9.3.06

O GESTO

No final da cerimónia da tomada de posse do novo Chefe do Estado, seguiu-se a habitual e entediante sessão de cumprimentos. Desde os convidados estrangeiros ao mais anónimo cidadão presente, praticamente toda a gente passou pelo Salão Nobre da AR. Até Santana Lopes, um homem indiscutivelmente cortês, foi apertar a mão de Cavaco Silva. Todavia quem se esgueirou pela chamada "esquerda baixa" foi Mário Soares, desaparecido desde o dia 22 de Janeiro, que fugiu indiscretamente dos cumprimentos como o diabo da cruz. Como burguês bem educado e como político experimentado, Soares, por uma vez, não esteve à altura da sua biografia e do seu estatuto "senatorial". A sua idiossincrasia não lhe permite aceitar em bons termos a emergência definitiva do "camponês de Boliqueime" como supremo magistrado da nação. O gesto - feio - é só o que sobra.

8 comentários:

Rui MCB disse...

É pena, de facto.

Anónimo disse...

O que o dr.soares fez chama-se coerência e fica-lhe muito bem!

Anónimo disse...

eu tambem não aperto a mão a toda a gente!
e isso não tem nada a ver com boa ou má educação.....

Ana M. disse...

Falta de chá + senilidade = atitudes ridículas.

Anónimo disse...

Caro João,
Este foi um acto de corgem do Dr. Soares. Quem mais neste país teria a coragem de fazer o que ele fez sabendo que todos iriam reparar. Não terá sido mesmo isso que ele pretendia? Elementar...
Também tu não aperarias a mão a toda a gente! Não?

António Viriato disse...

E, pronto! Lá se foi mais um mito : o do Senador, animal político, cheio de fair-play democrático, cortês entre os humildes, como entre os nobres, entre os ricos, como entre os pobres... Pois, sim, balelas e mais balelas. Aquela proeminência narcísica não suporta a rotatividade democrática na Presidência da República. É demais para a sua pesporrência de casta política ! Pode lá ser ? O filho de Merceeiro ou do Gasolineiro, em Belém ? Que extraordinária decadência democrática será esta ?

Anónimo disse...

Eu também acho que Soares se limitou a ser coerente e corajoso. Eu também não aperto a mão a qualquer um ,mesmo que seja presidente da república. E vão ver, ou muito me engano, haverá, nos tempos futuros, mais gestos destes vindos de outra personalidades.

Rui MCB disse...

Também é pena que Cavaco nem sequer tenha posto os pés na tomada de posse de Sampaio há 10 anos atrás quando foi derrotado por este, não é? E é pena que apenas uma pessoa se tenha recordado desse evento durante esta semana ( o Martim no Mau Tempo na Canil). Eu até cheguei a duvidar da minha pobre memória, mas não, de facto, foi mesmo assim.