30.10.07

BOM SENSO E BOM GOSTO

O presidente francês Nicolas Sarkozy deixou há dias uma "jornalista" da CBS a falar sozinha, no Eliseu, quando a parva insistiu em saber coisinhas da vida conjugal do homem. Era para o programa "60 minutos" e terminou em poucos. É bom que a reverência perante alguns "jornalistas" - que, entre nós, se traduz em promiscuidade e em familiaridade dada a dimensão - cesse nem que seja à bruta. A pulsão da boa imagem não pode justificar tudo nem a sujeição ao idiotismo perguntante de pseudo-jornalistas que raciocinam (os que possuem cabeça) como piranhas. Um bom profissional não necessita de cursos, de empurrões ou de sabujice. Precisa de bom senso e, em muitos casos, de bom gosto. A loira da CBS não tinha manifestamente nem uma coisa nem a outra. Aí, devem ser largados à sua vulgaridade.

18 comentários:

joshua disse...

Também gostei. Não sei por que motivo, mas senti-me exactamente na pele dele ante aquele chuveiro de devassa.

António de Almeida disse...

-Na passada semana um jornal diário, não era o 24H, publicava na 1ª página, um político com uma acompanhante, esse é o tipo de notícias que não me interessam. Quero lá saber quem se divorciou, ou quem anda com quem! Interessa-me saber é como será aplicado o dinheiro dos meus impostos, e que consequências na minha vida têm as decisões que os políticos tomam. Mas provavelmente estarei errado!

Pedro Barbosa Pinto disse...

Santana, Sarkozy... ambos demasiado educados ao ambadonarem a entrevista. Anseio é por politicos que se levantem da cadeira lançando um chorrilho de impropérios à ou ao jornalista de serviço e de preferência acompanhados dum bom par de chapadas.

Anónimo disse...

Sarkozy procedeu com dignidade pessoal e também, senão sobretudo, com a do lugar que ocupa.
Quanto aos Jornalistas :
Urge dar-se-lhes a insegurança institucional necessária a um desempenho baseado no bom-senso e no bom-gosto. A insegurança é um remédio santo !

Anónimo disse...

Penso que nada disto se podia passar no tempo de Salazar, nem mesmo na URSS.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o conceito. Conheço as duas cadeiras da entrevista, já estive numa e ganho a vida noutra. E conheço a classe, claro, há de tudo. Nem tudo mau, diga-se. Mas falta aqui algo que não consegui ver em lado algum e sem isso não há opinião possível. Onde está a pergunta da loira, para já não falar dos minutos antes da pergunta, essenciais ao contexto. Já procurei por todo o lado. Não encontro. Gostava de ver. Porque, sinceramente, uma grande parte de mim gostaria que o homem tivesse tido razão.

rvn

Anónimo disse...

isto não conta para nada. nem para avaliar comunicação social nem o president.
cada um tem o seu campo de interesses, quer saber aquilo que quer saber, ou que até lhe pagam para saber.

os politicos - a exemplo do nosso primeiro, gostavam muito de se servir dos media a seu bel prazer. não dá. também estes têm interesses, nem sempre coincidentes.

o sr politico ficou chateado por lhe ter sido perguntado?
oh! que pena.
e porque não fica quando os senhores jornalistas não lhe perguntam nada, só lhes tecem loas? a exemplo da nossa cumeeira de Lisboa?

(que se saiba o sr pesident até gosta de manipular a sua imagem e os media, como nas fotos que 'fez' publicar numa revista/jornal francês aquando da suas férias no e.u.a.)
virgens

Anónimo disse...

Para o rvn, deixo aqui a transcrição do que se passou. Está alias no site da CBS. Ontem o video estava também no site mas hoje não o encontro. Visto e escrito acho que se percebe bem a reacção de Sarkozy.

"Since we’ve been here, it seems that every day we’re hearing another story about your wife. What’s going on?" Stahl asked.

"If I had to say something about Cecilia, I would certainly not do so here," the president replied.

"But there’s a great mystery. Everybody’s asking. Even your press secretary was asked at the briefing today," Stahl remarked.

"Well he was quite right to make no comment. And no comment. Merci," Sarkozy said.

O resto foi o que se sabe.

Anónimo disse...

Para o rvn, deixo aqui a transcrição do que se passou. Está alias no site da CBS. O video ontem também lá estava mas hoje não o encontro. Visto e escrito acho que se percebe bem a reacção de Sarkozy.

"Since we’ve been here, it seems that every day we’re hearing another story about your wife. What’s going on?" Stahl asked.

"If I had to say something about Cecilia, I would certainly not do so here," the president replied.

"But there’s a great mystery. Everybody’s asking. Even your press secretary was asked at the briefing today," Stahl remarked.

"Well he was quite right to make no comment. And no comment. Merci," Sarkozy said.

O resto foi o que se sabe.

Daniel Azevedo disse...

Ao contrário do que foi dito por alguém "acima", não concordo que a vida pessoal de uma figura de estado seja secreta. Tenho todo o direito de saber o que o presidente que me governa e decide sobre certas matérias, pensa acerca delas. E não é só o pensar, quais as acções que tem, porque de falsos moralistas já chega!

O presidente françês foi eleito à poucos meses e durante a campanha andou a criar a sua imagem. Durante a cerimónia de tomada de posse a dita "quase ex-primeira dama" até verteu uma "furtiva lágrima" ao que o dito reagiu com carinhos na face. Ora bem, passados menos de dois meses os "queridos" divorciam-se?! Estaríam a fazer um filme? Será que Sarkosy é só show para jornalistas?
O sr. ficou ofendido? Não tem o direito de ficar na medida em que foi uma pergunta legítima.
Agora, aqui no Forum, só se pode é dizer que o Saramago escreve como os pretoe e os chamussas, mas não que o Sarkosy tem tiques de Cinha Jardim?

Cumprimentos

Anónimo disse...

A jornalista americana śó fez perguntas acerca da mulher e do divórcio.

Adorei a cara dela quando Sakorzy se levantou e foi embora.Estes jornalistas merecem este tratamento e muito mais.

A maioria deles são uma cambada de ignorantes!

VANGUARDISTA disse...

Estão bem um para o outro!
O mal é que a sociedade está em degradação total.
Já alguém imaginou nos anos 50, 60 e 70 uma jornalista por questões destas a um Presidente da República de um país civilizado?
Claro que não, por dois motivos, porque havia bons jornalistas e bons PR!
Em resumo, gente decente, que não concorria às eleições a “fazer de bom chefe de família” e a mostrar a “família modelo” e a “esposa cheia de virtudes”.
Sarkosy de direita?
Isto é que é a direita?
Deixem-me rir!

Rui Vasco Neto disse...

Andreia,
Muito obrigado. Fico-lhe de facto agradecido. Agora tenho informação suficiente para opinar que se o homem apanhasse o Mário Crespo pela frente tinha dois ataques em vez de um. E se fosse o Goucha, então virava activista argelino.
Seja como for uma coisa é certa: quem tem sentido de humor para se apresentar bêbado na conferência de imprensa de uma cimeira (e essas imagens estão na net ainda) tem que ter igual poder de encaixe para dar um passe de capote a uma jornalista burra ou não, loira ou não. Afinal, este homem está supostamente preparado para lidar com quase tudo, desde o terrorismo à agricultura biológica, da moda à indústria, whatever. Isto é o Presidente da República Francesa, o ouro do Eliseu?

luis moreira,

claro, claro. malditos jornalistas. os culpados de tudo ou quase. uns ignorantes. incapazes de uma discussão ao seu nível (enfim, tem sempre o carlos castro...)

rvn

Anónimo disse...

E se o Sarkozy pergunta-se á sra. loira e burra a útima vez que tinha enganado o marido?

Claro, claro aí tínhamos a invasão da privacidade...

Edward Soja disse...

Somos nós quem continua a alimentar esta fantochada a que ousam chamar jornalismo.

Para mim chega!

O Puma disse...

Na verdade há putas por todos os lados

até de calças e no poder

Anónimo disse...

"... devem ser largados à sua vulgaridade".

Estou, completamente, de acordo.

"Higiènicamente correcto", as autoridades sanitárias tranquilizaram a população de que a praga de moscas que "atacou" uma região do país, não é nociva para a saúde pública (?). (Este país NÃO pode ser tão bandalho!)

De facto, ELES é que são nocivos para a saúde das finanças, da educação, da própria saúde do povo ...

"... devem ser largados à sua vulgaridade" e, com um pedido de desculpas ao autor, devem ser rejeitados pela sua enorme imbecilidade, sejam autoridades na matéria, responsáveis nos organismos ou, simplesmente, idiotas menores com cargos políticos.

Anónimo disse...

Se fosse o sr. Putin a fazer o mesmo, gostava de ver o que diriam.