2.10.07

"NÃO SE DEVE DIABOLIZAR"


Podia ser o lema do regime. O vetusto Soares acha que "não se deve diabolizar o presidente Chávez". Miguel Sousa Tavares acha que não se deve diabolizar o eng.º Sócrates "apenas" porque tentou substituir o então PGR pelo harmónico e polivalente Rui Pereira assim que se apanhou em São Bento, em 2005. Pelo contrário, entende que a forma por que tal informação veio parar à bovina opinião pública - através de um jornal que transcreveu escutas telefónicas elucidativas do tipo de gente metida na conversa - é que deve ser diabolizada. O dr. Pinto Monteiro concorda perfeitamente e vá de mandar diabolizar o jornal e, eventualmente, o harmónico Pereira que se dispôs, a troco de um prato de lentilhas, a "ajudar" o CDS de Portas, Pinheiro e Guedes a saber qualquer coisa do "caso Portucale". Portas, aliás, também concorda com esta "tese" do crime praticado pelo jornal e diaboliza igualmente o método pelo qual se ficou a saber a "ternura" que Jorge Sampaio mantém por ele e a "ajuda" que deu ao chefe do governo - a quem ele quer ser oposição "credível" - para tentar correr com Souto Moura. Viram alguém tugir, mugir ou tremer perante isto? Jamais o PSD, que anda entretido com as suas costureirinhas, santinhas e santarrões. Ou outros meios de "comunicação social" habitualmente moralistas, como tantos blogues da esquerda à direita. Safa-se o editorial do Público de hoje, de José Manuel Fernandes*. Rui Pereira, em vez de já estar de volta à universidade, é tranquilamente MAI, depois de poder ter sido nove anos juiz do Tribunal Constitucional ou, sabe-se agora, PGR. Portas é de novo presidente do CDS e está em Inglaterra, com David Cameron, a tomar chá. Sampaio nunca sabe bem o que é. E nunca chegaremos a saber de que matéria Sócrates é verdadeiramente feito. Pelo sim, pelo não, é melhor diabolizá-los todos.

* se algum amável leitor puder transcrever esse editorial, gostaria de o colocar em post autónomo. Vale a pena ler.

5 comentários:

Anónimo disse...

Políticos, jornalistas, comentadores e comentaristas, gente de oratória moralista, históricos, barões, elites, não populistas e também os etcs. devem, todos, mesmo todos, imitar o excelente discurso do Pinho, quando respondeu a um jornalista que o interrogou para opinar sobre uma questão de interrupção de energia de alta tensão, de passagem sobre uma zona habitacional.

O ilustre ministro nem a boca abríu : foi o melhor discurso que fez, e que ouvi, desde que se tornou "figura" (triste) pública de estado.

É um exemplo a seguir ... para que a democracia não seja tão enxovalhada !

Anónimo disse...

O Souto Moura teria sido muito bem demitido. Aliás nunca deveria ter sido PGR. Mas a mediocridade de Sampaio não permitiu esse acto higiénico, deixando apodrecer a situação. As suas hesitações contribuiram muito para o agravamento do estado do país. Basta o exemplo do governo Santana Lopes. O caminho correcto seria a dissolução da Assembleia da República e novas eleições, uma vez que eram previsíveis as trapalhadas subsequentes. Ou então, se nomeava Santana, Sampaio deveria deixá-lo ir até ao fim do mandato!

Anónimo disse...

Está em curso na blogosfera um movimento de solidariedade para com os trabalhadores portadores de deficiência, no sentido de ajudar a introduzir nos temas da actualidade a sua reivindicação de reposição dos benefícios fiscais que lhes foram retirados no OE 2007. A iniciativa é do blog “o país do Burro”, que lançou um repto a todos para que coloquem um pequeno dístico nos seus blogs, com link para o blog do MTPD. Agradece-se a colaboração de todos.

O código HTML está disponível no país do burro.

Anónimo disse...

«...para que a democracia não seja tão enxovalhada».
Mas qual democracia, isto é pior do que o Jardim Infantil da Maria Celeste !

fado alexandrino. disse...

Posso enviar-lhe o comentário por mail uma vez que não dá (tanto quanto sei) para transcrever uma vez que está em clip.