29.10.07

O ESTUDO E O PROFETA

O dr. Roberto Carneiro - ex-profeta da Educação com os resultados que se conhecem e que recomendava um copinho de leite para ajudar a combater o insucesso escolar- "coordenou" um estudo sobre a administração pública pedido pelo governo e pago pelos contribuintes. Do estudo saiu o óbvio, o mesmo ódio primitivo aos funcionários públicos permanentemente confundidos com um grupo de bandalhos que emerge por detrás de balcões obscuros. O dr. Carneiro é uma eminência regimental que, quando o pôde fazer, reformou coisa nenhuma. Paira agora em "observatórios", "grupos de trabalho" e "comissões"de onde brotam, com relativa frequência, estes excitantes estudos. Sempre em pé, este dr. Carneiro.

13 comentários:

Anónimo disse...

Um país de comissões e estudos.
Um país de ex-qq coisa no Estado, os autores do descalabro,
a ganhar com estudos que não fizeram quando eram responsaveis.
Ministro da Educação excelentíssimo,
por um bom par de anos, com o dr Cavaco a PM.
Mais um, daqueles «que nem f... nem saem de cima». Do regime.
Nada a fazer.

Anónimo disse...

Comissões, estudos,pareceres a par com dar aulas,tudo serve para uma multidão de gente cobrar ao Estado os nossos impostos!

Com tanta independência percebe-se que os pareceres digam sempre o que convem ao governo que os encomenda .

Veja-se que num ano dificil em termos orçamentais, a rúbrica para estudos aumenta muito, o que quer dizer que vamos tar muitos pareceres a mostrar que a nossa vida está muito melhor, graças a este governo.

2009 e com ele as eleições aproxima-se ràpidamente!

Anónimo disse...

Claro que o Ex-MinEducativo tem de alimentar lá em casa os seus muitos filhotes(grandes e pequenos)não fosse ele também um OpusDei a sério...ora,tá bom de ver que o dinheiro não tem cor e desde que entre,dance-se conforme a música,Why not?É que entre o COMER e o Servir não há grande diferença,digo eu...
Mas que dá vontade de dar uns sopapos a quem fala mal dos Funcionários Públicos,lá isso dá!
A menos que se tenha consciência do seguinte:
-A Administ.Pública trabalha com Leis;
-Estas são feitas pelos políticos(a maior parte delas são uma granda merda);
-A maioria das BOAS Leis, as que o são a valer foram feitas por FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS,não fossem eles os melhores conhecedores da Máquina!;
-E,se os FP não cumprirem as leis,serão punidos;
-Depois vêm os Ministros e SecEstado +Uns Capangas «gabinetistas» e MANDAM os Dirigentes fazer isto e aquilo,mesmo que seja ILEGAL;
-Os Dirigentes(o cenário é semelhente com os Gestores Públicos)MEDROSOS(ou merdosos...?),fazem logo a vénia que é como quem diz:"dão-o-cu-e-três-tostões",para não perder o "taxo"da nomeação(é que sempre lhes dá mais,pelo menos,1.500Euros do que se continuasse o incógnito TécnicSuperior!;
-Mas,os éticos(poucos infelizmente),aqueles que fazem verdadeiramente parte do ESTADO de BEM,os que percebem profundamenteas "RÓBAlheiras" do Orçamento de Estado,apresentam logo(sem medo e de Cabeça-Levantada) as ilegalidades e recusam cumprir tais Ordens-Orais Ministeriais e respectivas irregularidades;
-E quando a ORDEM superior é formulada por escrito-o que é raríssimo-até fazem questão em obedecer...
-A seguir há que RIR,RIR muito e muito mesmo,pois o mandante atravessou-se na asneira;
-Tal"atravessamen_tação"poderá ser altamente proveitosa para as fiscalizações do TC ou da IGF,apesar de infrutíferas quantas e quantas vezes,oh se são...
Por fim,pergunta-se:quem são esses desgraçados que desafiam tão Superior Gente?Oh,claro que só pode ser quem tem remunerações acima das de Director-Geral,tais como os que pertencem a corpos- especiais da Função Pública,pois são estes os que nada têm a perder.
Tudo o resto é,em grande parte,escumalha vendável,bajuladora,pedinXona,serventes camaleónico(a)s de todas as facções...são o(a)s ETERNO(A)S pactuantes,os que desgraçam o BOM NOME do ESTADO e dos que afinal trabalham BEM como ninguém no Sector Privado(este fortemente cheio de incompetentes e estupores/veja-se os exemplos do Millennium:que bela PORCARIA jardineira!!!).
E já agora:se querem mandar FP para os disponíveis,que se mande em primeiro lugar esses Dirigentes oportunistas,que se arrastam/escondem atrás das cadeiras/poleiros,que nenhum contributo deram à redução do Défice,antes pactuaram com os despesismos dos que lhes renovam sucessivamente as Comissões de Serviço.
Façam a necessária CAÇA ÀS BRUXAS da AdmPúb e esta será sem dúvida muito MELHOR !!!!
E mais haveria a dizer,mas os Governos tapam os ouvidos, a boca e os olhos,qual trio de macacos tão usado no artesanato africano...
Marafada.

Anónimo disse...

É ! Estudos e mais estudos "encomendados" a gabinetes onde estão, só por coincidência (!?), "afilhados e parentes" de gente "muito bem colocada".

Dez por cento dos contribuintes NÃO têm problemas com a administração pública : 7% são os governantes, os compadres (deles), os filhos e afilhados e os protegidos ; 3% são os faltosos, os que não ligam puto a este estado de "coisas".

Restam 90% dos residentes com problemas (muitos).

Perdoem a minha ignorância : SERÁ NECESSÁRIO FAZER UM ESTUDO AO QUE É ÓBVIO, EVIDENTE, VISÍVEL ?

Mas quem é BURRO nestes processos ?

Recomendo às futuras "comissões" e "direcções" um estudo de opinião pública sobre o tema : 'SE CHOVER TORRENCIALMENTE HÁ RISCO DE INUNDAÇÕES ?'.

Mas ... por cá, nem tudo é mau ... !

"Sócrates confiante num acordo mundial contra alterações climáticas (Lusa).

Sempre vaticinei que esta "parcela" era muito pequena para um grande homem (?); "governar" isto, foi um começo ... depois a europa ... depois o mundial ...

Até onde irá este homem ?

Aladdin Sane disse...

Ao primeiro anónimo: o aforismo que empregou quase no final do comentário é desajustado. Então não foi R. Carneiro que pretendia ter como prole uma equipa de râguebi? (Ou de futebol...)

Quanto ao assunto do post, a notícia fez-me sorrir quando a ouvi. De tão "descabelada". "How dumb can we get?", sendo que "we" é Portugal.

Mar Arável disse...

o dr carneiro

vive á conta do rebanho

e os seus comentaristas

anónimos

já temem os tiques do licenciado

sócrates.

o dr carneiro estudioso

vive mal com a sua gamela

Anónimo disse...

Ia começar a comentar o tal estudo, mas desisti. Há por aí uns tipos que iam ficar muito irritados. Mesmo sendo-o, taxistas é que eles nunca admitirão ser...

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo meu erro grosseiro. Escrevi taxistas em vez de tachistas. Apesar de tudo, que me desculpem também os da estrada.

Anónimo disse...

E ainda foi ingrato para quem lhe pagou o estudo. Ao perguntarem-lhe em entrevista no RCP se este estudo era o anunciar duma campanha governamental contra o FP, disse que “ não sabe, nem tem que saber...”

É bem certo: desde que haja dinheiro para banquetes e carneiros, o que é que isso interessa?!

Anónimo disse...

O sr carneiro comporta-se como um chato, sempre agarrado aos ..lhões...
É só mamar...

João Pedro disse...

Se o João Gonçalves tivesse um pouco mais de memória lembrar-se-ia que Robertyo Carneiro (o melhor ministro da educação dos últomos 20 anos) só não prosseguiu com a sua reforma porque lhe cortataram os fundos e os meios. antes de dizer mal de tudo e todos, convinha que se informasse.

Anónimo disse...

"Do estudo saiu o óbvio, o mesmo ódio primitivo aos funcionários públicos permanentemente confundidos com um grupo de bandalhos que emerge por detrás de balcões obscuros."

Como tudo o que é Estado funciona a 110% e entrega sempre um muito maior valor acrescentado do que cobra em impostos e taxas ou emolumentos, pois está sempre sempre dentro dos prazos, sempre dentro dos orçamentos, sempre balizado pelos limites do bom senso, nunca pedindo "mais aquele impresso" ao longo de muitas semanas e muitas visitas, informando sempre atempada e correctamente quem lá tem que recorrer e nunca variando a informação conforme o esclarecimento seja prestado pelo funcionário A, B ou C, nunca deixando ver 75% dos "trabalhadores" presentes encostados e 25% à espera da sua vez de se encostar também, só pode ser mesmo um "ódio primitivo" completamente irracional.

D'oh!

...

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves

Sem prejuízo do que disse nesse "post" e amplamente comentado aqui, permita-me que lhe diga que a referência a "copinho de leite" foi infeliz. Provavelmente o senhor vive num ambiente urbano, no contexto exacto daquilo que, culturalmente, socialmente e económicamente, se entende encerrado no conceito "ambiente urbano". Ousarei mesmo dizer que o meu caro senhor detem uma formação de nível superior e, legitimamente, provavelmente vive em exclusividade do e para o "ambiente urbano". Creio que não me engano muito se lhe disser que existem muitas crianças, mas muitas mesmo, para as quais se não fosse o tal copinho de leite ficariam um dia inteiro sem apaziguar o estômago. Torno a dizer, sobre a questão do estudo provavelmente até tem razão. Escusava era de fazer essa referência ao copinho de leite que no contexto de vida de muitas crianças que vivem fora do "ambiente urbano" e que provavelmente nunca lá chegarão, representa um, por nós, burgueses, incalculável valor nutricional.
NOTA : Eu ia dizer que essas crianças são as últimas responsáveis pelo drama em que vivem. Mas não. Essas crianças não são, de forma alguma, responsáveis pelo drama em que vivem. Elas são crianças, inocentes não tiveram tempo nem para o bem nem para o mal e com a carga de má sorte na nascença. Enquanto lhes é, da pior forma, ensinado a ganhar o copo de leite, deve-lhes ser dado esse copo de leite. Por elas espera outro drama que as levará para ainda mais longe do "ambiente urbano" que é a degradada qualidade do ensino em Portugal.
Mas isso são contas de outro rosário.

Rui Silva