12.7.09

REQUIEM POR GONÇALO


Lembro-me de Gonçalo Ribeiro Telles da AD de 1979. Na primeira manifestação pública da AD entre o Marquês e o Rossio. E de 80. Depois, dá-me ideia que votei nele (ou em alguém por ele, talvez Miguel Esteves Cardoso) numa autárquicas quaisquer em Lisboa. Quando Soares saiu de Belém, Ribeiro Telles recuperou o seu anti-fascismo romântico e monárquico (sempre estes "nossos pobres monárquicos" na sábia síntese do Doutor Salazar) através do ataviamento arquitectónico que proporcionou à Fundação Mário Soares em São Bento e nas Cortes, perto de Leiria. Andou com o Joãozinho ao colo (ou ele ao colo do Joãozinho) quando este foi edil em Lisboa. Aos poucos, e com as ridículas dissidências no campo monárquico, Ribeiro Telles deixou-se embalar pela "esquerda". Apoiou o "Zé" (Sá Fernandes) quando ele supostamente fazia falta. Agora, que já é uma certeza como oportunista político-delirante, devidamente "encaixado" pelo traquejo tarimbeiro do dr. Costa, Ribeiro Telles não hesita em ir atrás desta mixórdia para Lisboa. A senectude não desculpa tudo.


Adenda: De um leitor devidamente identificado, por mail.
«Ribeiro Telles é assim, mas sempre foi assim. É por isso injusto atribuir à idade as suas opções. O consenso acerca de Ribeiro Telles só foi possível pela ignorância generalizada sobre o que escreveu Caldeira Cabral e o que fizeram vários outros paisagistas da geração de Ribeiro Telles. Durante anos o jardim da Gulbenkian foi atribuído apenas ao Ribeiro Telles quando a base do jardim estava desenhada por Viana Barreto quando o convidou a integrar a equipa de projecto (na sequência da demissão de Ribeiro Telles da Câmara de Lisboa, por causa de uma polémica sobre a vegetação da avenida da Liberdade). Nem por isso Viana Barreto deixou de ser amigo e defender sistematicamente Ribeiro Telles. Ribeiro Telles é um grande comunicador, é um homem de traço fácil no desenho de jardins mas com um ego tremendamente grande que sempre o impediu de reconhecer as dívidas intelectuais que tinha quer para com o professor Caldeira Cabral, quer para os colegas da sua geração que pensaram e escreveram quase todas as ideias que são atribuídas ao seu grande divulgador, Ribeiro Telles. É exactamente este ego, igual ao que sempre foi, que o faz apoiar agora quem apoia. Mas é injusto dizer que está senil porque efectivamente não é verdade.»

23 comentários:

Anónimo disse...

muito injusta opinião

João Gonçalves disse...

É a minha.

radical livre disse...

contam que o (supremo) arquitecto tinha ido ver a floração do jaborandi ao jardim botânico da escola politécnico.
atravessou com o sinal errado o semáforo do largo dos ratos. o policia mandou-o parar e perguntou:
o sr não viu o vermelho?
-vi. é lindo (o jaborandi)

esquerda volver!
agora é cor-de-rosa

Anónimo disse...

Respeitinho, Dr. João Gonçalves. Respeitinho.

Anónimo disse...

Ora aí está o ´"anónimo do respeitinho"...

Mas o que eu queria era escrever brevemente sobre o velhote... O Sá Carneiro deve ter pensado que precisava de todas as migalhas para a AD de 79/80. Aí, ainda o arquitecto tinha algum tino. Depois... achou que era autoridade de ambiente, cada vez mais maduro, mais maduro, mais maduro...

PC

garganta funda.... disse...

É triste ver o Sr.Arquitecto em conluio com essa trupe que envergonha Lisboa.

Como diz o Dr.João Gonçalves, a provecta idade não explica tudo...

Estar em conclave com um dos grupos mais reaccionários e "sucialistas" desde o 25 de Abril e que paulatinamente destruiram uma das mais belas capitais imperiais da Europa é um anátema que o perseguirá até aos fins do tempo...

Licenciada disse...

Coisa triste. Já vai para o "Braganza"... :-\

garganta funda.... disse...

Quanto ao vergonhoso ou misterioso apoio do Sr.Saramago ao alcaide Costa, ficamos à espera que o PCP instaure um processo disciplinar ao referido cavalheiro.

Ou será que no PCP, tal como profetizou Georges Orwell, há militantes mais iguais do que outros?

Ricardo Gomes da Silva disse...

O bem publico vai muito além das politiquices de alguns jovens alpinistas sociais.
Que o Sá Fernandes não valha um tostão furado e o Costa seja totalmente ignorante em tudo o que vá além da intriga de uma corte sem Reis nem roque...ai estamos de acordo
E até poderiamos acrescentar um Santana desfocado da realidade e uns outros quantos traidores à dignidade própria das suas espinhas dorsais

Mas no que toca ao Ribeiro Telles o meu caro amigo nem tangencialmente sabe do que está a falar...não se esuqeç que está a falar de alguém que já contestava publicamente a gestão da Cidade nos idos tempos da Ditadura, fez parte da resistência monárquica e chega hoje ainda activo sem que ninguém lhe consiga apontar um defeito de carácter, corrupção ou incoerência no discurso....falamos de mais de 40 anos e isso é muito tempo.Podemos contar pelos dedos de uma mão os politicos nesse plano

E o que é mais ridiculo é que o discurso do arq não mudou e mantem-se actual..pena é que muitos pessimistas e delactores das falhas alheias não tenham espelho em casa e leiam os jornais pois saberiam que a RAN criada pelo arq é hoje contestada pelo executivo a bem da especulação e roubo do bem publico.

bem haja

Eloy disse...

Respeito Ribeiro Telles,ele merece.
Ninguém está imune a ser enganado,sobretudo se os vígaros são de alto coturno.
Ele não tem culpa que o regime tenha colocado o poder judicial no bolso do PS,caso contrário o Costa não andava por aí a enganar velhinhos.

Anónimo disse...

Um local bem escolhido - Miradouro da Srª do Monte (!).

Os sinos tocavam a rebate.

O Costa ainda acredita, apesar de se tentar demarcar Q.B. da corrente socialista.

A

Rui

PS. Apenas para apreciadores: "Requiem for a dream" - http://www.youtube.com/watch?v=e2Ma4BvMUwU

Anónimo disse...

é verdadeiramente uma maravilha digna de um tratado antropológico que alguém consiga enumerar a sério qualidades e defender PSL como alguém com uma visão credível para Lisboa, como um presidente para uma cidade moderna e projectada no futuro. Já nem falo dos túneis, mas de tudo o resto: a superficialidade, a gente em torno, a cultura que defende, as contas desvairadas, a falta de densidade, a dificuldade em escrever duas linhas sem serem lugares comuns, erros e ligeireza do pensamento e da expressão... a "personagem", a falta de ideias e de capacidade de projectar uma cidade (no sentido profundo do conceito)... Enfim, confesso que não consigo compreender.
E isto, sem pensar sequer ainda nos outros candidatos. Antes de uma pensar nos outros, admitir sequer PSL como uma ideia aceitável é incompreensível.
O João Gonçalves ao menos escreve bem. E é alguém que pensa e tem um espírito crítico (que seria bastante mais interessante se fosse não alinhado) e verdadeiramente livre, mesmo alinhado à direita. Mesmo de alguém assim custa-me compreender como pode apoiar PSL.
Mesmo as suas referências contraditórias (algumas bastante tácticas, concluo), como MM Carrilho, e o alinhamento recente ao intrigante JPP, só contribuem para me fazerem compreender menos.
Provavelmente o Arq Ribeiro Telles simplesmente não consegue precisamente compreender isto também: como é possível apoiar PSL?

Anónimo disse...

Seguindo o seu raciocínio relativo à fraqueza física que atribui ao Arq. Ribeiro Telles, e dando-se o caso de poder ter observado uma fotografia sua, concluo que você escreve estas misérias porque, simplesmente, é alcoólico. Problema seu. Que o blogue, esse, está um lixo.

Luís disse...

Caro João Gonçalves,

conquanto lamente esta ligação do Sr. Arq. Gonçalo Ribeiro Teles aos socialistas, não deixaria de frisar que é uma individualidade que há décadas combate o caos urbanístico que assola a Grande Lisboa, o despovoamento e o abandono da exploração do interior, e que tem sabido apresentar boas propostas no âmbito da defesa do património ambiental, e só por isso deve merecer todo o nosso respeito e admiração, claro está, àparte dos recentes deslizes.

Chloé disse...

Detesto preconceitos em relação à idade.
Por si mesmo, os anos são uma condição respeitável (bem sei que não é um preceito de moda, mas acredito nele, mesmo em tempos de sacralização da juventude).
Já a verdura dos anos também não inibe ninguém de ser igualmente respeitável: tudo depende. Por isso, da mesma maneira, também não alinho nos discursos da papa maizena.
Um longo cv por si só deve querer dizer algo que dispensa apreciações atomísticas, e até acredito que haja uma lógica que nos escapa nas opções de quem vive muito: - talvez seja preciso lá chegar para compreender.
Tudo isso, claro, não significa atribuir estados de graça, nem isentar ninguém de avaliações.

Ribeiro Telles vale por si e não viveu propriamente em vão, para que agora se pense que corre ao cheiro do poder. Já a inversa é capaz de ser verdadeira...

Com os anos está mais teimoso e cabeçudo, e sobretudo muitíssimo rabugento, queixando-se de tudo e todos.Ligeiramente inaturável e sem sentido de humor, contrastando com o antigamente.
Adorava pensar que ele os fazia passar uns maus bocados, hehe...

Cova da Beira disse...

Anónimo das 1:04 AM

Tinha que vir a patrulha socratina do blogosfera!
Contas desvairadas eram as do Sampaio e do João Soares.
As festas para panascas quanto custavam? E o que fez Santana?
Horas extras para quem nada fazia de semana e depois cobrava o que queria,telemóveis a esmo pra chegar à factura de mais de um milhão de contos,na sua maioria chamadas particulares e os aparelhos desapareciam sem controle.
A EPUL a servir para mascarar tudo,até as cuecas e gravatas do presidente.
Endividamento galopante e obra???
Lembra-se que Soares arruinou as fundações da baixa pombalina? Porque ninguém fala disso? Será porque o PS tem um esquema subterrâneo que controla a imprensa?

Vocês têm medo De Santana que se pelam.
Continuam com a insidiosa campanha suja a tentar liquidá-lo.
Não conseguem é ligar Santana a Freeport's,offshores de milhões em nome dos parentes,Covas da Beira,diplomas falsos,etc,etc,etc...se pudessem...

O Costa é um cortesão que vive da manipulação,dos concluios e de uma imprensa domesticada.
Se fosse Santana já a sua passagem pelo MAI tinha dado azo a que a sua miserável incompetência e esbanjamento de recursos desse primeiras páginas.

isabel disse...

Pedro Santana Lopes foi e é a verdadeira vítima de cabalas e campanhas negras. Até de pretexto serviu para a dissolução de uma maioria democraticamente eleita. O que será que não lhe perdoam? O que há de errado na construção de túneis que facilitam a vida aos cidadãos? O que há de reprovável em querer aumentar o potencial turístico de Lisboa através de uma obra do arquitecto do tão visitado Guggenheim? Serão mais belos os contentores à beira-rio? Será mais legítimo desfigurar o Terreiro do Paço? Ou será que o poderosíssimo lobby gay lhe não perdoa a sua assumida e bem actuante orientação sexual? Questões mais ou menos retóricas de quem está fartíssima da pseudo superioridade moral da esquerda pêessica e seus afins. Quanto ao arquitecto Ribeiro Telles, é sem dúvida um político respeitável, embora mal acompanhado.Ouvi dizer, há tempos, durante uma acção de formação na Gulbenkian, que o jardim da Fundação foi transformado em prado por ideia sua. Aparentemente terá achado que já existiam demasiados relvados em Lisboa, nos campos de futebol(concordo com esta última questão).Todavia,a meu ver, o aspecto desse para mim quase mítico jardim ficou a perder, uma vez que, a qualquer leigo, apenas parece um espaço menos cuidado, onde crescem, aparentemente, ervas daninhas se bem que bonitas,algumas, como os trevos.

Nuno Castelo-Branco disse...

Bem, João, respeito o teu toque PSD friendly, mas quanto ao Telles, estás redondamente enganado! Estive com ele no passado sábdo (se quiseres, lê o meu post de hoje no Estado Sentido) e ele explicou-me exactamente do que se trata esse "acordo". Ou não fosse ele um homem acima de qualquer suspeita!
Quanto aos outros, apenas pego nas tuas próprias palavras e digo: pobres "republicanos"! ´É que o saquinho de ouro para quatro anos, não pode ser para sempre o móbil para tudo. Que arranjem emprego, sem ser à custa da cidade. Ribeiro Telles? Tomara eles todos juntos, somados e agremiados chegarem-lhe sequer aos calcanhares. Na verdade, a soma de centenas de pigmeus jamais fez um gigante. Essa é que é essa!*

*Não sou de esquerda, como bem sabes. E quanto à direita, já estou em dúvida.

Nuno Castelo-Branco disse...

Desculpa: dizia, ... arrangem emprego... e não "arranjem". Coisas da minha burrice!

Andrew Black disse...

Parece-me que há alguma ligeireza nas acusações feitas a Gonçalo Ribeiro Telles, relativamente a acontecimentos passados. Relativamente à suposta presente opção de apoiar o PS, só acreditarei quando tiver a confirmação oficial. Será uma tremenda desilusão para mim.

Chloé disse...

Ó Nuno Castelo-Branco, ai essa primária...tss, tss...
"Arranjem", sim, estava bem. A regra do "g" preceder sempre o "e" ou o "i" tem excepções. Aliás, múltiplas excepções.
Para a próxima ceda ao primeiro impulso, é bom conselheiro e tem jeitos de acertar...

joshua disse...

O Gonçalo só pode estar ali para salgar biblicamente aquela sensaboria-PS. Arranjos? Não creio. Com toda a certeza saberá consolar na Derrota os príncipes ávidos Costa & Ca.

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois é, Chloé... É o que dá quando estamos acompanhados e alguém nos chateia sobre o ombro a dizer com veemência "é com g, é com g!" Para não ouvir mais - e já estava na dúvida - lá "desarranjei", f...-se!

Há coisas piores, que aliás, já escrevi.