1.2.10

CRÓNICA DE UMA CRÓNICA CENSURADA

"Vendo" isto como me "venderam" a mim. Uma crónica de Mário Crespo que devia ter saído no folheto Jornal de Notícias - uma espécie de "diário da manhã" do actual PS - aparentemente não saiu porque o jornal invocou que "contém matéria noticiosa que carece de investigação, terminando assim uma colaboração de dois anos de crónicas.» Fica aqui para quem a quiser ler até porque sou insuspeito de "adular" Mário Crespo. Então, menos de vinte quatro horas depois do início oficial do "centenário", já se anda a copiar o pior PRP, o tal "reformista" e prenhe de "ética"? E os blogues "fracturantes", da esquerda caviar dos idiotas úteis, não dizem nada?

«Terça-feira dia 26 de Janeiro. Dia de Orçamento. O Primeiro-ministro José Sócrates, o Ministro de Estado Pedro Silva Pereira, o Ministro de Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão e um executivo de televisão encontraram-se à hora do almoço no restaurante de um hotel em Lisboa. Fui o epicentro da parte mais colérica de uma conversa claramente ouvida nas mesas em redor. Sem fazerem recato, fui publicamente referenciado como sendo mentalmente débil (“um louco”) a necessitar de (“ir para o manicómio”). Fui descrito como “um profissional impreparado”. Que injustiça. Eu, que dei aulas na Independente. A defunta alma mater de tanto saber em Portugal. Definiram-me como “um problema” que teria que ter “solução”. Houve, no restaurante, quem ficasse incomodado com a conversa e me tivesse feito chegar um registo. É fidedigno. Confirmei-o. Uma das minhas fontes para o aval da legitimidade do episódio comentou (por escrito): “(…) o PM tem qualidades e defeitos, entre os quais se inclui uma certa dificuldade para conviver com o jornalismo livre (…)”. É banal um jornalista cair no desagrado do poder. Há um grau de adversariedade que é essencial para fazer funcionar o sistema de colheita, retrato e análise da informação que circula num Estado. Sem essa dialéctica só há monólogos. Sem esse confronto só há Yes-Men cabeceando em redor de líderes do momento dizendo yes-coisas, seja qual for o absurdo que sejam chamados a validar. Sem contraditório os líderes ficam sem saber quem são, no meio das realidades construídas pelos bajuladores pagos. Isto é mau para qualquer sociedade. Em sociedades saudáveis os contraditórios são tidos em conta. Executivos saudáveis procuram-nos e distanciam-se dos executores acríticos venerandos e obrigados. Nas comunidades insalubres e nas lideranças decadentes os contraditórios são considerados ofensas, ultrajes e produtos de demência. Os críticos passam a ser “um problema” que exige “solução”. Portugal, com José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão e com o executivo de TV que os ouviu sem contraditar, tornou-se numa sociedade insalubre. Em 2010 o Primeiro-ministro já não tem tantos “problemas” nos media como tinha em 2009. O “problema” Manuela Moura Guedes desapareceu. O problema José Eduardo Moniz foi “solucionado”. O Jornal de Sexta da TVI passou a ser um jornal à sexta-feira e deixou de ser “um problema”. Foi-se o “problema” que era o Director do Público. Agora, que o “problema” Marcelo Rebelo de Sousa começou a ser resolvido na RTP, o Primeiro Ministro de Portugal, o Ministro de Estado e o Ministro dos Assuntos Parlamentares que tem a tutela da comunicação social abordam com um experiente executivo de TV, em dia de Orçamento, mais “um problema que tem que ser solucionado”. Eu. Que pervertido sentido de Estado. Que perigosa palhaçada.»


41 comentários:

Anónimo disse...

O crespo está doente, julga-se o centro do mundo.

Anónimo disse...

Se isto fosse verdade seria uma reunião de canalha da pior espécie a praticar um crime contra um dos pilares do Estado de Direito, que cabe ao PR defender, ou caberia, se ele não fosse já parte do problema que deixou isto ir a um tal ponto que estas coisas já resultam do saber que ele não faz nada. Criou uma habituação e um laxismo que os dependentes costumam usar querendo mais. Vamos ver se aparece um jornalista com coragem para questionar o nosso PM sobre isto, quase como se ele fosse um delinquente de delito comum, que por coisas bem menos graves vai dentro e fica com o nome sujo. Talvez a fase final do sócretinismo não passe de um lavar de roupa muito suja que vai atingir até o presidente. Parece estar na hora.

Lamas disse...

Até qundo temos que aturar isto meu Deus?
Onde estão os arautos da liberdade a começar pelo Dr. Soares?

Nuno Castelo-Branco disse...

Exactamente, João. É a censura prévia, tal e qual como o sr. Afonso Costa instituiu em Portugal e que Salazar aproveitou.

A tal esquerda do Eixo Bica do Sapato/Lux, nada dirá, porque ainda hoje beneficia dos "métodos dinâmicos" do arrancar de páginas incómodas que não interessam, retoques de fotografias, falsificação de estatísticas, etc.
Só tenho pena que o PR tenha caído na esparrela e não tenha havido um (!) assessor que lhe corrigisse o discurso ao estilo Rosas. Ora bolas!

Anónimo disse...

Ao anónimo "Abrantes" da 1:25,

Suponho, pelo seu diagnóstico, que atribui ao Mário Crespo uma doença do foro mental.
Queria apenas lembrar-lhe que se esqueceu de invocar (cuidado com a sua avaliação de desempenho) o ponto seguinte da sua cartilha (Ponto 2.4 da II Secção): "Interne-se compulsivamente todo o doente que ponha em causa o Querido Líder.".

Anónimo disse...

não acredito, à partida, na patranha que Crespo conta.

Depois da Moura Guedes, depois do Zé Manel, aqueles quatro descritos como comensais do mal, iam, em voz alta, dizer o que na alma lhes vai assim, sem reparar quem estava nas mesas do lado??!

A ser verdade... minha santa maezinha!!

Rita

Anónimo disse...

... a fase final do sócretinismo não passe de um lavar de roupa muito suja" que vai atingir o presidente.

O presidente é suposto ser o garante do bom funcionamento das Instituições democráticas, certo? É o garante do cumprimento dos princípios democráticos e da Constituição da República Portuguesa, certo?

Durante estes anos tenebrosos «cooperou» com um tiranete da pior espécie contra a população que lhe fez chegar "carradas" de informação e de documentação.
Que fez o presidente? Continuou a «cooperar» com o tiranete contra a população.

É indigno de ocupar o cargo para que foi eleito por sufrágio directo e universal pelos portugueses.
Disse.

A.

Anónimo disse...

é curioso, eu tenho visto e lido o Crespo e não me tem nada parecido que ele se ache o centro do mundo...

A. Pinto Pais disse...

O primeiro Anónimo é o tal executivo de tv, o Lacão, o Silva Pereira, o próprio falso engenheiro ou alguém por um deles?
Só pode.
Quando é que esta merda tem fim?

Anónimo disse...

E DEPOIS ERA O SALAZAR. ESTE PAÍS É UMA FARSA E MAIS CEDO OU MAIS TARDE TERÁ QUE EXPLODIR.

Karocha disse...

Anónimo das 2:53

Sim, mas quando?

radical livre disse...

vem no Jrnal do Pau

reunião de emergência das ss e sa para a noite das facas longas

Anónimo disse...

Bem, o Mário Crespo, mais que encrespado, começa a estar chamuscado. Vamos a ver se o patrão Balsemão lhe deixa continuar o "Plano inclinado", o melhor programa de análise política que se faz por cá. E tenhamos esperança que os poucos jornalistas frontais que ainda resistem não tenham que passar à clandetinidade.
Quanto ao PR, epois do discurso da república, só nos falta que a Praça de Belém não passe a chamar-se Praça das Flores!

Tudo Grosso! disse...

Tomem uma rábula do Camilo e da Ivone!
E assim vai este triste e enfadonho País! Vai longe ... Ó se vai!

Pior que o Haiti! Com todo o respeito pelo Povo Haitiano.

http://www.youtube.com/watch?v=obRvgYfECXY

Sirvam-se!

Anónimo disse...

Tanto quanto eu sei o JN é um jornal privado logo pode cancelar peças dos seus colaboradores com legitimidade.

Isso não quer dizer que não devamos tirar ilações: o Jornal JN é um jornal enfeudado ao Poder Socialista que tem destruído e corroendo Portugal. Como aliás a maioria dos media.



lucklucky

Anónimo disse...

"Quando é que esta merda tem fim?"

Não sabemos. O patriarca Kennedy, mafioso com prestígio, dizia o segredo para vencer: "Votar cedo e muitas vezes. Só hoje já votei nove". Parece que assim tem sido e contra isto só um Scott Brown.

Anónimo disse...

Tudo isso era previsível, com estes "quens-ordinários": fazem tudo p/calar as vozes da verdade. Depois do MCrespo ter entrevistado o PSPereira(q o obrigou a tratá-lo por SrMinistro)houve quem que "qq dia o A.Costa manda o mano/R.costinha-da-SIC pôr o MC no olho da rua...
Parece pois que a saga continua - td a comunicação social incómoda aos sôcátas, varapaus-rôbálos e quejandos, têm de ser CALADOS!!!
Mas a era socretina tem de acabar... a perseguição pidesca ficou entranhada nos tugas e tá difícil de lhes varrer isso das cabeças.
PORTUGAL É UM ESTADO DE DIREITO E TEM COMO DIREITOS CONSTITUCIONAIS AS MAIS AMPLAS LIBERDADES: DE PENSAMENTO, DE OPINIÃO, DE CULTO, DE MANIFESTAÇÃO, DE REUNIÃO, puxa - o que é estes GAJÕES socráticos querem?
Tenho pena é de NÃO ver a solidadriedade incondicional dos jornalistas todos em uníssono para fazer uma contestação cívica SÉRIA contra as pressões política sobre a sua classe profissional!
Este PS/socretino é pior que a PIDE/DGS dos velhos tempos da mordaça!
AMIGOS:DIVULGUEM O MAIS POSSÍVEL ESTA POUCA VERGONHA - este governo bem quer «corta/r a raiz ao pensamento»,mas não consegue por«que ele é livre como o vento, porque é livre!».
Grandes ... (duma cama incerta!).
Marafada

Anónimo disse...

Uma rapariga do meu tempo, Filomena Mónica no I de hoje:

Vejam apenas os sublinhados a «««...»»» mais curto.

Não vou comentar os artigos que os Prof. Doutores José Alberto de Azeredo Lopes e Maria Estrela Serrano, doutorados pela Universidade Católica do Porto e pelo ISCTE, escreveram, a propósito do anunciado encerramento do programa de Marcelo Rebelo de Sousa e do texto que, sobre tal assunto, aqui publiquei. O leitor teve acesso directo ao que povoa aquelas cabeças.
Para o caso de não se ter apercebido suficientemente do que se tratava, esclareço: a coberto da defesa do «pluralismo ideológico», a ERC pretende intervir na programação da TV estatal, de forma a favorecer o governo do dia. Apesar dos seus doutoramentos - abstenho-me de dizer o que quer que seja sobre a qualidade das instituições que os concederam - não penso que estes indivíduos tenham o prestígio suficiente para estar à frente de uma entidade que exige uma cultura geral invulgar, uma elevada capacidade intelectual e uma independência política à prova de bala.

«««Ao escrever o meu artigo - já o segundo, visto, em tempos, o ter feito quando Marcelo foi saneado da TVI - nunca pensei que estava a tocar num ninho de víboras, mas foi isso que aconteceu»»».

Ao longo das várias décadas em que tenho vindo a público a fim de expor as minhas opiniões,

«««jamais recebi telefonemas como os que, desta vez, me chegaram. Excluindo a hipótese de os jornalistas que me contactaram estarem todos bêbados, alguém - e não estou a acusar a ERC, porque não tenho provas - andou pelas redacções a espalhar boatos»»».

Não julguem que me intimidam. Na presunção de que existirão sempre órgãos que possam exibir vozes dissidentes, continuarei a dizer o que penso.
Por ter ficado deprimida com o incidente, dei comigo a reflectir sobre se haveria algum organismo, em Portugal, pelo qual nutrisse o mínimo de respeito...
JB

Perguntador disse...

O Presidente da República não tem nada a dizer sobre a restauração da Censura em Portugal, mais de 35 anos depois do "25 de Abril"?

RIAPA disse...

O senhor Zézito é objecto de um obituário aguardado com grande expectativa!

Anónimo disse...

Mas por que é que o MA NÃO DIZ QUEM ERA O EXECUTIVO DA tv? Jà que identificou todos os outros, fico a pensar porque é que não identificou o "colega" ?Medo ?

Jornal do Incrível disse...

O capacho Leite Pereira, que dirige o JN, tem o despudor de escrever, numa nota há pouco divulgada, que foi Mário Crespo quem "decidiu retirar o texto de publicação".
A pouca-vergonha socretina, de cabeça perdida, não recua perante nada.

Anónimo disse...

O problema já não é o Sócrates. Somos nós, que não lhe damos um pontapé no cu.

Anónimo disse...

Que despudor!
Que falta de vergonha!

O socrático é doente, doente o serviçal de tv, como assim o coninhas do servente do primeiro e com ele o emplastro de lacão.

E não tarda isto cai, de podre, Portugal está doente com tais secadores de opinião.

E ca fis de p eles são!

Anónimo disse...

Os socretinos TODOS (sôcátas+varapaus+silvaspereira+larcões+penedos+etc)deviam ser EXPULSOS de PORTUGAL:são demasiado histéricos,corruptos e perigosos p/a N/PÁTRIA que se quer livre e democrática.
As suas posturas denunciam o "cagaço" q'estes "soxialistas" HORROROSOS têm das verdades q (alguma) Comunicação Social (ainda) DIZ/ESCREVE neste País.
A gentalha do sôcátas passa a vida a perseguir os "mensageiros" das notícias dos seus ESCANDALOS,especialmente do líder Zé:
-Xico-Esperto/Novo-Rico do Freeport
-Estrangulador da Comunicação Social(escutas do FaceOculta)
-Licenciado-Ingºc/4cadeiras de Domingo;
-Diplomado no "Inglês-Técnico" lá do gajo...;
-Desenhador de Mamarraxos na Beira Baixa;
que é este 1ºMin de Portugal.
Todavia, por mais que tentem calar as vozes de quem tem a mente sã e livre, os socretinos serem ESMAGADOS muito em breve, pois são INSUPORTÁVEIS as suas políticas e os seus métodos.
Esta gente faz MAL ao N/País e qdo caírem do poleiro do poder,será melhor porem-se a andar ou esconderem-se bem longe de nós e q sejam esquecidos para sempre!
Midarte.

Anónimo disse...

Salazar comparado com este tirano que nos des(governa), era um autêntico menino de coro. Que raio de democracia é esta que se calam todas as vozes incómodas, e continua tudo igual como se nada tivesse acontecido. As pessoas decentes deste país, têm que alertar todas as consciências, não podemos deixar passar em claro mais esta vilania, que nos tolhe e envergonha. Que tem a dizer a União Europeia acerca de mais este
desatino, desta gente sem qualquer pingo de vergonha que nos destroi os sonhos do próximo futuro, e o futuro dos nossos filhos ?
Cumprimentos
S. Guimarães

APC disse...

Sobre o dr. Sócrates o Dr. Joao Gonçalves continua a dizer tudo. O Sr. Mário Crespo depois do famoso fo..-.. em directo na TV na Africa do Sul, há uns anos atrás, ficou de cabeça perdida com tanto elogio,em tempo não muito distante,do autor do blogue Portugal dos Pequeninos - ou será dos pequenitos ? Agora queixem-se.

A. Moura Pinto disse...

Não façam esse favor ao Crespo. Que não se dá conta do ridículo, tal o ego do tamanho do mundo e em forma de bico de pato.

Permitam ao Crespo o jornalismo de isenção e independência a que nos habituou. Onde cultiva o contraditório, em geral colocando frente a frente dois dos seus eleitos, qual deles mais anti-Sócrates. Como igualmente acontece no seu também isento Plano Inclinado. Sempre para um lado.

Deixem que tenha, como sendo o melhor, o seu jornalismo de causas contra o PS, onde as opiniões de Crespo ocupam o lugar das notícias.

Portugal pode bem dispensar a candidatura a mártir deste paladino da liberdade de expressão. E ficaria bem mais pobre sem este pobre de espírito. Qual bobo que nenhuma corte animada dispensa. Por isso não o metam na dispensa. O ridículo só pode ser objecto de estudo se estiver acessível a todos. E, para isso, não vejo ninguém ao nível de Crespo.
Ver aqui http://azereiro.blogspot.com/2010/02/nao-lhe-facam-esse-favor.html
E recordar isto http://azereiro.blogspot.com/2010/02/o-inicio-do-plano-inclinado-ou.html

Anónimo disse...

E que tal pensar o evento ao contrário? Como a impossibilidade de o primeiro-ministro falar à vontade no espaço público, sem ser espiado / escutado? Como a prova provada de que, lá bem no fundo de cada um de nós, continua a haver um pequeno pide?

Anónimo disse...

É a ética republicana no seu melhor.

JLR disse...

Meus Caros Senhores,

A fonte de Mário Crespo é tão boa ou tão má, que nesse dito restaurante estava eu a almoçar e posso dizer- vos que os três senhores estavam realmente a almoçar, mas só com escutas é que se ouvia sobre o que estavam a falar.

É demência e da séria...

Anónimo disse...

Quem disse que os "bufos" não deixaram semente?

Pedro Ferreira disse...

PODE SER...
Pode ser tudo mentira.
Pode ser tudo invenção.
Pode ser tudo suposição.
Pode mesmo ser apenas "calhandrice", como diz o SNI - o Secretariado Nacional da Informação, 2010.

MAS HÁ ALGO QUE NÃO É...
Um facto inimaginável com este PM.
Um acontecimento que não cola com a credibilidade deste Governo.
Uma coisa impensável no Portugal socialista dos últimos anos.
Um insulto à liberdade de imprensa, tal como o governo a concebe...

ENTÃO O QUE É, E O QUE SIGNIFICA TUDO ISTO, O FACTO E OS PROTAGONISTAS ?
A desvalorização da imprensa frouxa existente em Portugal, com poucas excepções .
A falta de categoria, estatura e dimensão profissional da generalidade dos jornalistas, com poucas excepções.
A mediocridade dos comentadores, afastados do país e das realidades, com poucas excepções.
O concubinato, empresas/comunicação social/governos/assessores de imprensa/jornalistas/bancos, tudo ao molhe e fé no salvador governo...
A torre de marfim do Senhor Presidente da República, que observa, observa, observa...observa!!!
A sensação de impunidade do PM, que está por tudo, diz tudo e o seu contrário, perdeu consciência do País em que está, do Povo que governa, da economia que colapsa, do ambiente social de empobrecimento, da falta de
respeito pelo cargo, do abandalhamento geral da vida pública governativa.

O AMBIENTE DOS ÚLTIMOS DIAS DE
a)SALAZAR ("lutar contra os ventos da história...(1961)"),
b)CAETANO ("combateremos os profetas da desgraça e do caos...(1973)",
c)VASCO GONÇALVES (entreguem isto à social-democracia e vão ver...(1975/Almada)", é o que hoje se respira com
d)SÓCRATES "nós somos a estabilidade...(ontem)"

A similitude não engana e o fim não será diferente: tem que faltar pouco, muito pouco, para este pesadelo acabar...

JÁ NÃO É QUESTÃO DE LIBERDADE DE IMPRENSA, DE ECONOMIA, DE ÉTICA, DE CONVIVIALIDADE ENTRE PENSAMENTO DIFERENTE, ENTRE IDEOLOGIAS, ENTRE O BOM E O MAU GOVERNO...

É TÃO-SÓ UMA QUESTÃO DE HIGIENE E SALUBRIDADE.

PONTO.

Ivone Gravato disse...

Recuando a 2000 (mais coisa, menos coisa), recordo o processo que resultou no afastamento de Clara Pinto Correia das páginas de opinião do DN porque escreveu um artigo "de opinião" em que acusava um determinado político (ainda no activo e que nada tem a ver com o PS) de frequentar os menores prostitutos no parque Eduardo VII. A fonte eram "amigos" da autora, que juravam a pés juntos terem visto o que contavam. O DN optou por não publicar, a autora bateu com a porta e parece-me que na altura, como agora com JN vs M. Crespo, foi o mais a decisão mais sensata.

www.angeloochoa.net disse...

Se todos os que não gostamos do Sol Sócrates (e do seu betão de Obrar) estamos doidos, cabe à Ministra Senhora Ana Jorge incrementar um Novo Manicómio do Tamanho do País, a fim de nos reeducarem a todos, mas com tal esmero que, futuramente, convictos, de cérebros bem lavados, façamos soar, com gritos P.S., o nosso profundo Amém.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:13

Tivemos essa oportunidade. Não deu. Agora arcamos com isto. Eu deixei de ter pena. Votaram não foi? Agora sujeitem-se.

Pinto Simões disse...

Ó JLR, quando é que V. deita fora a caixa de graxa e o pano com que passa lustro às botas socretinas?
Em suma, qundo é que vai "atazanar a direita" para o raio que o parta?

JLR disse...

Pinto Simões, em primeiro lugar não sou do PS e a nunca tive simpatia por Socrates. Em segundo, fontes fidedignas acredito pouco, só vendo para crer. Terceiro e último ponto, não me manda para o raio que me parta, porque não me conhece de lado nenhum porque se lhe falta educação vá pedi-la aos seus paizinhos.

Miguel de Pompeia disse...

Há precisamente um ano e 20 dias este mesmíssimo blog, nas páginas que se indicam abaixo acusavam de 30 000 maneiras diferentes Mário Crespo de ser um comprado, um vendido, um tipo execrável, subserviente ao Governo. Ele próprio, há um ano atrás, como podem ver e ouvir, da sua própria boca considerava que: “No segundo mandato provavelmente votarei Sócrates. Em quem mais? Neste momento não vejo alternativa nenhuma realista para quem sinta responsabilidades no voto." Acredito que o projecto que ele tem estruturado e a gente de quem se rodeou são as pessoas que se afirmaram como as mais fiáveis no País." “Tem um consistência ...que mais ninguém tem.”

Um ano volvido o que é que aconteceu?
Das duas uma, ou ficou ressabiado por esperar algum cargoo que não lhe foi dado ou estão como diz a mãe de uma amiga minha, "falta-lhe uma aduela"....

A ele e a todos aqueles que têm uma memória hiper-selectiva.....


http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/01/mrio-crespo-by-himself.html

http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/01/o-operrio.html

http://videos.sapo.pt/Qj40kw3tUHjsKy7JYfit

Miguel de Pompeia

João Gonçalves disse...

Obrigado, Miguel, pelo excelente trabalho policial.

A. Moura Pinto disse...

Ele há cada uma!
Então o Miguel fez excelente trabalho policial?
Talvez, porque o despudor de quem escreve ""Vendo" isto como me "venderam" a mim." bem o justifica.
Ou não seria melhor assumir as coisas, mesmo se "compradas" na tasca da esquina?