem Oliveira Salazar como o melhor de todos nós o possam exprimir sem que sejam embarcados para a... "frigideira". Mas não entendo como é que esta gente não se queima por dentro quando admite e defende isso. Que o homem deve ter destaque no país, deve sim, mas então que se faça um concurso para ver qual o pior português de sempre. Não ganharia, porque houve piores, mas ficaria sempre bem colocado.

Anónimo disse...

áquele-que-o-nome-não-pode-ser-pronunciado, perdoar-se-iam todos os pecados - mesmos ou relatados acima pelo anonymous - se por causa deles nos tiviesse deixado alguma coisa boa. nos bolsos ou na cabeça, em algum lado.
mas não.

esteve no poder mais tempo
tinha o poder todo
tinha matéria prima
...nada

só pode ser merdalhado

Anónimo disse...

Francamente, com tantos maus-tratos nas Frigideiras e nos Tarrafais, não sei como é que QUASE TODOS sobreviveram e...muito bem!! Ainda hoje andam aí a terem de fazer dieta para não morrerem empaturrados!!!!....

Vendo bem o que vai neste País e os OPORTUNISTAS que pululam, até acharia muito bem que o Dr. Oliveira Salazar acabasse bem MEDALHADO!!!!....Pelo menos, teve qualidades pessoais que não se encontram já.....a não ser em meia dúzia!

Anónimo disse...

Ó João Gonçalves, eu não percebi quase nada do mail desse seu amigo. Quer dizer, percebi que ele não gosta da joana e do Lourenço. E do Torgal, acho eu. Esse seu amigo é um bocadito gongórico. Um bom português, portanto.

António

Anónimo disse...

E "aquele-cujo-nome-não-pode-ser-pronunciado" é o Salazar, caramba! Que diabo... ele até está na televisão pú8blica num concurso sobre os maiores portugueses da história! É Salazar e vai ter muitos votos. Nunca o nome dele foi tão pronunciado quanto agora! Acho que nem no tempo dele se podia pronunciar tanto o seu nome.

antónio

Anónimo disse...

o srº anónimo da 2:45 horas não seja alarve. se é ignorante quanto às frigideiras, azar, tem de aprender.

e dizem-me aqui ao lado, que era destes que durante o PREC queriam meter no Campo Pequeno
amor com amor se paga

Anónimo disse...

É claro que VER PARA CRER não é possível.....não testemunhei "in loco"!!!! Mas não sou ignorante!!! Claro que as frigideiras existiram...só que não OS CHEGOU A FRITAR !!! Mas que pena......

Anónimo disse...

...e, quanto ao Campo Pequeno....o autor dessa quase tragédia é que acabou metido nas grades ....É pena que já de lá tenha saído....Mais uma vez, faz falta o Dr. Salazar....

Anónimo disse...

www.fractura-exposta.blogspot.com

Anónimo disse...

Frigideira: um cubículo em cimento, dividido em dois, sem entradas de ar, num clima onde a humidade chega aos 95 por cento, os mosquitos passam malária como quem passa por este pateta no Rossio, as febres, as diarrreias, e a sede, mataram umas dezenas entre 1936 e 1954... outros tantos morreram fora, onde as condições não eam melhores... no Tarrafal... é preciso ser-se um enorme verme para escrever o que aqui li hoje.

paulo disse...

Simplificando:
Qual a diferença entre Salazar e o Marquês de Pombal, do ponto de vista da repressão e da censura? De método. Qual a diferença entre o fascismozeco e o absolutismo? De grau. Qual a diferença entre votar em Salazar e no Marquês? De atitude. Votar no primeiro avacalha e aumenta a entropia no país de opereta. Votar em qualquer outro é alinhar com o espectáculo.
É o que merece esta sociedade incivil: do lado do poder, farsantes, incompetentes inimputáveis, metidos no gosto da cobiça; e do lado das audiências, ignorantes mantidos na rudeza duma austera, apagada e vil tristeza.
Só há duas atitudes: ou desistir ou contribuir para o aquecimento global.

Anónimo disse...

Uma questão para os "mais velhos", existe alguma estimativa de quantas pessoas foram assassinadas pela PIDE, directamente ou nos campos de "concentração" ? Quais as práticas de tortura aplicadas ?

é sempre que fala no Chile e na Argentina, falam-se de nº na ordem dos milhares e relatos arrepiantes de torturas, mas em Portugal só me recordo do assassínio do General Delgado e dos 4 civis no 25 Abril pelas mãos da PIDE, e as torturas são sempre a tortura do sono ( sofri mais na recepção ao caloiro)

por último, estatisticamente, não é verdade que se morre mais nas prisões agora, pós-25 Abril, do que durante o Salazarismo ?

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 5:26 respondo com o comentário do "paulo" das 5:55 e com "Katza" das 8:04...Está tudo dito Sr. Anónimo das 5:26....e tenha cuidado com os insultos porque, se "der a cara", ainda vai fritar para uma frigideira qualquer!!! Não gosta de GRELHADOS???? Faziam-lhe bem ao estômago e ao fígado...PURIFICAVAM-NO!!!!