27.10.07

SÓCRATES, MODO DE USAR


Tal como se previa - e as outras duas anteriores "presidências" confirmavam - a Europa não "vende" para efeitos domésticos. O cidadão médio, o que ignora olimpicamente o "tratado reformador" ou as visitas de grandes senhores a Portugal, preocupa-se em poder digitar quatro números numa caixa multibanco (que ainda não tenha sido levada para casa pela racaille) e em ver de lá sair umas notas. De seguida, e assustado pelo que assiste nos telejornais, espera ansiosamente, ou por uma "nova oportunidade", ou em manter o emprego que tem. De resto, o que lhe cai em cima, seja pela propaganda, seja pelos papagaios do regime, não lhe diz respeito. Tem filhos para manter na escola - que o sistema teima transformar em futuros homúnculos - e prestações da casa para pagar. A escapadela continua a ser a bola e um "jantar fora" uma vez na semana. Dois anos depois, começa-se a perceber (e ele também) que Sócrates e o seu autoritário mode d'emploi estão a falhar. O irrealismo da tribo mandante vai, uma vez mais, cair-nos em cima como um pesadelo ou um incêndio furioso. Sócrates não tem grande margem de manobra depois do circo europeu. 2008 não vai ser fácil e imediatamente a seguir é precioso dar corda ao ilusionismo por causa das eleições. É fundamental começar a explicar isso ao país no debate do orçamento para o ano que vem, todo ele um mau prenúncio como Bagão Félix, de um lado, ou Campos e Cunha, do outro, já esclareceram. Daqui para diante os trunfos de Sócrates são escassos, dadas as fanfarronices "internas" e as incertezas externas cada vez mais incontroláveis. Pode escolher entre começar a tomar uns "Lexotans" para se acalmar ou acentuar o ritmo das corridinhas. De qualquer forma não se safa.

9 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade é terrível. lol Ganhava na mesma as eleiçoes pelas sondagens tal é a desgraça.. eheheh

Adjectivos disse...

Vamos imaginar, por um momento, que o "povo", que só está, diz você,preocupado com o "dinheirinho", com o emprego e com a "bola", recusava Sócrates e o PS nas próximas eleições. Logicamente, votaria no PSD santanista e menezista. Acha que isso traria mais "dinheirinho" ao povo e empregos para todos? Claro que não acha, porque lhe reconheço inteligência. Então, porquê esse seu "ódio" a Sócrates? Sinceramente não percebo...

Anónimo disse...

"(...)Sinceramente não percebo..."

Talvez, e falo por mim, pois não estou mandatado para o fazer por outros, porque a mediocridade de uns não deve servir para desculpabilizar a mediocridade de outros. Muito menos para a erigir em mérito.

Costa

Anónimo disse...

Socrates tem a coragem de fazer as reformas que nenhum dos seua antecessores fez.
Vamos dar tempo ao tempo para ver os resultados.
Pelas sondagens parece que o povo está a compreender os sacrifícios pedidos. Pelo menos o povo apartidário

Anónimo disse...

Reformas ? Quais reformas ? A unica coisa que se reformou foi a melhoria na cobrança de Impostos, e isso não foi o Socrates que fez...

Anónimo disse...

A atenção do atento pareço estar a pedir alguma atenção. Desatenções são intoleráveis, a não ser que esteja a pensar em candidatar-se à Novas Oportunidades. Será que tomou atenção a elas?

Anónimo disse...

Mas ... fechar maternidades, hospitais, postos médicos, postos de polícia, escolas, embaixadas e consulados, taxar IRS a "reformados" que recebem uns "enormes" 600 euros por mês, "enviar" inúmeros funcionários públicos para as prateleiras, "encomendar" estudos e mais estudos, pagos a peso de ouro, sugar, o mais possível, em impostos directos e indirectos, etc. etc. e NEM UMA "PEQUENINA" EMPRESA O ESTADO "ABRE" PARA EMPREGAR JÓVENS, QUE NÃO AFILHADOS, ENTÃO ISTO É QUE SÃO AS TAIS REFORMAS ???

Não quero reformas assim ... quero estar como dantes ... !

Que política é esta que para controlar o défice "atira" o povo para uma vida "ainda" mais difícil ?

Bem ... não é por acaso que sou EXCRENTE !!!

VANGUARDISTA disse...

E depois, segue-se o quê?
O Sr. Menezes!
E, depois, outra vez um qualquer JS em gestação, e depois um ...
Atrás de mim virá quem de mim bom fará!
Merda de Regime!

Anónimo disse...

GRAÇAS A DEUS e aos protugueses que estão cada vez mais lúcidos politicamente:está-se a ver o que é este Sócrates!Não presta e tá na hora de sair!E se este engº-da-treta não sai já,será tão somente para não ser "acusado" «de ser da mesma estirpe do seu padrinho Guterres e do seu novo amigo «PORREIRO,PÁ,PORREIRO» ZéManelDuráuBarrôsÔ que fugiram do País que nem RATOS por incompetência para cuidar BEM e a SÉRIO de Portugal».As sondagens"não significam nada..."DIZ SEMPRE quem é o alvo da realidade desfavorável.Para mim são sempre um SINAL VERDADEIRO(com uma única excepção:se for dado pelo estatístico-de-serviço do PS,aquele que dizia à-fôrra-toda que o Soares ganhava de longe ao Alegre,lembram-se?acho mesmo que ele dizia isto para iludir o próprio bochêchas...).Pto,o seu tempo tá a passar,bem mais cedo do que até os seus adversários políticos previam.E o MarcelitoRSousa,só não diz claramente isto,porque o seu orgulho e mau-perder mendista,ainda o retém em críticas a Menezes;COISA QUE LHE FICA MUI MAL SR.PROFESSOR.Tenha decoro para com o seu próprio partido,apesar de ODIAR(mais uma vez não lhe fica bem,sendo Cristão/Católico ainda por cima "praticante"!!!ou não???)o Santana e o Médico/Gestor/Autarca com OBRA feita e BEM!
Marezia.