18.7.10

A "LIGA"


O conhecido especialista em direito constitucional, Eduardo Pitta, louva-se num "twitt" (acho que é assim) de Pedro Magalhães que aponta «países semi-presidenciais onde Presidente pode demitir governo livremente: Namíbia, Moçambique, Arménia, Peru, Rússia, Georgia...» para se juntar à nova "liga dos amigos da Constituição". E como pensa que tudo se reduz a fulano e a sicrano, como no "meio" da literatice lusa, julga que quem defende a alteração do sistema de semi-presidencial para presidencialista (não, não é o caso de Passos Coelho como os pernósticos "especialistas" imaginam) o faz a pensar no senhor a ou b. Não é aqui o caso. Mesmo antes da revisão de 82-83, a CRP era "curta" em matéria de poderes presidenciais. E a revisão, essa sim, fez-se ad hominem, isto é, contra Eanes. Para não trazer à colação perigosos "direitistas" portugueses, recordo François Mitterrand e a Constituição francesa de 1958 de De Gaulle. No dia em que tomou posse como PR, a 21 de Maio de 1981, Mitterrand nomeou Pierre Mauroy 1º ministro e removeu o que lá estava posto por Giscard d'Estaing, o economista Raymond Barre. Só no dia seguinte dissolveu a Assembleia Nacional e marcou eleições legislativas para Junho. Não foi na Namíbia, em Moçambique, na Arménia, no Peru, na Rússia ou na Georgia. Foi em França que é insuspeita de não ser uma democracia ou de não ser europeia. Ou só o periférico regime português é que é?

6 comentários:

Aires Vilela disse...

Quando é que V. deixa de frequentar esse blogue de merda e de contribuir para o aumento do seu número de visitas?
É que o lambe-botismo socretinista do sujeito está a atingir limites verdadeiramente insuportáveis em matéria de nojice. E há quem não consiga impedir o vómito.

Anónimo disse...

O técnico oficial de contas, prof. Marcelo, apresenta há uma longa meia hora os cálculos para resolver o bicudo polinómio em que nos meteram. E o resultado é igual a zero. Ou seja, deixemos estar o Sócrates sossegado que é melhor para todos: PSD, Cavaco e, como é evidente, o próprio TOC.

burns disse...

aconselho-o a não comentar as nojeiras que esse pita diz
o homem precisa de agradar a quem disponibiliza fundos para o tipo por o pão na mesa, e quem lhe garante esses fundos serve~se dele como correia de transmissão de patetices
deixe-o a obrar sozinho

António Viriato disse...

A depauperização progressiva do presente Regime aconselharia um reforço dos poderes presidenciais, com o alargamento simultâneo dos seus mandatos.

Mas a tropa fandanga dos Partidos, sobretudo do PS para a extrema esquerda, abominará tal solução, enquanto temer a reeleição de Cavaco Silva.

Logo que vislumbre tal possibilidade no seu quadrante ideológico, talvez mude de opinião.

Entretanto, que alguém vá pensando em alterar, reformar ou liquidar este Regime, se queremos ter País decente daqui a 20 anos...

Se acham a sugestão arrojada, preparem-se para empobrecer e, como hipótese de País decente, talvez desaparecer, ainda que alegremente...

Anónimo disse...

E afinal qual o problema do Peru? Tem apresentado um crescimento económico notável, uma paz como há muito não se via e a Justiça vai funcionando ao contrário das narco-ditaduras da Venezuela, Equador, Nicarágua e Bolívia, Cuba, etc.

E qual o problema da Geórgia?

Ljubljana disse...

"narco-ditaduras da Venezuela, Equador, Nicarágua e Bolívia, Cuba, etc.", Portugal. Veja-se como andamos todos mais ou menos narco-adormecidos.