14.6.11

"MUDAR"


A perspectiva de Mota Amaral poder regressar à presidência da Assembleia não é animadora. Amaral anda "nisto" desde o Estado Novo. Foi o único deputado da chamada "ala liberal" que aceitou ser candidato, de novo, em 1973 pelas listas da "situação", sendo encontrado nessas funções na Assembleia Nacional no glorioso "25 de Abril". Presidiu à AR no interregno de 2002-2005 e, na legislatura que acabou, fez uma triste figura à frente de uma comissão parlamentar destinada a auditar o "negócio PT/tvi". Pacheco Pereira, pelo menos, lembrar-se-á dela. Certamente que no grupo parlamentar do PSD existem pessoas com experiência na matéria para além de Mota Amaral, capazes de "pegar" imediatamente na condução dos trabalhos da "casa da democracia" sem terem de "estudar". Guilherme Silva, por exemplo, é um deles e, decerto, reuniria o consenso do CDS e apoios noutras bancadas onde é igualmente respeitado. Não duvido que Amaral seja também respeitado e "consensual". O que não quer dizer que tal ocorra pelas melhores razões.

7 comentários:

Anónimo disse...

Lá prática de manhosices e maroteiras do 'diálogo' entre grupos parlamentares tem o "preboste" ilhéu. Mesmo a calhar aos partidos (especialmente ao PS, que já lhe lança olhares ternos...), que mais não querem senão que tudo fique na mesma. As reformas vitalícias serão mais fáceis de aprovar, assim como as 'reintegrações-assistidas', tão necessárias a quem deu 4 ou 6 anos pela pátria, sentado numa cadeira... E o pior é que acho que Cavaco apreciará um nome assim com tanta fama de "cumprimento escrupuloso da constituição". Nobre - um ingénuo habituado a refugiados em estado de choque e a planeamentos de hospitais de campanha - seria devorado pela bicharada de S. Bento ao fim de uma semana. Sinistro...

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

A sua eleição foi um dos efeitos colaterais da remoção de Sócrates. Muitos açorianos, eu incluído, engoliram um sapo, mas lá teve de ser. Passos Coelho e as estruturas regionais do partido também não estão isentos de culpas pela longevidade da criatura política. Acho que até com Bruce Li (figura local micaelense) como cabeça de lista, o PSD teria vencido estas eleições nos Açores ...

LUIS BARATA disse...

Mota Amaral outra vez?! Cruzes credo!
Guilherme Silva está demasiado ligado a Sua Majestade Jardinesca, sendo inclusive advogado da Região Autónoma, para garantir o necessário consenso.

Anónimo disse...

É de desconfiar bastante de M. Amaral. Basta pensar no seu sinuoso percurso político, para Passos Coelho duvidar da sua integridade política, a despeito de se auto-intitular um psd a toda a prova desde o seu início... Aliás nem ele poderia ter outro tipo de actuação ou o 'sistema' não só não o teria incluído no seu núcleo, como teria corrido com ele através de difamações e chantagens, como o fez com centenas senão milhares de portugueses íntegros e competentes que poderiam ter contribuído positivamente para o bem estar e desenvolvimento do país, política, económica e socialmente.
Mota Amaral, depois da vergonhosa actitude que tomou na última comissão parlamentar, é um homem para decisivamente afastar de qualquer cargo que o PSD tenha em mente em relação à sua pessoa. E definitivamente de presidente da A. da R.
Não é impunemente que ele se tem conservado à tona, como a cortiça, desde o 25/4. Por alguma "boa" razão será. E que é fácil de imaginar.

Quanto ao Dr. Fernando Nobre para o mesmo cargo, não sei, não...
Mas dado que é maçon, não é difícil de perceber para que lado penderá sempre a sua obediência.
Como a personagem citada acima, embora esta de obediência contrária..., o que bem vistas as coisas vem a dar ao mesmo.
Maria

Anónimo disse...

Fernando Nobre não pode, mas Sócrates pôde, só que não o deixaram mais. Se bem me lembro, o PSD até ganhou as eleições com esse "desastre" desejado por todos prometido para o cargo. E ganhou. É uma democracia esquisita, esta do pedegree e do terror prometido. Pena é que José Lello e as manobras das eleições do Brasil não causem a mesma repulsa democrática.

Anónimo disse...

Como bem afirma Luís Barata, Guilherme Silva pode ser experiente mas está demasiado próximo do jardinismo e da promiscuidade entre os negócios públicos e os seus interesses privados enquanto advogado do governo regional. Pede-se mais isenção e independência para um Presidente da AR. Antes o Mota Amaral. Um mal menor

lawrence disse...

Mota Amaral, com as suas recentes performances, é dar-lhe aquela subvenção e despachá-lo para a lagoa das 7 cidades!
Nobre, perdeu a nobreza pela forma como "entrou" na política, qual elefante em loja de porcelanas (é só uma comparação, porque não posso descer a porcelana ao nível dos políticos).
Guilherme Silva ficaria melhor no cargo!