25.6.11

TRABALHAI E PERSEVERAI


Tantos disparates que se dizem e escrevem sobre a Maçonaria.

10 comentários:

Anónimo disse...

A Maçonaria está muito bem «representada» na «nova» maioria.

Quer no Governo, quer na Assembleia, quer noutros lugares «estratétigos».

Mais uma vez, o ilustre autor do blogue vai ser ultrapassado pela voragem dos acontecimentos e dos protogonistas.

floribundus disse...

antes da minha iniciação nesta 'sociedade secreta' li o artigo maçonaria na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.
transcreve o Ritual do Rito Escocês de 1926 que se usava quando pertenci à loja 'liberdade e justiça'

a maior parte dos obreiros, alguns dos graus mais elevados, nunca devia ter passado do grau de companheiro.

na iniciação dum médico ao retiraram-lhe a venda olhou para nós e disse: '-vocês não percebem nada disto. esteve tudo errado'.

siga o enterro

mundo trespassado disse...

como por exemplo, JG? cumprimentos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

"na iniciação dum médico ao retiraram-lhe a venda olhou para nós e disse: '-vocês não percebem nada disto. esteve tudo errado'."

Ahaha. Gostei.
Saudações profanas.
Merkwürdig

Adónis disse...

«De resto, a única coisa que precisamos saber sobre a maçonaria é que é apenas mais uma sociedade recreativa, sem efeito clientelista.»

«Sociedade recreativa»? Sabe lá o que escreve! «Sociedade recreativa»? Remeta-se à sua ignorância.

Anónimo disse...

Ó Floribuns:

O teu «rito escocês» tem alguma coisa a ver com o John Walker?

Nuno Castelo-Branco disse...

Além do exotismo ritualista e respectivos adereços, sempre gostava de saber qual o interesse. Secreta e em democracia? Para quê? Só se for para aguçar o apetite dos maluquinhos das teorias da conspiração, dos adeptos da existência da "Terra oca", do mistério dos OVNI, etc. Sinceramente, prefiro vê-la ao mesmo nível daqueles clubes temáticos da Inglaterra, como o dos arqueiros, por exemplo. Sempre se divertem, praticam exercício físico, cultivam a história - as tais "raízes", muitas delas inventadas no séc. XIX - e não concitam apetites mafiosos.

Anónimo disse...

Com tantos disparates, aqui vai mais um: à parte um poderoso meio de auto-colocação e entre-ajuda para o tráfico de influências (poder, emprego e favorecimento, afinal de contas), a Maçonaria que 'conheço' e que têm a indescrição/amabilidade de me relatar (irmãos desbocados e traidores) é, nesta altura, uma associação ridiculamente secreta porque justamente 'ridícula' e desnecessária. A sua utilidade fica-se só pelo "tráfico" (e já não é pouco) coisa que qualquer Vara ou Godinho faz também, sem precisar de ser 'iniciado' ou de errar em túneis com os olhos vendados. De resto as reuniões, 'trabalhos', jantares e passeios em número impar, lojas e grupos são tudo vestígios já abastardados pela aceitação de indivíduos desclassificados e ignorantes. O exoterismo, o esoterismo e o mistério dos rituais lembram agora clubes de rapazitos pré-adolescentes ("os Cinco na casa da árvore", "os Sete no farol", "as meninas no dormitório do colégio"). Como existe racismo, assim como existe a esquerda hereditária e nobre do Campo Grande, também a Maçonaria tem extractos, classes, níveis e castas que jamais serão misturáveis: não estou a ver Soares a confidenciar com taxistas acerca da disputa da presidência dos "Ases das Avenidas".
Mesmo que a Maçonaria seja 'forte' na AR, existe sempre outro clube sem iniciações patetas - que varre tudo - ainda mais poderoso: é o clube dos euros, dos 'dollars', dos francos suiços, das lavagens de dinheiro. E das armas de fogo.

Ass.: Besta Imunda

Streetwarrior disse...

Sim..mas quando começo a ver o nome MAÇONARIA a passear pelas paginas da C.SOCIAl (apesar do seu forte lobby )não sei bem porquê, mas logo me vem á ideia, dos seus Irmãos religiosos da Opus Dei.
È que em PT, é á vez...