14.9.11

UMA LIÇÃO E UM AVISO CUMPRIDOS


Sei perfeitamente que isto é de uma incorrecção política a toda a prova. Mas há muito tempo que não via a zona de Benfica tão "cercada" por automóveis estacionados nos locais mais inverosímeis por causa da bola. E, sobretudo, por tantos automóveis. Em Março de 1995, Pulido Valente prodigalizava - precisamente numa medonha quarta-feira "europeia" (que ironia, esta adjectivação) - «sob a ameaça de ser cercado por uns milhares de fanáticos e não poder sair para um jantar irresponsavelmente combinado para esta noite (eu regressava pacatamente para o meu, em casa)». Terminava com uma "lição"e um "aviso". Lição: «o futebol anuncia o futuro.» Aviso: «a «Europa» e o mundo levarão a nata e nós ficaremos com as sobras.» Anunciou. E levaram.

2 comentários:

Anónimo disse...

Corajosa (e absolutamente legítima) incorrecção. Recordo esse texto de VPV.

Em relação ao qual importa apenas notar que foi e é aplicável não só quanto à selvajaria impune da turba dos "adeptos" que frequentam o estádio da Luz, como também aos que o fazem em todos os estádios e campos de futebol deste país.

A licença para estar acima da lei, apenas porque se vai adorar os triunfantes deuses da arrogante mediocridade do pontapé na bola, até nem começa, no que ao uso do automóvel respeita, na impunidade do estacionamento selvagem. Começa na impunidade de quem projectou - e muito especialmente de quem aprovou esses projectos - estádios com espaços de parqueamento ridículos. E passa ainda pela cobarde actuação das alegadas "autoridades" policiais, tão aplicadas noutras tarefas de obtenção de receita e, nestes casos, onde poderiam embolsar fortunas, tão passivas se não mesmo repulsivamente colaborantes.

Já nem falo de, em lugar de multar, impedir de facto o estacionamento. Porque aí o risco de levar uma sova do "adepto" irado seria decerto elevado. Ora o "adepto" está ali para "ir à bola", ritual cuja frequência o coloca numa esfera superior de direitos e imunidades. E, coloque-o ou não, todos sabemos do ânimo com que as nossas forças policiais se prestam usualmente ao risco de um confronto minimamente sério...

País perdido...
Costa

Anónimo disse...

Há muito tempo que não via? Deve andar distraído mas não faz mal.
Experimente encontrar sítio para estacionar ou simplesmente circular nos arredores das Antas no Porto em dias de jogo. E não é apenas em "quarta-feira europeia" é inclusive em todo o santo fim-de-semana em que haja bola. Desde carros estacionados por toda a parte inclusivé em cima de rotundas e em cruzamentos todos à volta da igreja das Antas até filas de carros estacionados em cima de passeios em ruas onde passa apenas um carro de cada vez onde até os motoristas da STCP têm dificuldade em manobrar. Nada de extraordinário tendo em conta um clube de futebol que controla a polícia local embora por mais que se tenha esforçado nunca conseguiu controlar a autarquia da cidade. Portanto serve isto para dizer que não é só na ex capital do império em que isto se passa. E que isto estará mais relacionado com a falta de sentido cívico do português médio do que com os futebóis. Uma atracção turística para os estrangeiros que vêm a Portugal pela primeira vez, assim como o número de rotundas por km^2 que já constatei como os deixa sempre boquiabertos e impressionados. Devia figurar no Guiness de como delapidar o tesouro nacional em 40 anos.
Merkwürdig