3.10.05

O "LONESOME COWBOY"

Em pleno "santanismo", encontrei um dia o prof. Jorge Miranda na ópera. Comentámos a "situação" e lembro-me de Miranda me ter dito qualquer coisa como isto: "veja ao que nós chegámos, até o Pedro Santana Lopes já é primeiro-ministro". Ocorreu-me esta peripécia por causa da entrevista que o dito concede ao Diário Económico. Apesar de ostentar uma aparente maior serenidade, Lopes continua irremediavelmente a ter-se em grande conta. Compara-se com Sócrates - o que equivale a comparar uma "loja de trezentos" com uma "boutique" Prada - e dá "conselhos" ao seu ex-amigo e Presidente da República, Jorge Sampaio. Pelo meio discorre sobre a falácia que constitui a sua "obra" em Lisboa e ameaça-nos com uma candidatura em 2010. Farpeia Cavaco o mais que pode e "exige-lhe" que "diga o que quer", parecendo não ter bem a noção do quê e de quem está a falar. Santana Lopes foi, a seu tempo, um pequenino lugar-tenente de Sá Carneiro e a sua megalomania transformou esse episódio esquecível numa epopeia. Depois Cavaco serviu-se dele como jurista e como "batedor" político e, sem nunca negar as qualidades "combativas" da criatura, soube sempre até onde o podia deixar ir. O seu lado sedutor e politicamente intuitivo, de "lonesome cowboy", permitiram-lhe os êxitos paroquiais da Figueira da Foz e, com o precioso auxílio da insuportável vaidade de João Soares e do penoso descrédito de Guterres, de Lisboa. Barroso quis arrumar a acrimónia com ele "puxando-o" para ao pé de si. Com a ajuda de Sampaio, empurrou-o para uma frente de combate para a qual não tinha manifestamente pedigree. A opinião pública, mesmo aquela que gosta dele, como eu, devolveu-o pacatamente a casa em Fevereiro. Santana não consegue viver sem se mexer na cadeira. E, pelos vistos, há quem esteja sempre disposto a sentar-se com ele para o ouvir. Eu dava-lhe um conselho amigo. Que parasse um pouco, que reflectisse tranquilamente sobre a vertigem inutilmente suicidária dos últimos anos e que, depois, se fosse caso disso, aparececesse. Eu estou à vontade, porque fui dos que mais o criticou nestas páginas virtuais. E, porque, paradoxalmente, como o disse, até gosto dele. Sobretudo por isso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Brilhante este post.