Mostrar mensagens com a etiqueta George Orwell. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta George Orwell. Mostrar todas as mensagens

6.7.08

ORWELL, UM REALISTA


«Um dos aspectos mais interessantes de Orwell é a complexidade do seu temperamento. Além de não acreditar no Progresso, amava a Natureza de forma apaixonada. Possuía um forte sentido patriótico. Preferia o campo à cidade. Desprezava as burocracias. Suspeitava da bondade dos governos. Alimentava a esperança de que os socialistas fossem capazes de dar prioridade à liberdade em detrimento das tendências autoritárias. Para ele, o passado, o presente e o futuro continham coisas boas e más, ou seja, nem o passado era uma noite escura, nem o futuro um paraíso luminoso. No que dizia respeito aos costumes, era um conservador.»

Maria Filomena Mónica no Público a propósito da edição de uma antologia de textos de George Orwell, traduzidos por Desidério Murcho para a Antígona, Por que Escrevo e Outros Ensaios.