10.2.10

A PALAVRA

O conselheiro Souto Moura não é um tagarela. Não era feliz na relação com a opinião que se publica e também não teve sorte no processo que o crucificou. Parece que em tal processo está pronto mais um batalhão de testemunhas como se ele não estivesse morto e enterrado há muito. Mas Souto Moura vem agora dizer aquilo que, aparentemente, envergonha colegas seus dizer ou onde, quando tentam dizer alguma coisa, a emenda sai pior que o soneto. E o que Souto Moura diz é muito simples. Há uma substância das coisas que pode para sempre ficar num limbo porque é precedida de "análises técnicas" ou jurídicas. E existe uma clara diferença entre este registo, o técnico, e o registo ético que está no coração das coisas. Em português corrente, eu posso ver o lixo debaixo do tapete mas só posso apreciar a qualidade da fibra do tapete. Ao mencionar a palavra "ética", Souto Moura disse tudo sem ter tido a necessidade de dizer nada. Demais conselheirismo judicial tem alguma coisa a aprender com este homem.

7 comentários:

radical livre disse...

sempre pensei que Souto Moura foi o melhor PGR e este o pior.

não me interessa o direito de que nada sei.

encontrei esta frase de G. Radbruch «Recht ist wille zur Gerechtigkei» que traduzi por «direito é vontade de justiça»

o berbere argelino Sto Agostinho na Cidade «afastada a justiça os reinos serão apenas grandes bandos de ladrões»
ACERTOOOU!

APC disse...

Atrás de mim virá quem de mim bom fará. É sempre assim - quase. O Doutor Souto Moura é Homem de carácter e princípios éticos.
Mas, uma maldita Imprensa nascida após Abril de 74, integrada por gente menor e subserviente,tudo esmaga e tritura. E ele, infelizmente, não conseguiu escapar à fúria mediática.

Anónimo disse...

Souto Moura faz parte do clube de Catalina Pestana e muitos outros misteriosamente vão desaparecendo em combate às mãos de organizações mafiosas. É escusado perder mais tempo com formalidades na apreciação. O caso Casa Pia é aquele que ao nível planetário tem o maior rácio eestemunhas/intervenientes. Ninguém sabia, ninguém viu, ninguém ouviu dizer, mas há milhares capazes de dizer como foi e como não foi. Até há uns tipos que logo depois de se queixarem do atraso da justiça arrolam mais 300 testemunhas em poucas horas.

Anónimo disse...

Pois...a Ética.
A ética republicana,
de que um super ministro do PS redescobriu a fórmula.
Pina Moura, embora mais qualificado, a juntar aos Varas (do bloco central).
JB

Lura do Grilo disse...

Souro Moura deixa muitas saudades. E para mim deixou no dia em que abandonou o cargo.

Anónimo disse...

Tenho muitas vezes a sensação de que o segredo de justiça serve mais para proteger os criminosos do que para defender os inocentes.

Anónimo disse...

Pois. O home era e é inteligentíssimo, intelectualmente brilhante e honesto, independente e técnicamente competentíssimo.
Como se passa no resto do país e das matérias, estas pessoas inteligentes e competentes nas respectivas áreas não servem...
É este o actual rumo deste país triste.