24.3.11

RETRATO DO NEO-FASCISMO SOCRÁTICO

«Era assim que tudo fatalmente acabaria. Com um primeiro-ministro acossado e em fuga, recorrendo a todos os truques para falsificar a sua responsabilidade, vitimizando-se e com um PS domesticado e desesperado por salvar o que resta. Quem quiser perceber a manobra fugitiva de Sócrates que leia um texto do cientista político espanhol José Maria Maravall “Responsabilidade e manipulação” (está disponível na Internet). O caso estudado por Maravall é a conduta do PSOE espanhol nos anos 80. Para manipular o processo de responsabilização política pelos eleitores, os media foram apertados; escondeu-se informação relevante que permitisse acompanhar o Governo; falsearam-se os resultados das políticas governamentais; o partido começou a viver com férrea disciplina e centralismo para aparecer artificialmente unido na crise, culpou-se a oposição pelo que fez e não fez; o Governo apresentou as suas políticas como necessárias e inevitáveis. Sócrates abraçou em absoluto esta retórica da manipulação da responsabilidade. É a sua única saída. A responsabilidade não é dele, é de outros. A crise não é dele, é de outros. Muito haverá para dizer sobre este período deletério que Sócrates encarna na nossa política. Um dia perguntaremos como foi possível.»

Pedro Lomba, Público

28 comentários:

Anónimo disse...

"Um dia perguntaremos como foi possível." Perguntaremos como sempre temos perguntado postumamente. É a história da Humanidade.

Anónimo disse...

Quando há dias deixei aqui as características de um "emotional manipulator" não o fiz com a intenção do insulto, mas é que há pessoas que têm as características todas muito vincadas, principalmente a sétima: «Emotional manipulators have no sense of accountability. They take no responsibility for themselves or their behavior - it is always about what everyone else has "done to them"». Estas pessoas geram preocupação, requerem atenção e vigilância. Elas nem têm culpa. Está-lhes no sangue e no ADN.

Anónimo disse...

A oposição que se prepare para uma campanha sem se esquecer que o primeiro round foi quase exactamente como José Sócrates queria. Que não lhes passe pela cabeça que isto não faz tudo parte de um plano de gente normal porque Sócrates e Silva Pereira não são quem as pessoas pensam. Até o senhor incendiário da AICEP vai de modo muito distinto na cantiguinha do PS. Imagine-se agora os apóstulos da comunicação social que colocaram Guterres no poder.

JSP disse...

Com todo o respeito, creio que a questão de fundo não é essa - mas sim a existência de um "caldo de cultura" que permite a um reles vigaristazeco, ignorante aldrabâo de feira, com todas as "qualidades" à vista (desarmada...) do respeitável público,ascender a "Pm" rodeado da respectiva quadrilha,directamente proporcional ao bípede.
E semelhante corja não só é eleita como, passado tempo mais que suficiente para se comprovar a sua corrupção,incompetência, nepotismo,roubalheira ( oficial e e oficiosa )é reeleita por este cândido e perspicaz rebanho de que todos fazemos parte...

Anónimo disse...

Agora Sócrates fugiu... Aha! Que mais lhe irá acontecer nas férteis mentes dos pequeninos da direita?

E esta?! disse...

Num texto na sequência da demissão de José Sócrates, um blogue da revista americana Forbes diz que o líder da oposição é o socialista Manuel Maria Carrilho.

Alexandre S. disse...

Devo dizer que estou hoje triste.
Não porque o governo (com o qual não tenho quaisquer afinidades) tenha caído. Não é por isso.
É por ver como se está a reagir a esta situação.
É por ver (e constatar mais um vez) a pequenez, o provincianismo e a mera “partidarite” da nossa classe política. Toda ela. Da direita à esquerda.
É por ver que, desde a blogosfera á conversa “de rua” se insistem nos mesmos e estafados chavões e nas mesmas personagens e respectivas “prescrições” que nos trouxeram a esta deplorável (passe o eufemismo) situação.
Toda esta pouca-vergonha e este irrealismo bacoco provocam, para além de tristeza…espanto.

Este país (blogosfera incluída) não vive no mundo real.
Querem ver o mundo real?
Este é o MUNDO REAL:
http://www.youtube.com/watch?v=3ozuLHP7AYw

Assim. Sem mais. Nú e crú.*
A Europa (e bem) começa a perder a paciência com tanta cegueira, com tanta “partidadrite de parvónia” (os “tachinhos” e mais os “cargozinhos” e as posições nas “distritaisinhas”, etc..) e com tanto irrealismo.
Para bem de todos nós espero que a Europa perca a paciência no mais curto espaço de tempo possível pois, pelo que vejo, será a única maneira de um acordar.
Seria bom que todos se convencessem de que com Sócrates ou sem ele, com Passos Coelho, com Portas , com o PS, o PSD ou qualquer outro partido faremos, doravante, apenas uma coisa: o que nos mandarem.

*para aqueles que virão com a conversa da “soberania” e do “orgulho” recordo apenas um facto muito simples: um país que não emite a própria moeda e, por isso, deixa de ter controlo da sua política monetária perde, quer se goste quer não, uma enorme fatia da sua soberania.
No caso de uma União Monetária como esta passa a vigorar essencialmente uma lei: a do mais forte.
É a vida.

Anónimo disse...

SÓCRATES OBTERÁ UMA ESMAGADORA MAIORIA ABSOLUTA.

Anónimo disse...

Senhor João Gonçalves. Vi-o outro dia. Acho que bem podia tomar um banho de vez enm quando.

Anónimo disse...

Hoje estou pessimista! Está a cheirar-me a esturro, a conversa do pessoal da "comunicação"... Será que esta manada de bovinos vai voltar a pôr "lá" o ranhoso?

PC

Cáustico disse...

O grande canalha (1)

O grande canalha, canalha, entenda-se, porque refinado aldrabão, caiu. E caiu, porque a manipulação e extorsão do povo ingénuo tem limites.
Sócrates, apoiado pela legião de canalhinhas que o rodeiam e incensam, na ânsia de benefícios, apesar da sua labiosa oratória, nunca deixou de evidenciar, para quem está atento, o seu carácter prepotente e mesquinho, a sua tendência para o despotismo intransigente e a sua falta de vergonha.
Na barriga da mãe foi-lhe dado o dom da oratória. Ele aproveita-o. E nada haveria a objectar se a sua facilidade discursiva não fosse utilizada para influenciar negativamente, para enganar, para aldrabar quem o ouve.
Diz-se, que Hitler devia ter conseguido, com os seus discursos inflamados, hipnotizar o inteligente povo alemão, talvez como tentativa de explicação do comportamento servil desse povo que tanto admiro. Tenho de aceitar que isso talvez corresponda à verdade, ao ver a passividade com que o povo português, na sua grande maioria inculto, atávico, indolente, com pouca ou nenhuma apetência para aprender, sem vontade para se interessar pelo que não seja futebol, cartas, vinho e mulheres, tenha-se deixado levar, com paciência mais que evangélica e benevolência inaceitável, pelo fascínio do seu discurso.
Mas a complacência do povo foi longe de mais e vai pagar bem caro por isso.
O covil do Rato é pródigo na criação de aldrabões. Aquando dumas eleições para a Presidência da República, que tiveram como protagonistas finais Mário Soares e Freitas do Amaral, o primeiro, conseguiu eliminar a vantagem que as sondagens davam ao segundo, lançando mão de uma autêntica bojarda num seu discurso de propaganda eleitoral. Embora se diga para aí, que posteriormente pediu desculpa pelo acto ignóbil que praticou, tal atitude, para mim, não releva e continuo na minha: quem mente para enganar terceiros é um verdadeiro canalha. E o covil citado tem lá muitos.
Perdi a tarde do dia 23 para poder assistir ao espectáculo parlamentar. Mas não foi tempo perdido em vão, porque pude assim confirmar a péssima opinião que tinha de uns e ficar a conhecer melhor outros.
O grande canalha, após o discurso inicial de Teixeira dos Santos, ausentou-se. Considera-se, coitado, pessoa demasiado importante para ter de ouvir discursos da plebe parlamentar. Confirmou bem, com tal atitude, a péssima opinião que dele tenho. Depois, durante a sua comunicação ao país, a partir de S. Bento, quase me fez chorar, ao deparar com o seu semblante falsamente compungido, de grande histrião, que adoptou para anunciar que acabara de pedir ao PR a sua demissão do cargo de primeiro-ministro. Queria, com tal atitude, começar a peitar desde já eleitores piedosos, ingénuos e crédulos para a campanha que se aproxima.

Anónimo disse...

JSP tem razão. O Filipe Gonzales por mau que tivesse sido - e foi - era um estadista comparado com Sócrates.

Anónimo disse...

Mas por que e que o aldrabao foi reeleito? Porque a alternativa nao parecia muito melhor... O mal nao e dos politicos, mas sim do povo que tem os lideres que merece. Sera que o Passos Coelho e muito melhor do que ele? O que e que ja fez concretamente?
A nossa sorte seria a perda total de independencia, se nao a favor da Espanha (que nao esta muito melhor) entao a favor da UE ou do FMI ou do que quer que seja.
Luis

Cáustico disse...

E voltou a repisar na afirmação, para papalvos comerem, que sempre esteve pronto para o diálogo sobre o PEC IV e receptivo a propostas de alteração.
Já não pode haver qualuer dúvida sobre a sua qualidade. O bandalho, que sempre tem mostrado um nível moral inferior, socorre-se de todos os argumentos, mesmo os mais baixos, para trazer para o seu campo os desprevenidos.
Elaborou ou impuseram-lhe um PEC IV. Aldrabão como é, talvez nunca se venha a saber a verdade, vai apresentá-lo a Bruxelas sem diálogo prévio no Parlamento para conhecer a opinião da oposição e esquecendo, propositadamente, que em Portugal há um PR. O campanário socialista lança para o ar o acordo de Bruxelas e os seus elogios. Cá dentro, afirma, a pés juntos, que o acordo tem de ser respeitado, sob pena de cairmos na fossa.
Depois de um comportamento destes, o grande canalha tem o topete de vir, com um ar quase lacrimoso, aldrabar mais uma vez o povo com a afirmação de que sempre esteve pronto para o diálogo e receptivo a propostas de alteração. Se alguma vez esteve pronto para o diálogo teve uma óptima oportunidade de o fazer antes de ir a Bruxelas. A sua baixa moral não lho permitiu. Preferiu escoicinhar para todo o lado.
Quem está minimamente atento aos acontecimentos, sabe o que o grande canalha entende por diálogo. Proposta dele e aceitação sem objecções da outra parte que intervém no diálogo. O que ele entende por diálogo é simplesmente imposição.
Não são poucas as vezes em que as entidades convocadas para o diálogo se vêem forçadas a abandoná-lo, porque não aceitam terem de dizer apenas sim às propostas que o grande canalha ou os canalhinhas apresentam. Põem a circular, por intermédio de uma comunicação social vendida, que fazem convocações para diálogos, para os basbaques acreditarem, mas o que querem é o amém para as suas imposições.
Também me deram certo gozo os discursos finais do Assis e do Silva Pereira. Discursos, qualquer deles, a denotarem a profunda raiva que os seus autores estavam a sentir no momento e que os levou, mais uma vez, a um obsceno alijar de responsabilidades. O rosto do Assis até denunciava uma espécie de alienação momentânea. Receei que lhe desse alguma coisa.

Nuno P disse...

Sim , na verdade é uma pena , um desânimo , uma tristeza .

Este nosso povo, a que pertenço, é estúpido e mal educado , por isso ingovernável.

Anónimo disse...

António Costa acaba de matar uma das maiores desculpas de José Sócrates: "os mercados não são pessoas, são entidades que agem de forma racional". Acabam de morrer os especuladores e nascer as entidades que nos emprestam dinheiro. Eles aldrabam tanto que depois até atropelam os argumentos uns dos outros quando a realidade muda.

Mani Pulite disse...

É URGENTE UMA AUDITORIA SÉRIA E INDEPENDENTE ÀS CONTAS PÚBLICAS E A ALGUMAS ORGANIZAÇÕES PARTICULARMENTE SUSPEITAS ANTES DAS ELEIÇÕES.O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEVE PROMOVÊ-LAS COM O APOIO DOS PARTIDOS QUE VOTARAM CONTRA O PEC NA ASSEMBLEIA.ANTES DE VOTARMOS TEMOS DE SABER A VERDADE,TODA A VERDADE QUE NOS FOI ESCONDIDA POR SÓCRATES.

passaroco do Mondego disse...

A melhor análise do dia seguinte, sem dúvida.

Anónimo disse...

José Sócrates é Português. Infelizmente há uma maioria dos portugueses que pensa, fala e age como ele. No sector público, e também no sector privado, encontro TODOS OS DIAS portugueses como José Sócrates. Como um dos representantes máximos do país ele deve ser responsabilizado pelas suas acções mas não é o único responsável pelo estado em que estamos. Portugal está a saldo e creio que os novos donos da nossa economia não aceitarão o desvario a que os nossos governantes nos têm acostumado. Já não estamos nos anos 80 do séc. XX e desta vez mais 'doer' mais para a maioria dos portugueses, especialmente para aqueles que se julgavam a salvo da crise mundial. Custa-me ter passado os últimos 20 anos a ver e a alertar para o desperdício de todas as oportunidades que os portugueses tiveram para mudar para melhor. Destruíram-se meios de produção a troco de futilidades. Os mais jovens têm e e terão que emigrar para sobreviver. Pena que a maioria dos portugueses não consiga ver e planear o seu futuro de uma forma mais produtiva. Temos tudo para ser um paraíso europeu e talvez os novos donos nos mostrem como.

Anónimo disse...

"Estas pessoas geram preocupação, requerem atenção e vigilância. Elas nem têm culpa. Está-lhes no sangue e no ADN".

Tal como o "Violador de Telheiras" devia ir a tribunal. Algemado.

rui disse...

não encontrei na Internet o texto de José Maria Maravall "Responsabilidade e Manipulação". Alguém pode "postá-lo" para termos uma base teórica que contribua para desmascarar, a título póstumo, o nosso Grande Manipulador? obrigado
Rui C, Lisboa

Anónimo disse...

Pois. Mas quando se vê a SrªMerckl e os parceiros a fazerem um rasgado elogio ao nosso primeiro, alguém fica mal na fotografia: se os ditos parceiros, se o Pedro Lomba com este escrito.

Anónimo disse...

...e ao fim do primeiro dia... a comunicação do partido soçobrou, neutralizada, completamente destroçada, revelando amadorismo, falta de estratégia, de comando unificado... perante o flanco desguarnecido por um MRelvas, incontinente verbal, cheio de inoportunidade e desapropriado no conteúdo e na forma/imagem, o adversário avançou com três vedetas rápidas: SPereira/SSilva/Jlello, apoiadas por um Medina, recorrendo ao arsenal de armas de destruição anti-credibilidade, utilizando torpedos vários – imaturidade, infantilidade, incapacidade, incompetência, sofreguidão, e outros -, com apoio de uma pseudo-constitucionalista Meireles, saída ninguém sabe de onde, como franco atiradora contra o PR , revelando uma máquina altamente profissional, eficaz e cheia de poder ainda intacto... só faltam os intelectuais de serviço Marcelos e Pachecos para se morrer na praia...

Anónimo disse...

Pinto-de-sousa é o típico psicopata narcisista e manipulador que, mais tarde ou mais cedo, acaba por praticar crimes; este tipo de delinquentes enche (ou deveria encher...) as cadeias. Este tipo de criminoso é - justamente e quando a Justiça funciona normalmente - afastado da sociedade. Mas pinto-de-sousa é primeiro-ministro e interlocutor de Frau-Merkel. 'Agora' já não interessa a existência de partidos, órgãos de soberania, democracia, constituição: dizem-nos (são-nos dadas ordens) de fora o que fazer, quando e como. Como estamos feitos em cacos, dependentes, envergonhados, pobres e miseráveis, é certo que apenas somos uma província, um território bárbaro sem direito a falar ou a co-decidir na Europa; a Independência - se é que Ela interessa a alguém - só será assim recuperada com a queda do império ou a morte clínica dos credores. Mesmo que 'isto melhore daqui a uns anos' tratar-se-á sempre de uma aparência. O Reich terá sempre algum Quintus Sertorius da Baviera com residência em Lisboa, ali à Estrela ou ao Restelo. Como a Ângela ficou de mau-humor com o episódio parlamentar na AR, berrou ao telefone (ou cara a cara) e ordenou ao fraco-PSD um PEC-V por via verbal - que Relvas se apressou a babujar alarvemente e com o confuso-e-trémulo beneplácito de Passos. Há dúvidas?

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Todos, mas todos, só sabemos conjugar o verbo QUERER. Acabou. Toca a conjugar o verbo PEDIR sob pena de, já em Abril, não haver salários na função pública + empresas públicas + pensões. E que não nos passe pela cabeça que isto é ameaça teatral. Quando às contas conhecidas juntarmos as menos conhecidas e as desconhecidas há que preparar calmantes para não morrer de susto porque chegaremos a 3 vezes o PIB. Tr~es vezes o PIB são 300%. Preparemo-nos para trabalhar, gastar menos, exigir menos e poupar mais. Comecemos a dar o exemplo aos mais jovens: zero de telemóvel, zero de discoteca, zero de concertos, andar a pé
Foi o que fez a minha geração que só trabalhou, fez a guerrra, criou os filhos e agora está a ver isto muito mal parado.
Aos desempregados agarrem o que aparecer desde lavar pratos ou escadas até à construção civil porque subsídio vai diminuir em tempo e montante. Admirados? Só se for porque vai ser pior do que antecipo.
Ah! E deixem de descarregar bílis no Sócrates e companhia que mais não foram do que nossos companheiros na irresponsabiliadde em que vivemos nos últimos 20 anos.
João

Cáustico disse...

Assisti na Sicn a um debate entre Aguiar Branco e Assis.
A dado momento Aguiar Branco falou das mentiras do grande canalha. Assis mostrou-se incomodado e tentou, pobrezinho, fazer crer que o grande canalha não mente.A peste está no grande canalha mas os canalhinhas que o rodeiam não lhe ficam atrás.

hajapachorra disse...

Claro que Manuela era melhor, claro que passos é melhor, qualquer ser humano com cinco réis de honestidade e um dedo de inteligência é infinitamente melhor do que o equívoco sócrates.

Anónimo disse...

Penso que o artigo mencionado é o seguinte:
www.march.es/ceacs/ingles/publicaciones/working/archivos/1996_92.pdf