1.2.10

A PIROSEIRA


Cavaco fez ontem no Porto o discurso de abertura das comemorações do centenário da república (com letra pequena porque se percebeu que é mesmo a do 5 de Outubro que eles querem comemorar). Para além de citar "vultos" literários como Miguel Torga, João de Deus ou Guerra Junqueiro, Cavaco apelou a que nos enchessemos do mesmo "espírito" da falhada sargentada do 31 de Janeiro de 1891. E referiu a estafada ética que, em cem anos, ainda não apareceu a não ser na retórica do regime. O PR perdeu uma boa oportunidade para, sem complexos, deitar de uma vez por todas para o caixote do lixo da história certa mitologia republicana, "afonso costista", que só serviu para difamar a República. Sócrates, por seu lado, elogiou o "reformismo" dos ditadores do PRP provavelmente achando-se, com alguma razão, seu herdeiro natural. Que piroseira.

9 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

BRAVO!!!!!

Anónimo disse...

Como tivemos a oportunidade de verificar através da televisão, as palavras expelidas por ambas as personagens encontraram eco na imensidão das peredes de pedra da Praça, à frente das quais estava meia dúzia de gatos pingados, separados das personalidades por uns cidadãos fardados que representam o regime e nunca se suicidaram tanto como agora. Vem-me à cabeça a multidão que em tempos por ali recebeu um General. A grande diferença é que as pessoas se reviam no que lá estava e dali perspectivavam um futuro e uma vida melhor para si e para os seus. Havia uma alegria. Hoje as pessoas olham e vêem gente do meio artístico, bem-falantes, reformados, avençados, remediados, irresponsáveis, incompetentes e parciais com cara de quem está com uma depressão há 10 anos, numas cerimónias penosas e tristes que só servem para cumprir com uma formalidade.

Tino disse...

Infelizmente Cavaco é apenas o menos mau deles, mas é um deles...

Garganta Funda... disse...

Subscrevo na íntegra o texto do Dr.João Gonçalves.

Foi mau de mais ver os dois expoentes máximos deste regimen «sucialista», podre e falido a cantararem hossanas ao jacobinismo e ladroagem da I República.

E ainda por cima com aquela palhaçada protogonizada pela historiografia oficial ao associar «resistência» aos próceres da I República!

radical livre disse...

em1991 o Dr. Adão e Silva era Grão-Mestre do Grande Oriente.
admitiu ser esta uma revolução maçónica.

o falecido nunes de almeida roubou-me documentação comprovativa do facto.
os não maçónicos deram a conhecer a tentativa e fugiram.

estive fora e felizmente durante 5 dias só vi e ouvi a RTL.
cheguei a desejar que esta trampa fosse definitivamente ao fundo

Anónimo disse...

O escultor Cutileiro já veio dizer que o busto da república precisa de ser substituído por um mais actual. Passou-me pela cabeça que já existe uma obra sua que se adaptaria perfeitamente a esta república: aquela que está empinada no alto do Parque Eduardo VII.

Anónimo disse...

Há muita gente a dizer que a República em Portugal corre inexoravelmente à sua perdição.
De facto, em 100 anos temos 16 anos de caos e matanças, mais 48 de ditadura e 36 de uma espécie de "democracia" que nos trouxe até este «estado da arte» ... é obra, e desejam unir-nos à volta desta fogueira !

Anónimo disse...

Não é piroseira, é bimbalheira. O dito cujo é incrivelmente bimbo. Basta vê-lo quando não anda com os fatinhos Armani...

E agora o bimbalheirame só cretino até já comemora 100 dias de "governo", Irra!!!! Não dá para esperar pelo aniversário?

Também acho giro que agora chamem aos aldrabões "excelentes oradores". Foi o que, hoje, o João Salgueiro chamou ao dito cujo numa conferência qualquer (ainda acrescentou que o animal era muito bom actor). Nessa conferência, o emplastro vigarista declarou que as finanças sempre estiveram sob controlo e que os gastos foram aqueles que eles (só cretinos) quiseram... So, Hollywood, look at this hidden tallent!

PC

Anónimo disse...

Está à espera de quê? À palhçada da sargentada junta-se a ignorância cultural e histórica do actual PR. Mistura explosiva.

J. Costa