1.6.07

O EVANGELISTA E A INTERNET

Ontem, para poder fugir com o rabo à seringa da Ota, o senhor primeiro-ministro, no debate parlamentar do mês - um ritual patético que apenas serve a propaganda dos governos e algum teatro e do mau - acenou, talvez pela enésima vez, com a internet. São quinhentas mil as almas que o chefe do governo quer dotar com "banda larga" ou aparentada de "larga", de preferência os "pobrezinhos" que é aquela fórmula mágica a que a "esquerda moderna" sempre recorre uma vez esgotadas, para já, as "causas" tipo aborto ou casamentos entre um cão e um gato. A Sócrates não incomoda que as ditas crianças, as "pobrezinhas", escrevam com erros, levem porrada dos padrastos e, em última instância, sejam violadas pelo avô. O criancismo passou de repelente a arena do experimentalismo. São como ratos de laboratório das "políticas de educação", das "sociais" e, pela via do admirável mundo novo da www, da "cultural" que obviamente desprezam porque a ignoram. A "net" é apenas mais um brinquedo, o "chucha no dedo" do século XXI cujas potencialidades virtuais - as que importam - alguém jamais lhes explicará. A emergência de uma mama ou de uma pila famosas, consoante os gostos, a conversa com os amigos em tempo real e uns jogos bastam para tornar a receita mágica em mais um descansativo método da estupidificação geral em curso. Como escrevia Carrilho a propósito deste fictício deslumbramento do poder pela internet- era então Guterres o evangelista de serviço -, "o slogan do «acesso de todos à Net» pretende, no seu fervor militante, passar a ideia de uma nova igualdade, agora ao alcance do teclado, como se entre o analfabeto e o investigador, o rural e o urbano, o europeu cosmopolita e o habitante de África, as diferenças desaparecessem quando se «surfa» na Net. Ele ignora que, pelo contrário, é justamente aí que as diferenças mais se evidenciam, se nada as tiver atenuado, ou anulado, antes." Isto foi em 2000. Passaram apenas sete anos mas a "esquerda moderna" não aprendeu nada entretanto. São as mesmas velhas "ideias", travestidas de modernaças, para um país "real" que as aceita inerme na sua proverbial ignorância.

7 comentários:

Anónimo disse...

Esta medida peca por... tardia! Estes benefícios deveriam ter existido há 7 ou 10 anos atrás quando do crescimento inicial das novas tecnologias em Portugal!
Uma medida destas actualmente é apenas propaganda e poucos resultados trará...

Anónimo disse...

São ainda resquícios da passagem de “HardCosta” pelo governo!.
Claro que os novos computadores vêm todos com o sistema operativo do costume, sempre em rentável desactualização e a necessitar de enti-virús, anti-isto, anti-aquilo, esquema que já escraviza a população mundial em benefício do benemérito Bill.
É obvio que a divulgação da informática, se bem utilizada, é uma vantagem individual e colectiva.
Mas, pergunto, porque é que os nossos politiqueiros optaram pelo dispendioso sistema do patrão Bill e não foram para um sistema operativo gratuito e aberto que permite o estudo e a prática de programação e o desenvolvimento de programas autónomos.
Parece que foi essa a opção em Espanha.
É por estas e por outras …
R.A.I.

Anónimo disse...

Parabéns, tem muita razão.
Não sei se muito apropriadamente mas esta anunciada decisão (mais uma) lembra a anedota respeitante a M.Antonieta. - Não têm pão? porque não comem croiassants?

Anónimo disse...

Mais um excelente post. Análise certeira dos artifícios usados pelo PM para distrair as atenções do que realmente importa.

Já se sabe que o governo(?!)não tem ideias, nem planos, nem capacidade para coisa nenhuma - a não ser, claro, a manha suficiente para mistificar e ir enganando o Povo...

Mas o que preocupa mais é a aflitiva inépcia da oposição para pôr em cheque estes palermas, ignorantes e convencidos, que as eleições puseram à frente do País...!

Anónimo disse...

Tudo isto me faz lembrar A sedução pela garrafa de Coca-Cola que cai em África, num filme de mau-gosto chamado "Os Deuses devem estar loucos".
Seduzir ignorantes com merda.

Anónimo disse...

No meu comentário das 2:02 falei do soft e hardware, entretanto, ao almoço, um amigo alerou-me para o negócio da "banda larga" que a esta medida está conexa (desconto de 5€/mês durante 3 anos).
Dão-se "croissants" aos famintos de pão para dar negócio ao pasteleiro!
R.A.I.

Anónimo disse...

Porque nao antes um PS3 para o pessoal brincar...Acho que deviam perguntar o que a malta quere e nao imporem coisas ao povo como no tempo do Salasar.