3.7.11

MAIS LIVROS


Em complemento à derradeira destas respostas (já relativamente desactualizada), acrescento dois livros. O Gerente da Noite, de John Le Carré, e o da foto, De la guerre en philosophie, de Bernard-Henri Lévy. «De la vanité du dialogue en philosophie; de l'utilité d'avoir des ennemis quand on entend rompre avec la dictature de l'Opinion; contre l'illusion des consensus dans la pensée; qu'il faut, plus que jamais, parier sur l'existence de la vérité en ces temps de nihilisme quasi achevé; pourquoi un philosophe d'aujourd'hui ne peut être, somme toute, qu'un guerrier: tels sont quelques-uns des thèmes de ce manuel pour âges obscurs.» Uma resposta, porém, permanece infelizmente inalterada. Ainda me falta ler Os Amores no Campo, de Sarah Beirão.

2 comentários:

floribundus disse...

na europa laica falida
há uma excepção: a Città del Vaticano (Santa Sé para os jornalistas) deu lucro.

a Cidade tem 2 mil trabalhadores italianos; 120 Núncios e pessoal das Nunciaturas, secretaria de Estado, instalações; socorro social.

a Santa Sé não tem pessoal nem dinheiro. representa os crentes.

os srs Padres provavelmente não dão importância a Marx, Keynes, ... nem recorrem ao FMI

Carlos Vidal disse...

Está bem, pronto, eu aceito a provocação.

Mas, releia a coisa, e pense bem (pondo de parte, agora, o DSK). É que "romper com a ditadura da Opinião" tem uma ressonância platonista - e é uma leitura de Badiou acerca de Platão. Badiou que é, depois de morto Deleuze, o inimigo nº 1 deste infeliz Lévy, Lévy que 10 anos depois de morto (agora não, porque o tipo é poderoso), dez anos depois de morto será o bobo mais bobo das letras francesas. E oxalá isso não tarde.
E eu até já lhe disse que este livro tem um erro grave numa observação sobre Kant!...
E sabe o que este Lévy, mais os seus amigos "novos filósofos" disse (diziam e dizem) de Platão? Que foi um filósofo totalitário e é um fascista. E agora vem citá-lo? E à distinção platonista entre VERDADE e OPINIÃO?? Ó João Gonçalves, deixe-se deste gajo. Defenda lá o DSK sem recorrer a este traste.