29.3.11

A LULIZAÇÃO DA ACADEMIA


Para a Academia ser respeitada, deve começar por se dar ao respeito. A de Coimbra, fundada pelo Dinis do pinhal, vetusta e veneranda, produziu gente respeitável. Alguma dela pastoreou conspicuamente a pátria. Professores de Coimbra foram meus em Lisboa. De cor e com o risco de esquecer alguém, Antunes Varela, Almeida Costa, Mota Pinto, Ferrer Correia e, anos volvidos, Vital Moreira in loco. Também um professor amigo e saudoso, Lucas Pires. Coimbra deu, das letras, Eduardo Lourenço, Aguiar e Silva ou Pinto de Castro. Amanhã, esta Academia habilita o sr. Lula da Silva com um doutoramento honoris causa. A D. Dilma, a "presidenta", assiste. Presumo que metade da nação institucional portuguesa também. Talvez, como famosamente sugeriu o lente de finanças oriundo de Santa Comba Dão, esteja tudo bem assim e não possa ser de outra forma. É sinal que estão bem uns para os outros. As minhas homenagens em dois versos de Jorge de Sena. «De pífias pívias pintelháceos pintos/gramaticou medieva a língua brasileira.» Saravá!

13 comentários:

Anónimo disse...

Sena é fixe!

Ass.: Besta Imunda

CCz disse...

Fica sempre bem nestas alturas recordar o dia 25 de Outubro de 1949 na Universidade de Coimbra.
.
http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2006/11/investidura-de-franco-em-coimbra.html
.
:-)

Anónimo disse...

Seu maroto!

APC disse...

Também lá andei,ainda com alguns desses professores. É verdade que nunca pensei ver por lá o LULA e outros. Realmente "Times they´re a changing" - como dizia o Robert Zimmerman (Dylan ).

Anónimo disse...

Seria um desconchavo num mundo «à séria». Num mundo que passou a ser um entremez está bem. O presidente da Comissão de Cultura do Congresso brasileiro é o palhaço Tiririca, do qual se ignora se sabe ler ou escrever. Entre o doutoramento de Lula e a eleição do Palhaço Tiririca para a presidência da Comissão da Cultura a correspondência é perfeita. Estão todos ums para os outros, espero que levem os colegas do acordo ortográfico.

Anónimo disse...

Eis o provincianismo tuga no seu melhor.

Lula da Silva, para ser a ímpar personalidade que é, não precisa desses doutoramentos pindéricos «honoris causa», nem precisa abastecer-se com a vossa vã cultura da treta.

Lula da Silva, e já deu provas disso, é superior a esses versinhos do Sena ou aos ensaios da estúpida academia portuguesa.

Deviam ter respeito por um homem que veio do nada, que lutou, que deu o corpo ao manifesto e que foi Presidente duma das nações mais bonitas e importantes do Mundo.

Nós, os portugueses, somos uns pobres diabos, ao menos, respeitamos aqueles que são superiores a nós!

scriabin disse...

Ó pobre Sena. Gastam o Sena. Os empertigados do Sena. Os dizedores do Sena. Está-se o Lula bem lixando para o Sena, que por sua vez preferia ir beber cachaça com o Lula que conhecer qualquer um de vocês, que representam tudo aquilo de que o Sena disse mal. Agora, temos os grandes vultos da Academia, os luzidos reprsentantes da nossa alma mater: o Grande e Ilustre Varela, o Grande e Ilustre Pinto de Castro, etc. João Gonçalves, agora é a vez do Céline: vá lá, uma frase do Céline, para desenjoar do pobre Sena. Seguido da Renata Tebaldi. É arrasá-los!

Lura do Grilo disse...

O que dói é que Lula é essencialmente um analfabeto: de letras, de moral e de ética.

Teve sorte pelo elevado preço das matérias primas, do petróleo, da ditadura militar que lançou os fundamentos económicos do Brasil moderno depois de o resgatar do abraço mortal do castrismo bolchevique e da excelente gestão do presidente Cardoso.

Ele, Lula, é uma tragédia incensada.

Há gente que não se olha ao espelho! disse...

Este Grilo é um perfeito asno.

Ó Griilo, tu nem serves para engraxar os sapatos do Lula!

Lura do Grilo disse...

Há gente que pagaria para ser o "Menino do MEP"!

observador disse...

Efectivamente Lula não tem culpa de ter na cerimónia que o douturou, toda uma camarilha que lhe gabou "o facto de conjugar o crescimento econímico com a diminuição das desigualdades sociais", e em Potugal tenha feito nem uma coisa nem outra ....

E nem sequer a ditadura de AOS nos deixou com um mínimo de infraestruturas, como dizem que a brasileira deixou, com bastantes cadáveres por junto.

Mani Pulite disse...

CHEIOS DE MEDO QUE A CARTEIRA,A BOLSA OU MESMO OS PORTAS MOEDAS LHES FOSSEM ROUBADOS PELO SÓCRATES TEIXEIRA DURANTE O DOUTORAMENTO DILMAS CAUSA PARA PAGAR A DÍVIDA SÓCRATES,OS DOIS POMBINHOS ARRANJARAM UMA DESCULPA QUALQUER E PUSERAM-SE A CAVAR O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL DE VOLTA AOS BRASIS.ATÉ A HIPOTECA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA LHES FOI OFERECIDA COM O VITAL O MARTINS E O BOAVENTURA DE BRINDE!

Anónimo disse...

O Exelentíssimo Doutor "Hororis Causa", e a Exelentíssima Sra.Doutora Presidente do Brasil, Dilma Rousseff voltaram ao Brasil, logo depois da solenidade do doutoramento porque o mui querido, ex-presindente do Brasil, havia falecido.
Portugal é um país de povo que tem porque se orgulhar do seu passado glorioso.
Crises existe para ser vivenciada...Aprende-se assim também ou até mais. Não é o fim do mundo.
Portanto, tenha um pouco de respeito pelo que é vosso.