16.10.11

DE ACORDO

Com Estrela Serrano (às vezes acontece e parcialmente). «A presença dos actores políticos, estejam no governo ou na oposição, é assegurada através da cobertura jornalística das suas actividades públicas e em debates e entrevistas, sem necessidade de lhes serem atribuídos espaços próprios remunerados. Ter políticos “avençados” como comentadores não é muito saudável nem para a democracia nem para o jornalismo.» Apenas acrescento - e aí não acompanho E.S. - que no caso das televisões que não são subsidiadas pelos contribuintes, cada um contratualiza com quem e o que lhe aprouver.

Adenda: Por falar em televisões subsidiadas pelos contribuintes, a RTP, na parte "informação", neste fim de semana de folclore e cerveja à porta do parlamento, trouxe à memória a RTP do velho Lumiar de 1975, sobretudo naqueles dias trágico-cómicos de Novembro que terminaram com a substituição de um patético capitão Duran Clemente (que nos anunciava a "revolução" em directo) por um filme de Danny Kaye.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu exijo respeito por Duran Clemente.

observador disse...

Já agora, avenças de políticos em comentários políticos, ou também "desportisticos" e outros que tais?

O simples cartão partidário também vale?

Ou ficará tudo mais anónimo ?....

Anónimo disse...

Pelo 'post', Dr. Gonçalves, noto que "algo" está (sempre) para acontecer à RTP - mas ainda não é possível anunciar "o quê". Julgo que vamos todos esperar bastante antes de ver uma modificação digna de nota nessa maravilhosa empresa pública; o "algo", a meu ver, está permanentemente a ser adiado, a pretexto de ser necessário agir com ponderação (ao gosto das outras televisões e seus patrões). No fim estou convencido de que nada de especial mudará. Nenhum governo teve coragem para fazer o que se impunha até agora; a perspectiva de perder um púlpito e de negar o empregozinho a um ninho de amigos (ou inimigos) bem enquistados é sempre desagradável para os partidos no poder. E a questão da "privatização" - em vez da saudável "extinção" de vários canais-RTP - é mais um impecilho à resolução do problema. Com pézinhos de lã e a este rítmo não se chegará a lado nenhum. A falta que a RTP e os seus enviados especiais fazem é notória: ontem Paulo Dentinho fez uma pequena e incontornável reportagem sobre as 'primárias' do PS Francês; e rematou a coisa com a Torre Eiffel iluminada, em fundo. Já Rosa Veloso transmite regularmente da longínqua e exótica Madrid - coisa para a qual é necessário um destacamento e habitação permanentes nessas paragens obscuras, devido às distâncias enormes. A programação da tarde da RTP - prenhe de cultura e ciência - continua a atestar o muitíssimo justo nome de "serviço público". Enfim, tudo como dantes. Quanto a Duran Clemente lembro-me perfeitamente do dia, do ambiente, e estava a assistir: o dinamizador (educador) da 4ª Divisão do MFA envergava uniforme de combate e barba à Ché - palrando coisas leninistas de forma ameaçadora. Oxalá cortem o piu a toda a sorte de 'durans' que campeiam na RTP - dentro e fora dos estúdios - e que sangram o erário público, ao mesmo tempo que constituem uma arma de propaganda política brandida, à vez ou ao mesmo tempo, por várias camarilhas e irmandades. Mas para as afrontar, o ministro Relvas não me parece o mais indicado; ou então tem de se dotar de um poder impressionante e encher-se de uma coragem heróica e imparcial.

Ass.: Besta Imunda

eirinhas disse...

O que diz sobre a rtp tem um culpado - o governo.Morais Sarmento já tinha dado uma vassourada.

Anónimo disse...

A RTP ja devia ter sido vendida , e nao é so um canal é toda a parafernália de tretas, todos os canais,memoria, internacional, noticias, informação, dois, etc etc.
Ja agora quanto é que andamos a pagar a mais á EDP, para fazerem publicidade que sao verdes e que ajudam quem querem?