24.8.06

A ESCOLHA


O dr. Ribeiro e Castro, que passa por ser o líder do CDS/PP - até o improvável dr. Manuel Monteiro lhe quer "comer" o PP -, pretende ser "ouvido" na escolha do futuro Procurador-Geral da República. Não acho mal. Podiam seguir-se o PC, o BE, os falsos "Verdes" e a minha empregada. Acentuava a natureza verdadeiramente política do escrutínio e acabava-se de vez com o mito corporativo da "magistratura independente" do Ministério Público. Assim como assim, quer este procurador-geral, quer o que o antecedeu, não fizeram outra coisa, por linhas retorcidas, senão quase exclusivamente política. Não sei se lembram, mas Cunha Rodrigues chegou mesmo a sonhar com Belém. É bom, pois, que, de futuro, haja distinções. Quem administra a Justiça e deve ser independente, são os tribunais. Quem representa o Estado e os "desvalidos", é o Ministério Público. Quem manda, é o poder político democrático, por mais mau que seja. O grau de sofisticação de uma democracia mede-se, entre outros aspectos, pela qualidade da sua justiça e dos seus operadores judiciários. O regime já provou que, nesta matéria, é pouco mais que desgraçado. Não se agrave, pois, em Outubro, a desgraça.

5 comentários:

Anónimo disse...

O problema é que em Portugal TUDO gira á volta do estado, logo quem decide de tudo são os políticos.Se eles controlarem a justiça(os acusadores) o que é que acontece?
Até aqui as grandes questões foram económicas? não foram só e exclusivamente questões laterais mas que se repercutem em TUDO!
Em 32 anos quantos políticos fizeram vigariçes?Quantos de facto foram presos?Não esqueçamos que a divisão do centrão propicia "segurança"a mais do que um partido logo se de facto o poder politico conseguir controlar a actuação do PGR a justiça aplica-se aos zés ninguéns...

Anónimo disse...

Podemos estar mais ou menos descansados.
Como pior é dificil, qq solução será menos má que a actual.
A mesma imagem do PREC da nossa juventude: todo o plano inclinado tem um final. Logo, um dia se inverterá a descida.
Drama, será se o processo de decadência social fôr definitivo.
Z

Anónimo disse...

Inteligente este Z que antecede.

Estou com ele.

Anónimo disse...

poir que Souto Moura nao devemos ter,por isso,podemos estar descansados..o homem é uma especialidade a meter os pés pelas mãos..agora com esse Dr.Ribeiro e Castro,que dizem que lidera o CDS_PP(essa está boa),a quere meter o bedelho..agora sim vejo motivos para estarmos alarmados..ele nem da sua casa sabe dar conta.qt mais andar a bisbilhotar o resto..

Anónimo disse...

agora independência entre poder politico ie Justiça,isso sim é fundamental e está consagrado no nosso regime..o problema é que nem todos põem em prática uma coisa tão importante e fundamental para o bom regime democrático..