25.4.09

DEUS LHES PERDOE



Passei boa parte do "25" a ver e a ouvir Herbert von Karajan. Como é que uma figura que, fisicamente, nem sequer era muito alto conseguiu agigantar-se tanto. Desconfio dos musicalmente surdos bem como dos adeptos de um "sentido único" na música. Karajan é tão sublime com Verdi quanto com Beethoven, Dvorak, Brahms, Wagner, Strauss ou Holst. Há quem não aprecie. Deus lhes perdoe.

Clip: Antonin Dvorak, 9ª Sinfonia, dita "do Novo Mundo", 4º andamento. Wiener Philharmoniker. Herbert von Karajan,

9 comentários:

Pedro disse...

Amén

Anónimo disse...

um dia meti-me em Viena no comboio de Hamburgo e saí em Praga, meses antes da grande inundação.
adorei os dias passados a ver monumentos. as noites a ouvir música. ouvi pela primeira vez Dvorak se ser em "enlatados".
kundera tem uma obra sobre o checo que viaja para casa e sente nostalgia dos dois locais.
karajan nunca permitiu que lhe retirassem von do seu nome. isso não aconteceu na Alemanha.

radical livre

Unknown disse...

Factus est: a atenção que HvK dedicava à gramática orquestral permitia-lhe atingir momentos de uma beleza quase dolorosa. Tomara a muitos lograr alturas tão distintas.

...mas... de vez em quando a semântica fugia-lhe por entre a seda e a filigrana. (Pode-se ver isto em Bruckner, por exemplo.)

João Paulo Magalhães

Joaquim Alves disse...

Não me canso de ouvir esta Nona Sinfonia de Dvorak.

observador disse...

Ora aí está uma opção boa para o coração:
- nem um aumento de colestrol, motivado pelo o porco no espeto de Santa Combadão;

- nem o aumento dos triglicérios(?), devida aos croquetes de Santana.

Só faltou vir á rua para fazer algum exercício numa qualquer marcha ou manifestação, ou mesmo só por andar, que nesta data os ares andam frescos e arejados, se bem que com nuvens negras.
Como o tempo deste dia ...

Anónimo disse...

para sua informação:
na minha viagem de comboio Viena-Praga (soleira da porta) ao longo do rio March (antigo Morava) visitei Bruno. aqui nasceu o frade Mendel, o pai da genética, que foi prof de matemática em Viena. não visitei Austerlitz por falta de dinheiro. na catedral de Praga (não a do castelo), ainda em restauro interior um padre acercou-se de mim e agradeceu em latim "tibi habeo gratiam".
a ópera de Bratislava aparece num film de 007. amigos convidaram-me a ir à opera a Pressburg ouvir Wagner.90% dos espectadores eram austríacos.
na estação leste de Pest um pianista tocava música clássica para os viajantes que tomavam refeições.
pensei se D. Pedro, duque de Coimbra, terá subido o Danúbio até aqui.
"nós por cá todos mal".
saúde e fraternidade

radical livre

Cáustico disse...

A abrilada teve, para mim, apenas o mérito de eliminar uma ditadura.
Tudo o mais foi um nojo.
Um dos militares de Abril, que diziam ser pessoa inteligente, o ideólogo do golpe, afirmou num dos países nórdicos, meses volvidos após o acontecimento, que estavam a acabar com os ricos em Portugal. Na verdade, o que ele teria querido afirmar, e só não o fez por temer a reacção que poderia provocar cá no burgo, era que
estavam simplesmente a substituir os ricos.
Embora a minha condição de trabalhador estudante não me proporcionasse tempo para ler e ouvir a rádio, houve um dia, após o golpe, em que escutei um diálogo que se travava numa das rádios, entre o locutor e um marmanjo, um desqualificado qualquer.
A azémola, perorava sobre a forma de regular procedimentos no banco onde, suponho, trabalhava. Que os lugares de chefia deviam ser exercidos exclusivamente por revolucionários (e, digo eu, para cúmulo, calhordas como ele).
Face a afirmação tão imbecil, o lucotor retorquiu como poderia isso acontecer se os revolucionários não percebiam nada da matéria.Resposta pronta do patarata revolucionário: Os antigos chefes ensinarão os novos.
E viva a abrilada.

joshua disse...

Costumava conversar sobre a personalidade de Karajan com o meu mentor Maestro Castro e este, que o conhecera pessoalmente, narrava-me algumas peripécias da sua vida, sobretudo o impacto da sua pertença ao partido Nazi, quando em 1933, se tornou membro em Salzburgo, a 8 de Abril. Em Junho, o partido foi proibido pelo governo austríaco.

Entretanto, a validade de sua inscrição manteve-se até 1939. Nesse ano, antigos membros austríacos foram verificados pelo oficial geral do partido e a inscrição de Karajan foi considerada inválida, por irregularidades no pagamento das mensalidades. Entretanto, a sua inscrição foi reativada e datada a 1 de maio de 1933, em Ulm.

Posteriormente, judeus como Isaac Stern, Arthur Rubinstein e Itzhak Perlman recusaram-se a participar em concertos com Karajan em virtude dos seus antecedentes nazis. Richard Tucker também recusou uma gravação de Il trovatore em 1956 quando soube que Karajan conduziria.

Foi somente após a morte do maestro, em 1989, que a Orquestra Filarmônica de Berlim se pôde apresentar em Israel.

É assim que para mim, como para o meu falecido mentor, por amor da Música marcada pela personalidade dos supremos maestros que a História nos deu, o histórico de Karl Orff ou de Karajan não contam.

A batuta pode ser cúmplice, mas não é uma arma.

Carlos duarte disse...

(náo sabia onde meter este comentário)

SE NÃO FOSSE A REVOLUÇÃO DE ABRIL????
Mete muita pena, ao verificarmos quão intoxicados estão os portugueses quanto ao 25 de Abril.
Será que ainda não acordaram para o facto de que o mesmo estava “orquestrado” para levar Portugal para o grupo de países satélites da União Soviética, e que muitos portugueses desapareceriam simplesmente “do mapa”? Porque razão Cunhal fez transferir quilos e quilos de documentos informativos para a União Soviética? e a ameaça foi feita pelos Gonçalvistas que chegaram ao cúmulo de ameaçar com o Campo Pequeno e com fuzilamentos em massa?
Portanto quem quer que esteja a escrever no blog blasfémias, não estaria aqui a escrever não , ah isso não……….não fosse o grande herói da liberdade o Coronel Jaime Neves que a 25 de Novembro pôs os comunistas na ordem, nós passávamos “do sal para a salmoura”, pois as ditaduras comunistas são de longe piores do que foi a ditadura Salazarista.
Penso que já é tempo dos portugueses se instruirem e informarem melhor e mais e saírem desta contínua ignorância do que foi o verdadeiro 25 de Abril………..