29.6.11

MORRE JOVEM O QUE OS DEUSES AMAM


James Dean desapareceu violentamente ao volante de um automóvel. Tinha aquele ar vago e perdido de menino. Foi assim que a eternidade o recebeu. A série Morangos com Açúcar, da tvi, permitiu o rápido acesso de rapazes e raparigas anónimos, com dois palmos de cara e, alguns, de voz, ao estrelato doméstico e à efemeridade da fama. Em certo sentido eles e elas preencheram o chamado "imaginário" adolescente que sonha em ser assim. A estação de Queluz de Baixo acabou por produzir os James Deans possíveis, simultaneamente improváveis e trágicos. Angélico é o segundo da "tribo Morangos" a morrer jovem por causa do absurdo amor que os deuses devotam à juventude. Truman Capote perguntava - e eu pergunto tantas vezes - por que é que a vida tem de ser esta porcaria. Mas ela é mesmo esta porcaria.

17 comentários:

joshua disse...

A vida é fascinante e sublime apesar de paradoxos insolúveis como o desta morte absurda.

Anónimo disse...

Não podia dizer melhor,a vida,esta vida, é realmente uma porcaria. Cioran não podia estar mais de acordo.

Anónimo disse...

A vida é fascinante e sublime apesar de paradoxos insolúveis como o desta morte absurda.



Eu diria mesmo mais.

Anónimo disse...

Não há mais nada para dizer.

floribundus disse...

não há padronização de embalagens,
mas existe padronização da sociedade no pior da condição humana feita pelas tvs e pelas empresas da moda.

a juventude não está a ser preparada para aguentar a fama ou a derrota.

os ídolos sempre tiveram pés de barro

que descanse em paz

Anónimo disse...

...por outro lado, a estação de Queluz de Baixo fez 'permanentes' e desnecessários directos - sempre com um repórter de plantão e os juvenis emplastros em fundo - a partir da porta do Hospital; de maneira completamente comercial e necrófaga. Até na agonia e depois na morte o 'morango' era seu, obra sua, investimento a rentabilizar, gladiador ferido que ainda poderia render publicidade. Vergonha. Todos os dias ficam mutilados ou morrem nas estradas vários jovens (já para não falar nas crianças muito pequenas e em adultos de todas as idades, capazes ainda de trabalhar ou criar filhos) talvez não tão 'estéticos', mas é o Angélico a captar a atenção e a provocar recomendações de segurança aos espectadores - de forma dramática. Nem sei se vão surtir efeito. Depois de devidamente passada a histeria dos não-familiares, tudo voltará grunhamente ao mesmo - com o consumo criminoso de substâncias, condução ilegal, veículos em mau estado, etc.

Ass.: Besta Imunda

Xico disse...

Todos os dias morrem jovens bonitos e queridos de suas mães. Fazer interpelações destas ao significado, ou absurdo, da vida por causa da morte de alguém famoso, é no mínimo um pouco (como direi), pensamento teenager, não!?

Anónimo disse...

«A noite e o frio reinariam na terra e a alma consumir-se-ia em sua miséria se acaso os Deuses verdadeiros não mandassem alguns adolescentes para alegrar a vida dos e não a deixar emurchecer».
H.

Anónimo disse...

Oh Xico... tás velho, meu! Vai passear o cão, vai!

Karocha disse...

JG
Li o seu post.
Paz à alma do Angélico.
O que eu não percebo, é porque eu sendo uma figura pública e o meu ex, também, ninguém soube do meu, nem os meus amigos.
Estavam a esconder algo?

Anónimo disse...

A família doou os orgãos saudáveis do filho para transplante, libertando-o assim da lei da morte. Merece respeito. Agora devia deixar utilizar a imagem dele para a segurança rodoviária, garantindo assim aos jovens que o admiravam a lei da vida...

observador disse...

Neste absurdo triste, esperemos algo de positivo:

- talvez algumas crianças e adolescentes, convençam, finalmente, os doutos progenitores a usarem cintos de segurança;

- talvez passe a haver outro cuidado em relação ao seguro automóvel;

- idem, para a doação de órgãos.

Quanto ao resto, é o teatro do quotidiano ficcional, ou não ...

bluegirl disse...

Eu também pertenço ao clube dos que acham que a vida é ... não diria uma "porcaria", mas, quiçá, um "inferno", apesar de reconhecer que "um inferno-com-intervalos-alguns-bem-razoáveis", talvez um "purgatório", portanto. Todavia, não invocaria este "princípio" a propósito da morte do Angélico (descanse em paz)!Aqui estou com o Xico (pensamento "teenager"). Afinal, morrem jovens todos os dias e não deverá ser o factor beleza/mediatização a fazer a diferença. O sofrimento das Famílias não se atenua por eles serem menos bonitos ou menos mediáticos, pois não?

isabel a. disse...

Caro João subscrevo inteiramente o seu post.
Lamento profundamente esta morte e ela remete para um aspecto que nos deve fazer PENSAR - a dita fama, a rapidez e a cupidez com que são tratados estes jovens sonhadores e prontinhos a ser devorados. As tvs, as revistas devoram-nos com uma fome insaciável mas que dura o tempo da efémera fama. Há quem não aguente o depois...
Os carros velozes, as páginas e capas de revistas, as festas, enfim tudo o que gira nesse mundo breve porque já há aspirantes na fila.
Não é a primeira morte, não é o primeiro acidente...
Lamento esta morte jovem e todas as mortes possíveis que se adivinham nesta euforia infernal.
Isabel A.

Anónimo disse...

A vida tem coisas maravilhosas e tem porcaria (infelizmente, a maior parte das vezes a porcaria é de autoria humana e não engendrada pela natureza).
Mas a morte mais verdadeira e, quanto a mim, terrível é esta visão redutora da vida como um amontoado de porcaria.

Valeria

Nuno Oliveira disse...

Besta imunda,

100% de acordo.

Cáustico disse...

Morreu Angélico. Paz à sua alma.
Mas há milhares que morrem diariamente sem que se vejam comportamentos ridículos por parte de certa juventude.Esses jovens não têm que fazer, mesmo ajudar as mães em casa?