23.1.06

ALIEN

Helena Roseta, a única especialista em política na falecida candidatura de Manuel Alegre - e, mesmo assim, má -, veio dizer que o milhão e não sei quantos mil votos no homem valiam mais do que o PS. É uma visionária, esta Helena. Depois disse que os "valores" da candidatura de Alegre (quais valores?) vieram para ficar e mostrou vontade de os arregimentar juntamente com o tal milhão. Num acesso de magnanimidade, Alegre esclareceu que não pretende "armar" nenhum partido ao lado do PS. Todavia deixou pairar a ideia de que aquela "cidadania" toda tinha de ser bem estudada. Julgo que os que votaram em Alegre - e que me merecem todo o respeito - não tinham bem a noção no que é que se estavam a meter. O atomismo basicamente nulo das suas "propostas" permite tudo e o seu contrário. Como alguém disse com manifesta felicidade, Alegre era Américo Tomás e Humberto Delgado ao mesmo tempo. O "voto de protesto" em Alegre mostra que os partidos não sabem cuidar das suas crias. É como a série do "Alien, o oitavo passageiro". Quando dão por isso, já é tarde.

4 comentários:

Anónimo disse...

Há 11 meses o PS teve 2.573.406 votos; agora, Soares e Alegre tiveram 1.903.066 votos, isto é tiveram MENOS 670.340 votos.

Há 11 meses PSD+PP tiveram 2.054.162 votos; agora, o Cavaco teve 2.745.523 votos, isto é MAIS 691.361 votos.

Há 11 meses o BE teve 364.407 votos; agora, o Louçã teve 288.216 votos, isto é MENOS 76.191 votos.

Há 11 meses a CDU teve 432.000 votos; agora, o Jerónimo teve 466.422 votos, isto é MAIS 34.422 votos.

A soma dos votos perdidos pelas candidaturas de Soares, Alegre e Louçã foi de 704.762 votos e Cavaco ganhou por ter tido mais 64.199 votos que os restantes candidatos...e o único candidato que de facto contribuiu para enfraquecer Cavaco foi Jerónimo! Mas não chegou para anular as perdas do Soares, Alegre e Louçã.

Pedro Góis Nogueira disse...

Concordo totalmente. Alegre é um ultraje absoluto. É penoso ver tanta medíocridade e demagogia. Mas ao mesmo tempo é risivel e digno de pena. Tão facilmente vêmo-lo agora com os seus disparates pretensiosos como o veremos no futuro caído na sua própria esparrela e com o nariz bem partido.

Anónimo disse...

JG a bloogosfera tem o dever de chamar a atenção para o episodio manuel alegre como algo parecido com o que aconteceu em itália, com a falência dos partidos, que teve como consequência a emergência de berlusconi.A sociedade civil pode ser chamada para tudo menos para uma campanha politica, podendo ser certo que tudo pode ser reconduzido à politica, mas aqui já estamos numa análise ontológica e teleólogica da politica que pode descambar na demagogia pura e dura. mas, um milhão de votos em demagogia...descontrolada? estou muito preocupada, muito preocupada...despeço-me com o maior respeito por esse milhão de portugueses cujo lirismo m'aspanta

Anónimo disse...

Alegre não foi um candidato contra o sistema, mas sim um candidato revanchista contra o PS, pois se este o tivesse apoiado, ele seria alegremente o candidato do PS e defenderia até à exaustão a virtualidade do sistema partidário indígena que tanto atacou durante a campanha.
Alegre, tal como um surfista, cavalgou uma onda de descontentamento generalizado e veio depois dizer que tinha sido o autor dessa onda.
Admito que apresentou algumas características simpáticas, um certo romantismo quixotesco que sempre agrada, mas na realidade foi desonesto. Bem desonesto!