16.10.07

OS NOVOS POBRES E O BEZERRO DE OURO


Este é o mesmo país dos "investimentos" milionários, das "plataformas" tecnológicas", das "novas oportunidades", em suma, dos "novos pobres". Pobreza não apenas material - um verdadeiro terrorismo social e cultural - mas pobreza sobretudo espiritual, falta daquela "condição humana" de que falava Malraux. Portugal é uma realidade virtual dirigida, a todos os níveis, por umas elites tagarelas ditas democráticas. Este Portugal não cabe na sua visão solipsista da realidade porque é um Portugal redondo, de pescada de rabo na boca, em que os mesmos - sejam eles de que partido forem - falam apenas e exclusivamente para os mesmos. Estão hoje no governo, amanhã num gabinete, depois numa empresa de capitais públicos, a seguir num jornal ou numa televisão, posteriormente "montam" uma empresa de "consultadoria" que mais não é que um centro de apresentações às pessoas certas pelas quais cobram uma choruda comissão e por aí fora. Reproduzem-se como coelhos porque o bezerro de ouro não tem pátria, não tem filiações, não tem, em suma, uma ética. Cada vez haverá mais "novos pobres" - reais e de espírito - e mais cínicos que dizem andar nisto justamente por causa dos "novos pobres". São todos democratas e, a grande maioria, socialistas democráticos, social-democratas ou democratas cristãos. Os comunistas praticamente não contam, só berram e não mamam na teta do bezerro apenas porque estão excluídos pelos outros. Por natureza. De resto, participam no circo institucional. Tenho pena que o meu país seja dirigido por este bezerro de ouro e que o bezerro de ouro pastoreie, como tanta impunidade e alarvidade, tanto bezerro. Se calhar não temos mais do que aquilo que merecemos.

20 comentários:

Pedro Barbosa Pinto disse...

"Decidi então conhecer a sabedoria e a ciência, assim como a tolice e a loucura. E compreendi que também isso é correr atrás do vento, porque, onde há muita sabedoria, há também muita tristeza, e onde há mais conhecimento, há também mais sofrimento."
Eclesiastes (1, 17-18)

Se o danado do bezerro pastoreasse só no nosso país, a solução era muito fácil. Mas infelizmente até nos países ditos comunistas ele anda a pastorear.

E Moisés tarda em descer da montanha.

Luís Bonifácio disse...

No tempo da Monarquia a culpa era dos Reis (D. Luís, D. Carlos, D. Manuel), por isso veio o Afonso Costa, O Bernardino, o Teófilo e demais canalhada para por "Portugal um país moderno, como a França). Como nada mudou, cedo o pais começou a achar que a culpa era dos Republicanos (o Afonso, O Bernardino, o Teófilo e Cia. Lda.), e por isso veio o Gomes da Costa e logo atrás dele o Salazar, que efectivamente establizou o país, e durante 30 anos andamos todos descansados. Mas as novas gerações queriam ser "modernos tal como a França" e como não eramos, obviamente que a culpa era de Salazar, por isso veio o MFA e o 25 do A. Pouco tempo após o 25 do A, como não saíamos da cêpa torta, a culpa passou a ser do MFA, logo a culpa passou para, o Conselho da Revolução, para o Mário Soares, para a AD, para o Cavaco, para o Guterres, como já começava a pessoalizar a coisa, no ínicio do século XXI, a culpa passou para uma entidade abstracta chamada "Classe política".

O problema é que como no tempo da Monarquia votavam poucos eleitores, na Republica ainda menos e no Estado Novo nem se votava, a população via a classe dirigente como uns emplastros com os quais não se sentia ligada, a partir do 25 do A, só não vota quem quer e a "classe politica" está lá porque alguém (nós todos) a elegemos, por isso atribuir a culpa pelo atraso a alguém indiferenciado como a "Classe Política", é recusar-se a reconhecer que, hoje em dia, somos nós próprios os únicos culpados.
Por isso podemos perfeitamente dizer que "Temos aquilo que merecemos".

Anónimo disse...

hoje fiz colei um cartaz no gabinete:

'neste teu país 1/5 dos teus semelhantes vivem com menos de 375 euros por mês'

só para me lembrar onde vivo.
para me lembrar quando ouvir esses 'amigos', que o joão enumera, a falarem para nós para eles dos seus 'planos para o desenvolvimento do país'

cultura berardo? banda larga? simplex? défice?

e o pão?

Anónimo disse...

Na mouche! Esclarecido e conciso, uma visão real do Portugal de hoje. Para nosso mal...

César disse...

Tem razão em tudo o que diz; mas poderia ter começado justamente no Banco Alimentar, mais os rumores (nos quais confesso acreditar) de sacos e sacos de alimentos que apodrecem sem chegar ao destino, mais os sacos destinados a compor a dispensa dos funcionários, e ainda, se quiser juntar alguma coisa a isto, a quantidade absurda de alimentos que os supermercados deitam fora diariamente, ainda bastante aproveitáveis para consumo, embora já não para venda...

Hipocrisia, há-a em toda a parte. Mas jurei a pés juntos que, para o banco alimentar, nunca mais contribuía, nem que fosse com uma lata de atum.

Anónimo disse...

No fundo, somos um país de pastores - como sempre.

Anónimo disse...

É de facto mais um EXCELENTE Post ...
Melhor ... é IMPOSSÍVEL!

Anónimo disse...

É a famosa estirpe...

Anónimo disse...

Os "interesses" instalados, os lobies institucionalizados, o delapidar do erário público em negociatas mais obscuras e menos transparentes, as manobras das derrapagens financeiras, a corrupção, são "causas" que ultrapassam e anulam "a falta de coragem política para resolver o problema da pobreza".

Entre as últimas aspas, o maior cinismo com que as "elites" predadoras da economia, justificam o problema.

Contudo, todos sabemos que, para resolver o problema dos carentes de bens necessários a uma vida com "alguma" dignidade, os "donos" do país não podem abrir mão do que "conquistaram", sabe-se lá como !? : para que uns sejam mais ricos, outros terão que ser mais pobres ... miseráveis, se necessário !

E não devia ser assim !

Em Portugal há DOIS MILHÕES DE POBRES ...

SUPREMA VERGONHA PARA QUEM DIRIGE (MAL) OS DESTINOS DE UM POVO !

Anónimo disse...

Agora TB pergunto a si JG, e a quem o le: quanto e' que contribui para caridade mensalmente? faz ou fez voluntariado?faz doacções regulares 'a sua paroquia? As esmolas semanais na missa de domingo, não sei se vai, sao generosas?
aqui no Reino Unido, mal a comparar, pois e' das Nações mais ricas do mundo, segundo estatísticas cada Inglês, contribui em media com 2% do seu rendimento mensal, para caridade, e na minha querida Pátria Lusa?

Anónimo disse...

Não basta criticar, e' preciso fazer: JG e quem o le, de certeza que estamos num patamar económico muito superior aqueles 2 milhões de pobres, que se apresentam agora aos nosso olhos, a pergunta e': o que e' que nos podemos fazer por eles? Por vezes bastam apenas pequenos gestos. So' isso.

Anónimo disse...

O que nós fazemos não deverá ser a caridade.
Como contribuinte deste país espero que quem faz a gestão e toma decisões sobre as minhas contribuições, e de todos aqueles que, tal como eu pagam as suas, criem condições para que não haja pobres.

A ambição de qualquer cidadão decente é desejar viver num país em que não seja só ele a ter a mesa posta e guarnecida, em que não seja só ele a ter o tecto em que se abrigue com conforto.

A nossa felicidade também se constrói vendo justiça à nossa volta.

Anónimo disse...

...'o anónimo, eu diria no ultimo paragrafo 'criando' em vez de 'vendo', e deixe-me também dizer-lhe:que post tão sem sal, bolas!
faz-me lembrar aquela anedota da menina que era tão ingénua, tão ingénua, tão ingénua, que pensava que fornicar era ... um stand de automóveis...irra!

Anónimo disse...

o JG tem muita razão no que diz.Isto nada tem a ver com piedade,caridade ou coisa parecida.O que ele diz pode ser resumido a isto.

O PIB não cresce há 5 anos, logo não há aumento de riqueza para distribuir.Então, como é que há gente que reune fortunas e outras que as aumenta?

Porque o dinheiro passa das mãos de quem é pobre ou remediado para as mãos de quem é rico!

É esta a vergonha! E nenhum de nós tem desculpa!

Anónimo disse...

Não concordo em muita coisa que escreve o autor deste Blog (se calhar faltou-me ainda o clic para apagar algumas ilusões) mas, neste post, estou em total acordo, mais, acho que a corrupção, porque é disso que se trata, penso, não é um fenómeno isolado para entreter juízes, procuradores e advogados com uns quantos processos mais ou menos mediáticos. A CORRUPÇÂO é a coluna vertebral do SISTEMA.

Anónimo disse...

Isso mesmo Luis Moreira. o Belmiro ameaçou que se mudava ...mas continua a sacar

Sauridio

Pedro Barbosa Pinto disse...

Desculpe lá a correcção, jp, mas a rapariga de tão ingénua pensava é que desabrochar era tirar a p**** da boca.

Anónimo disse...

O JP parece que quis anunciar à cidade e ao mundo a sua idiotice. Disso já temos um stock enorme, dentro e fora do armazém, não precisamos de mais.

Anónimo disse...

anónimo: idiota e V Exa, va' lamber sabão, seu palhaço.

JP

Anónimo disse...

Ja vi que a maioria nao aprecia a democracia que tem... Nao reconhecem o choque tecnologio, os computadores e todas as facilidades de hoje imcluindo os emprestimos bamcarios.... Precisavam todos de outro Salazar...