14.10.07

FÁTIMA


Peço desculpa aos amáveis leitores que "comentaram" os posts sobre Fátima. Os posts sobre a fé são os únicos que são verdadeiramente pessoais. O teor de alguns desses comentários vulgarizam um tema que não aprecio vulgarizar. Nesta matéria sigo intransigentemente o Papa. Sou um humilde servo na vinha do Senhor que não aprecia que espezinhem a vinha.

17 comentários:

Anónimo disse...

Estou muito agradávelmente surpreendida consigo, João Gonçalves!

Parabéns!

Anónimo disse...

Meu caro João Gonçalves, já tinha notado que o Sr. é um homem de fé, fé divina. Detentor de valores e princípios religiosos e morais. É,seguramente, um português que dignifica e sabe dignificar esta Nação e o seu povo com quase 900 anos de existência. Bem haja.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Se são pessoais, não parece que seja correcto transmiti-los para os leitores, já que se espera que eles fiquem calados. Se assim não for, temo que estejamos perante um acto de proselitismo, o que não será aceitável por parte de alguém que que até parece que sabe o diz. Será?

Anónimo disse...

Vulgarizar Fátima é vulgarizar a esperança de mihões de pessoas.

Quem desvaloriza Fátima não percebe a componente humana da Fé.

Unknown disse...

Meu caro amigo,

"Os posts sobre a fé são os únicos que são verdadeiramente pessoais"

Se são pessoais não deviam ser publicados num blog.

Se, apesar de pessoais, o autor os quer publicar devia sujeitar-se aos comentários que apareçam.

Um blog só tem interesse quando é interativo. Normalmente não visito blogs não interativos (tipo Abrupto do Pachecu) pois acho-os desleais.

Mas "aceitar" comentários e depois, se não agradarem apaga-los, é mau, muito mau, é mesmo desleal.

Um abraço

Anónimo disse...

Já tínhamos uma Basílica e um belo local para os peregrinos orarem.
O dinheiro gasto com a 2ª basílica deveria, antes, ser aplicado em obra social que tanta falta neste país onde tantos vivem no limiar da pobreza!! Foi esta a mensagem de Cristo na Terra e não a ostentação que é apanágio dos homens da igreja, que tanto gostam de Pompa e Circunstância...
Nunca deixarei um cêntimo em Fátima....não vão lembrar-se de construir 3ª Basílica....

Pedro Barbosa Pinto disse...

Ninguém gosta de ver a "sua" vinha espezinhada, mas o problema poderá não estar nos jornaleiros que até serão competentes, ou nos ladrões que até serão incompetentes.

Sendo a vinha uma só, parece-me que são os vinhateiros que se têm que entender quanto à roupa a usar na jornada. Eu fico sempre com a ideia que os vinhateiros preferem espezinhar parte da vinha a ter alguém a trabalhar nela que não consigam identificar pela "roupagem".

Anónimo disse...

Um blog, como este, é uma coisa pessoal, logo cabe ao editor escolher o que deve ou não aceitar como comentário.quem gosta vem,lê e comenta, quem não gosta, faz o inverso.são as regras do jogo.Apesar de católico não partilho de muitas das opiniões sobre fátima, mas isso não me dá o direito de ser menos correcto para com quem é devoto de fátima.
um abraço
pedro oliveira
http://vilaforte.blog.com/

VANGUARDISTA disse...

"NÃO DISCUTIMOS A FÉ NEM A SUA VIRTUDE !"
Para mim, que até sou ateu, esta é uma lição de respeito pelos outros e , no fundo, de liberdade.

Anónimo disse...

os muçulmanos também não gostam que brinquem com as coisas deles.

Anónimo disse...

Não se trata aqui de respeito ou desrespeito. Quando a religião, seja ela qual for, se aproveita do estado de infelicidade dos crentes para "vender milagres" isso não merece o nosso silêncio. Mal não estão os peregrinos e os que fazem sacrifícios físicos e financeiros em nome da salvação. Mal estão, isso sim, aqueles que fomentam essa crendice e ganham com ela.
Eu que até sou católico, embora não muito praticante, lamento o "fenómeno" de Fátima.

joshua disse...

Neste 13 de Outubro (e na ressonância festiva do dia seguinte) pude viver intensamente quanto se passou em Fátima, um espaço de renovação interior, um santuário onde tanto Regresso ao Senhor ocorre.

A nova basília serve uma necessidade e não representa ostentação: fui, vez após vez, um homem feliz em Fátima, porque reconciliado, porque regressado ao Pão essencial.

Até que muitos se deixem impregnar do Mistério que lá paira, do Espírito que de modo especial por lá sopra, da mensagem tão marcante que até as pedras gritam, só falarão de conjuntura, superficialidade, comércio e ingenuidade das turbas.

Fátima é uma oportunidade de novos recomeços e um farol de indiscutível Esperança.

joshua disse...

João Santos, o fenómeno de Fátima pode ser vivido aos mais diversos e plurais níveis, muito para além da mera crendice e a niguém será roubado ou desvalorado o bem subjectivo que convicta e sofregamente ali buscam.

A Reitoria do Santuário tem feito uma pedagogia activa conducente a mais coerência e a mais conteúdo evangélico nos actos piedosos mais excêntricos e mais espontâneos.

É um processo. E qualquer processo, enquanto decorre, só poderá albergar avaliações parcelares como me parece ser essa sua.

Anónimo disse...

Joshua,
Trata-se de uma questão de aproveitamento, mais que não seja por omissão, da infelicidade e infortúnio sentidos pelos crentes. Compreendo o desespero dessas pessoas. Não compreendo, porém, qual a intervenção decisiva que tem tido a Reitoria do santuário nesse calvário de desgraças a que somos obrigados a assistir pela televisão. De resto, convenhamos, que a monumental Basílica não teria sido construída sem esses fiéis que procuram em Fátima a solução para os seus males. Ali não há dízimos, mas pela esperança da cura fazem-se donativos.A quem? A Igreja neste caso está em causa própria!

Zé Maria Duque disse...

Caro João, antes de mais agradeço-lhe a beleza dos seus post sobre Fátima e a clareza com que ajuiza as questões de fé. Comove-me sobretudo a sua adesão ao Papa Bento XVI, nascida claramente da razão e não de um sentimentalismo.

Para além disso, quero-lhe pedir desculpa porque lhe roubei o titulo de um post para "titular" a homilia do Cardeal Bertone que postei no meu blog.

Por fim, gostaria só de dizer aos comentadores que um blog não é um espaço púlbico. Quem o escreve tem pleno poder sobre ele e faz com ele o que entenda. Aceita os comentários que quer, escreve sobre o que lhe apetece.

Anónimo disse...

Valha-nos ao menos Fátima e o dinheiro dos peregrinos para se erguerem obras tão MAGNÍFICAS como a Igreja da Santíssima Trindade,nos 90 anos após as aparições de NªSrª aos 3Pastorinhos.Mais,para além de uma obra magnânima,é um TECTO PARA SE REZAR,é um ABRIGO PARA O SILÊNCIO COM DEUS!Se todos nós parássemos 1 vez por ano p/a reflexão do que somos,o que fazemos,para onde projectamos as nossas acções,talvez realizassemos quão importante é repartir com o próximo o melhor de nós e fizéssemos da partilha uma forma de vida.Então sim,talvez nascesse uma nova esperança de termos um mundo melhor.
E se falar de fé num blog,mesmo que,para muitos,seja uma questão pessoal(nem concordo,acho mesmo que é cada vez mais colectiva,porque,a meu ver,a fé é um caminho cada vez mais ecuménico)também concordo que se cortem "opiniães" de malidecência e,logo,que não se faça reflexo disso.Há que ter decência;Há que Dar Graças a Deus mas NÃO Fazer Graças com Deus!E para quem não sabe respeitar este mínimo,que fique de FORA.
Estás comigo tds os dias JG,nas minhas ORAÇÕES.
Um bj.Fá Paulo Duarte.

Dita disse...

http://static.publico.clix.pt/docs/sociedade/fatimaontemhoje/index.html