21.6.07

O CASO BALBINO

Consta que o cidadão José Sócrates apresentou uma queixa contra o cidadão António Balbino. Por razões processuais, isso transforma o dito António em arguido. Não cai o mundo. Aliás, eu, que já li muitos relatórios de auditoria e escrevi alguns, gostava de ter visto ou escrito com o detalhe, a minúcia, ia a dizer, a obsessão com que Balbino perpetra as suas postas. Faz lembrar alguns "anti-fascistas" que passavam a vida a deitar a língua de fora em frente à António Maria Cardoso para ver se iam presos. É evidente - e agora é o jurista que escreve - que Balbino estava à espera de ser testemunha, arguido ou as duas coisas ao mesmo tempo, em um ou vários processos. Ninguém, por mais amor à pátria que tenha, dedica tanto espaço e tanto tempo a apenas um assunto. Já tinha acontecido isso com o processo "casa Pia". Sempre me pareceu - e continua a parecer - que o "assunto licenciatura de Sócrates e adjacências" releva mais de um registo ético-político do que estritamente jurídico ou académico. São os mors da democracia. Todavia, toda a prosa de Balbino tem um único objectivo: convolar o político no jurídico e, depois, retornar, se for o caso, à política. Balbino "investigou" e, nesse sentido, tem agora a oportunidade única de demonstrar no local adequado o resultado dessa investigação. E Sócrates, constituindo-se assistente, de contrariar esse resultado, provando - ele, o Ministério Público e os dois simultaneamente - que nada do que Balbino escreveu faz qualquer sentido. Balbino exerce metabloguismo e não exactamente bloguismo. O seu caso está para lá do alegado mero "delito de opinião", inadmissível no "sistema" em que vivemos. A prova é que, muitos dos que "cavalgaram" os "dados" de Balbino, se calarão provavelmente neste momento. Vamos ver como se portam, sobretudo os jornais ou o Mário Crespo, por exemplo. Aqui critica-se politicamente o primeiro-ministro e o regime, pelo que o episódio em causa só me interessa na medida em que possa afectar o exercício das funções públicas electivas do chefe do governo. Praticamente todos os bloggers que não se identificam com o regime, fazem o mesmo. O resto, para Sócrates e para Balbino, tem a ver com ética, num duplo sentido. O da Teresa Guilherme - "quem tem ética passa fome" - e o de Gilles Deleuze - "a ética é estarmos à altura do que nos acontece". Sócrates, por um lado, e Balbino, por outro, têm agora o plateau para colocarem isto em prática e em pratos limpos. Nem Balbino deve "passar fome", nem Sócrates se deve furtar ao que lhe sucede por estar onde está. Mesmo o pior dos regimes - e este é francamente mau - não pode viver eternamente sob suspeita.

8 comentários:

Anónimo disse...

«(...) Le "précurseur sombre", c'est ce qui mettait en rapport des potentiels différents. Et une fois qu'il y avait le trajet du sombre précurseur, les deux potentiels étaient comme en état de réaction. Et, entre les deux, fulgurait l'événement visible : l'éclair. Il y avait le précurseur sombre et puis l'éclair. C'est comme ça que le monde naît (...).
(Gilles Deleuze)

joshua disse...

Pressinto que Sócrates acabará por não se constituir assistente, retirando a Balbino a possibilidade de clarificar a vexata quaestio e conseguindo o efito de mancha na psique pública que hoje em dia ser constituído arguido representa.

João, não cai o mundo para ti nem para mim, mas o que se me sedimenta de grave é também a reincidência sobre ABC, é a memória do que de torpe lhe fizeram em 2004, e de que esta fase agora é mera reactualização moderada na forma, mas não no espírito.

Anónimo disse...

O António Caldeira veio lançar a confusão entre as "prima-donas" da blogosfera e da comunicação social, e isso é um osso duro de roer.

Como ele conseguiu esse "feito", é coisa que já está a ser alvo das mais variadas teorias.

Este caso é paradigmático do porquê de muitas "estrelas" fugirem de publicar na blogosfera, que não de visionar.

Tempos interessantes estes. Para todos.

Anónimo disse...

Como alguém já sugeriu algures, esta manobrazinha tão simples vai servir sobretudo para descer a cortina do famigerado "segredo de justiça" sobre este assunto, potencialmente embaraçoso, durante a próxima presidência da UE.

PS: Quem organiza aí umas apostas sobre qual das muitas versões do CV irá constar nas paginas oficiais da UE acerca do próximo presidente? ;)

Anónimo disse...

O Balbino investigou? Tem a certeza Joao? Gostava de saber quem e que anda a bufar informacao da procuradoria geral da republica para o inocente balbino. e que ninguem conhecia o balbino mas parece que o balbino conhece muita gente. e tanto tempo para investigar? ou o balbino vende dos rendimentos ou alguem lhe arranjou uma renda. Mas com o sistema de justica corrupto e inquinado que temos e nalgo que nunca iremos chegar a saber. Como por exemplo o envolvimento de algumas personalidades de peso do CDS-PP no caso Casa Pia. Isso o balbino nunca investigou.
veja la se agora nao censura o post!!!

PintoRibeiro disse...

Naturalmente, quem ataca o Balbino, que não conheço, é um anónimo. Lapidar.
Boa tarde e um abraço.

Anónimo disse...

pelos artistas que estão no palco da questão, Balbino Sócrates e tutti quanti pelo teor das postas e respectivos comentários, lemos o baixo calibre ( de pólvora xô..xô )
de toda esta gente...

Mas realmente a investigação daquela "coisa" Casa Pia em relação a certas personalidades de x y partidos e também do outro que apesar de ter tido vítimas ,tb terá tido emboçados carracos o tal ennemy within ...do you know what I mean ? e destas e de outras coisas escreveu até e longamente o Le Carré, o Greene, o Ballard isto para citar alguns efabuladores

Anónimo disse...

O caso do bacharel arvorado em licenciado assenta fundamentalmente no conhecmento da verdade dos factos relatados por ACB. Ninguém se pode abespinhar se o que ele contou é a pura verdade. Se o tal bacharel não queria estar em situação tão degradante, indicativa de baixo carácter, tivesse actuado com a indispensável correcção.
Para mim, a célebre prova de inglês pejada de erros, se existe, e outras façanhas matreiras, servem perfeitamente para qualificar tão grosseiro bicho que venho observando desde quando era apenas "aspirante" a poleiro mais alto.